Y - o I Grego

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frankesousa
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Re: Y - o I Grego

Mensagem por frankesousa » 14 fev 2024, 10:33

mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
*** O QUE NÃO GOSTO ***
...

- também ja tem parado de carregar com indicação de erro na APP com indicação para ver no carro o erro (! - não percebi porque é que a APP não indica o erro, enfim), hoje voltou a parar com erro e de manhã fui ao carro.... algo como voltagem abaixo do limite !?!? WTF! Ao menos, deveria de retomar a carga! Na noite anterior, dia da viagem à Serra, quando acordei estava nos 98% com erro. Tentei várias vezes iniciar a carga sempre em erro... passado alguns minutos lembrei-me e destrancar remotamente e voltar a carregar, et voilá, lá recomeçou!! Daí ter dito que saí a 99% e não a 100% apesar de depois o carro indicar 100% quando parei a carga, mas ainda estava a carregar a 16A...
- estou habituado ao Leaf, começa e só acaba à hora marcada ou quando fica cheio.. .com o Tesla, e quando o coloco a carregar tipo ás 23 para terminar às 07, além de não respeitar a hora de término, faz por norma uma paragem de carga a meio !?!? ainda não percebi a razão. Ainda na noite antes da ida à Serra, coloquei às 22:00 e ás 01:10 parou e retomou ás 01:40 (mais minuto, menos minuto), retomando depois a carga até ao tal erro de baixa voltagem...
- normalmente carrego a 16A e apesar de no ecran indicar 16/16A... tenho constatado que depois, não sei quando, passa a 12/16! Assim são 25% de perdas!!! O meu Leaf, contava apenas uns 15%! E se colocar a 10A já o vi indicar depois 8/10.... 20% de perdas! Isto é normal?!?!

...
Andei num model 3 uns dias, e tive esse mesmo problema com o carro a "achar-se" mais fino que o normal e a querer aferir a qualidade da instalação "de olhos fechados".

Isto é, se a meio da carga a tensão cair ele passa-se. O que é parvo e irrealista uma vez que a nossa rede pode oscilar livremente entre 207v e 253v, o carro não está claramente preparado para esse range.

Ele tenta aferir que a instalação tem problemas só porque a tensão caiu de repente, e isso não tem logica nenhuma, porque não vivemos sozinhos nem temos um PT privado!

Eu não tenho tesla (ainda) mas só de andar com um uns dias já me apeteceu reportar o problema a tesla.

Nota: Sim, o leaf papa tudo, entre uns 180v e 260v já o vi a funcionar perfeitamente bem :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
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Re: Y - o I Grego

Mensagem por civic » 14 fev 2024, 10:59

Onde eu costumo carregar os meus no trabalho a tensão por vezes vai aos 195V, nunca tive problemas com nenhum, a malta dos Teslas e Peugeots tem feito algumas queixas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Y - o I Grego

Mensagem por frankesousa » 14 fev 2024, 11:10

civic Escreveu:
14 fev 2024, 10:59
Onde eu costumo carregar os meus no trabalho a tensão por vezes vai aos 195V, nunca tive problemas com nenhum, a malta dos Teslas e Peugeots tem feito algumas queixas. ;)
O meu irmão tem um Peugeot e-2008 que carrega a 16A em casa. A casa está "no fim da linha" de distribuição e tem muitas vezes tensão de 190V ou ate menos e até hoje ainda não vi o carro a reclamar (já o tem há mais de 1 ano).

Mas por acaso já tive problemas a carregar em minha casa com o meu EVSE a reclamar de "overcurrent" porque o carro ou puxa demais (comparando com o leaf) ou então não reage rápido que chegue Às mudanças do EVSE por causa da carga dinâmica :D

Exemplo:
EVSE.png
EVSE.png (84.38 KiB) Visto 1416 vezes
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Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 14 fev 2024, 12:32

Outra coisa que não gosto ou faz-me confusão.
Tenho o modo de condução com apenas um pedal... e ao contrário do e-pedal que usei umas duas vezes no Leaf40 e nunca mais, com o Y tenho usado sempre (comecei a usar e prontos, lá me habituei...).
A regeneração é bem boa o que dispensa o pedal do travão para quase tudo...

Nestes dias de inverno onde a temperatura tem andado na casa dos 15ºC ou bem menos, tenho reparado num sinal estranho verde quando a regeneração é ativada e a regeneração é bem baixa... lá toquei no simbolo e apareceu a mensagem tipo: regeneração limitada devido à temperatura baixa da bateria ou SOC alto.
SOC alto não é portanto só resta a temperatura da bateria.... enfim.
Mesmo após vários kms lá aparece esta limitação de vez em quando...

