Tesla apresenta nova bateria 4680 silicio-litio-nickel-(ferro) tabless

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mikexilva
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Tesla apresenta nova bateria 4680 silicio-litio-nickel-(ferro) tabless

Mensagem por mikexilva » 24 set 2020, 03:39

Não é uma evolução de uma ordem de magnitude como o Elon costuma gabar-se, mas juntando todos os pormenores pode até parecer como tal.

Aqui fica um link onde aparece o video com a apresentação completa:
https://www.engadget.com/tesla-battery- ... 07638.html

Algumas coisas que acho que deviam ter explicado um bocado melhor:
essa do 5x a energia em vez de terem metido um slide que induz em erro.. o mais correto era uma tabela que comparava o volume, peso, custo, densidade, peso ambiental para as celulas atuais e para as futuras...
Outra coisa que faltou ali foi ele mostrar uma celula na mão, seria parecido com uma lata de cocacola das mais finas, mas se já existem prototipos porque não mostra-lo na melhor altura?
Outra coisa que me saltou à vista foi, se realmente as novas celulas vão servir de reforço à estrotura do carro porque pelo que percerbi os respetivos cilindros ficam ligados à estrotura do chão do carro, quer dizer que não se vai poder trocar nenhuma destas celulas na vida do carro? não é que seja comum fazer-se nas celulas atuais, mas ou estão muito confiantes que não vai mesmo ser necessário ou... (troca-se de smartphone?)

Deixo tb o link fireto para o video:
https://youtu.be/l6T9xIeZTds

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Re: Tesla apresenta nova bateria 4680 silicio-litio-nickel-(ferro) tabless

Mensagem por RJSC » 24 set 2020, 12:58

Atualmente as células 2170 no Model 3 já vêm cheias de adesivo ao contrário dos packs 18650 onde se podiam remover com facilidade:
Imagem

Nessas 4680 falaram em colocar "adesivo estrutural". Pode ser mais rigido que o adesivo que estão a utilizar nas 2170 mas vai dar no mesmo. É muito difícil trocar células ou reaproveitar de packs de sucata.
A primeira vez que vi este adesivo foi com um fulano que comprou um pack amolado na sucata para retirar células a pensar que seria fácil como nos packs 18650 e teve a surpresa desagradável de encontrar as células envoltas em adesivo.

Isto é um revolução bastante contida.
Revolução a sério será quando alguém reduzir o custo por kWh das células da mesma maneira e vender a toda a gente que queira comprar, sejam fabricantes ou indivíduos que fazem os seus próprios packs.
Infelizmente a recusa da Tesla em vender peças soltas já é um clássico como temos visto com quem quer comprar peças para reparar carros acidentados.

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