Experiência Oeiras - Évora 145kms

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
patch
Mensagens: 5
Registado: 08 jun 2011, 17:51

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por patch » 14 jun 2011, 10:16

Olá Rui,
antes de mais quero felicitar-te pela descrição pormenorizada da viagem. Tanto para os futuros proprietários do Leaf como para entusiastas é de facto uma informação bastante valiosa.

Contamos que o continues a fazer pois como deves já ter a noção, o futuro deste carro e outros similares depende muito do nosso feedback e utilização.. Sendo também muito relevante a economia de escala para fazer reduzir os preços.

;) não desejes que o combustível suba tanto.. anda ai o FMI e a malta anda com poucos €€€ para comprar um bicharoco destes.

Um abraço, e continua..

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por ruimegas » 14 jun 2011, 11:17

patch Escreveu:Olá Rui,
antes de mais quero felicitar-te pela descrição pormenorizada da viagem. Tanto para os futuros proprietários do Leaf como para entusiastas é de facto uma informação bastante valiosa.

Contamos que o continues a fazer pois como deves já ter a noção, o futuro deste carro e outros similares depende muito do nosso feedback e utilização.. Sendo também muito relevante a economia de escala para fazer reduzir os preços.

;) não desejes que o combustível suba tanto.. anda ai o FMI e a malta anda com poucos €€€ para comprar um bicharoco destes.

Um abraço, e continua..
Ai não desejo não que eu ainda tenho um "carrito" a gasóleo para alimentar :) ...foi só a brincar
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Essiemme » 14 jun 2011, 11:18

Pois é... eu ainda espero por uma notícia feliz de alguem que tenha recebido o apoio do estado...

:(
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por ruimegas » 14 jun 2011, 15:28

Em complemento ao meu relato da viagem gostava de partilhar convosco mais uma dica que me tinha esquecido:

1. Quando planeiam o vosso destino o sistema GPS diz-vos quando kms faltam até ao destino e a regra que eu usei para me dar uma maior confiança foi a de essa distãncia para o destino ser sempre inferior em 30 kms ao valor da autonomia disponível do carro, por exemplo...quando faltavam 60 kms para o destino eu tinha de ter pelo menos 90 kms de autonomia restante. É uma forma de assegurar que lá chegamos...claro que o terreno que ainda vamos encontrar pela frente pode afectar, e muito, estes cálculos mas pelo menos podemos baixar a velocidade ao ponto de recuperarmos essa diferênça.

Esta técnica pode variar de utilizador consoante o factor "ansiedade" de cada um mas para já comecei com esta diferença de 30 kms até para preservar as baterias.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por RJSC » 14 jun 2011, 18:46

30 km de folga com o último fimrware é para ir descansadinho a assobiar!

Se tivesse estado no teu lugar o meu maior medo não era ficar a pé, mas chegar a Évora e ter o Posto de Carregamento que era suposto utilizar vandalizado e ter que procurar um funcional a uns quilómetros valentes do destino e ter que fazer esses mesmo quilómetros a pé.

aljesus
Proprietário Fluence
Mensagens: 85
Registado: 25 mar 2011, 17:02

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por aljesus » 16 jun 2011, 00:47

Antes de mais, os meus sinceros parabéns aos que já concretizaram o "nosso" sonho, com muitos quilómetros de aventuras sem percalços!
Gostaria agora de comentar acerca da minha dúvida relativa à seguinte citação:

"f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração."

Não sei se não será até desaconselhável este procedimento, tal como num vulgar CI: poderá pôr em causa a segurança. Além de que, estando a descer, o consumo será mínimo. E ao largar o acelerador ele entra imediatamente em regeneração, coisa que não deverá acontecer caso esteja em N.

Muitas felicidades!

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por batalha » 16 jun 2011, 14:13

aljesus Escreveu:Não sei se não será até desaconselhável este procedimento, tal como num vulgar CI: poderá pôr em causa a segurança.
Penso que isso tem a ver com o vácuo dos travões, que no Leaf não se põe :idea: pois a bomba (ou não?) de vácuo é eléctrica :geek:

Ainda assim acho que a economia será mínima ou nula :? Mas se o #1 diz! Ele é que sabe :lol:

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por ruimegas » 16 jun 2011, 15:58

Olá a todos :D ...sim ainda ando com o sorriso LEAF...ainda para mais já tenho o sistema CARWINGS finalmente operacional depois do meu carro ter levado o tratamento de "choque" na oficina de Rio de Mouro, leia-se desligar a bateria 45a 60 minutos para fazer um "reboot" ou "reset" ao sitema completo pois eu não conseguia contactar com a central do CARWINGS (acho que deve ser um pequeno bug de software a resolver no futuro esperemos que próximo).

Com o problema resolvido resolvi fazer a minha viagem a ouvir os últimos comentários feitos neste fórum através da voz da (chamo-lhe Catarina) do sistema de navegação e CARWINGS e apercebi-me do comentário do batalha e decidi vir sempre em ECO com mo cruise control entre os 82 kms/h e os 96kms/h e não querem ver que acho que cheguei a Évora com um pouco mais de carga disponível ou seja 43 kms contra os 37 kms da 1ª viagem. Claro que esta análise não tem nada de científico e vale o que vale.

PS: quando tiverem o vosso LEAF coloquem o feed RSS do nosso fórum para ouvir os últimos comentários que é: http://www.nissanleafpt.com/feed.php

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Mensagem por Filipe » 16 jun 2011, 18:00

Concordo com a observação do aljesus, essa técnica extrema não é para ser usada de modo nenhum rotineiramente, quando na converssa com o
RuiMegas, mencionei este facto, ele não se deve ter apercebido das circunstâncias de emergência extrema a que me estava a referir. :geek:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”