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Re: Y - o I Grego

Mensagem por frankesousa » 14 fev 2024, 12:41

Aqui a ideia é a "sensação de utilização" ser igual para o condutor. Ou seja, o carro deve abrandar da mesma forma, seja por regeneração, seja utilizando automaticamente os travões mecânicos.

O símbolo é um extra, no caso de outros carros simplesmente usam os travões mecânicos e não avisam o condutor (penso que o e-pedal é assim)

O porque de isto acontecer, penso que a bateria está protegida contra cargas rápidas "a frio", ora a regeneração é uma carga rápida, talvez 100kW ou assim, pelo que penso ser normal o carro não deixar regenerar e ter de usar os travões.
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Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 14 fev 2024, 12:53

Pois, a sensação da regeneração nota-se logo que é bem inferior, e vê-se na linha, que está limitada a cerca de metade do total.

A informação extra com o simbolo é boa, assim fiquei a saber o que se passava.... mas, ok, estas temperaturas não são assim tão baixas e, já aconteceu várias vezes sair de casa, tenho uma descida ingreme e tudo ok assim como por durante vários kms, e só passados uns 10km lá vem a limitação... mas ok, não é defeito é feitio lol

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Re: Y - o I Grego

Mensagem por pbaptista » 14 fev 2024, 12:53

mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
- o premium connectivity é bacano, temos o spotify com a conta do carro/mapas satélite... terminado o período de 1 mês, lá temos de uar um hotspot para o spotify e perdemos a conta do carro e os mapas são os normais, estando habituados ao de satélite é complicado :-(
No ID3 tenho mapas satelite com o Android Auto, a Tesla não tem?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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Re: Y - o I Grego

Mensagem por pbaptista » 14 fev 2024, 12:58

frankesousa Escreveu:
14 fev 2024, 12:41
Aqui a ideia é a "sensação de utilização" ser igual para o condutor. Ou seja, o carro deve abrandar da mesma forma, seja por regeneração, seja utilizando automaticamente os travões mecânicos.

O símbolo é um extra, no caso de outros carros simplesmente usam os travões mecânicos e não avisam o condutor (penso que o e-pedal é assim)

O porque de isto acontecer, penso que a bateria está protegida contra cargas rápidas "a frio", ora a regeneração é uma carga rápida, talvez 100kW ou assim, pelo que penso ser normal o carro não deixar regenerar e ter de usar os travões.
No ID3 há limitação na intensidade da regeneração a partir dos 93%/94% (é mostrado visualmente na barra de regeneração). Por vezes circulo com o carscanner activo e nunca vi valores na casa dos 100kWh, 70/60 sim recordo-me.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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Re: Y - o I Grego

Mensagem por civic » 14 fev 2024, 13:20

Por acaso falndo da temperatura da bateria, no i4 nunca a vi abaixo dos 10ºC, parece-me que ele não a deixa ir abaixo disso, mesmo quando dormiu na rua em Ponte de Lima com temperaturas negativas era à volta desse valor que ele mostrou sempre, por isso nunca o vi limitar a regeneração, sempre com o limite nos 98kW. ;)

Os peugeots que falo daqui da empresa já têm alguns anos e-208 dos primeiros, não sei se eram mais sensiveis do que os atuais, mas lembro-me de dizerem que a carga desligava-se varias vezes e o meu LEAF ao lado sempre a carregar, por norma baixavam para os 10A para não terem tantos problemas. ;)
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Re: Y - o I Grego

Mensagem por BrunoAlves » 14 fev 2024, 13:41

mafgod Escreveu:
14 fev 2024, 10:32
Ok, então o Self Drive é mesmo para esquecer lol
Olha que não... Eu com muito trânsito também não uso muito porque, mesmo em AE, aborrece-me o CC adaptativo abrandar às vezes muito quando quero ultrapassar, ou mesmo essa cena dos piscas. Mas quando não tens de mudar muito de faixa o AP dos Tesla (pelo menos o meu que é chaço) é brutal de bom. Em nacional, sobretudo onde só vais a "seguir a manada" e só tens de seguir, então é bestial. Faz tudo sozinho menos rotundas.
Não cries anticorpos antes de lhe dares uma oportunidade (mesmo com as nóias que tem, e que de facto tem).
pbaptista Escreveu:
14 fev 2024, 12:53
No ID3 tenho mapas satelite com o Android Auto, a Tesla não tem?
Não há Android Auto nem CarPlay nos Tesla. Como tem o mapa da Google mostra tudo no próprio GPS, mas só a quem tem a conectividade Premium (quem não tem, só tem o GPS "normal")
Curiosamente eu gosto mais da visão "limpa" do GPS na vista sem satélite, mas isso tanto no Tesla como no Maps/Waze do Android Auto no carro de trabalho.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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