Substituição do eMMC no MCU do TMS

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por ruramos » 26 abr 2020, 18:49

Parabéns pelo trabalho.. :clap: até parece fácil :dance:
Dá feedback quando puderes testar as diferenças.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por migle » 26 abr 2020, 23:25

Muito fixe. Apesar dos inconvenientes, estas coisas atraem uma pessoa para a Tesla. Apesar de tudo, que facilidade! Noutros construtores, o peso do legacy, os sistemas de infotainment ainda dependentes dos antigos fabricantes de auto-rádios, é mais complicado, porque o sistema de infotainment não é um PC mas sim umas 5-6 ECUs (uma das quais, um PC, naturalmente).

É curioso que a solução para este problema é o overprovisioning, mais ou menos a solução que a Tesla aplicou nas baterias, aqui não aplicou.

Também é curioso, 8GB apenas??
Num carro normal, com sistema de navegação onboard, enfim... só um mapa da europa normalíssimo SD são 30GB, muitos terão um disco rígido.

Pergunto-me se na unidade do auto-pilot haverá maior capacidade de armazenamento para poder conter os mapas HD necessários para condução autónoma.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 26 abr 2020, 23:53

migle Escreveu:
26 abr 2020, 23:25
É curioso que a solução para este problema é o overprovisioning, mais ou menos a solução que a Tesla aplicou nas baterias, aqui não aplicou.
É uma situação chata. É seguramente um problema de design que acaba por penalizar os proprietários. A solução oficial é a troca do MCU por uma unidade recondicionada, que na prática custa o mesmo que um MCU de segunda geração. Daí que esta solução (não suportada pela Tesla) tenha tantos "fãs".

Os 8Gb são (ou eram vá) suficientes porque só têm o firmware, logs e muitos temporários. Os mapas são online, Spotify, etc. Mas seguramente que se fossem desenhados agora, teriam um componente mais robusto :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por Orlando » 27 abr 2020, 11:13

ruramos Escreveu:
26 abr 2020, 18:49
Parabéns pelo trabalho.. :clap: até parece fácil :dance:
Dá feedback quando puderes testar as diferenças.
Tem futuro na assistência desta obsolescência programada.
:-)
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por migle » 29 abr 2020, 23:22

BrunoAlves Escreveu:
26 abr 2020, 23:53
Os mapas são online
Esses mapas, da navegação, bem sei que são offline e evitam os discos que outros carros têm para poder guardar o mapa sempre desactualizado.

Mas eu perguntava-me em relação aos mapas para a condução autónoma, que se tem ideia que serão necessários para passar para os níveis 3 e 4, normalmente chamados os HD maps, como estes, estes, estes e...
São mapas com precisão de centímetro, em que tens linhas que dividem os limites das faixas, dá para ver se o lado direito da faixa está mais baixo que o esquerdo, tens cada candeeiro, cada rail de protecção, cada buraco, e que é muita informação para transmitir mesmo com 5G. A ideia mais habitual é que os carros apenas transmitirão entre si as situações extraordinárias, como mais buracos, cortes temporários, sinalização temporária...

Porque em grande parte o que está subjacente quando vais para o nível 4 (no nível 4 és obrigado a avisar o condutor que vais ter de lhe passar o volante com vários minutos de antecedência, tipo 10 minutos, o condutor pode ir a dormir) é que, para avisar com tanta antecedência, significa que não te estás a basear apenas em sensores que só te podem dar uma visão de centenas de metros à tua volta. Já no nível 3 é assim, uma vez que se exige avisar o condutor com 15s de antecedência.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 29 abr 2020, 23:49

Pois isso não faço ideia de como funciona. A ideia que o caminho da Tesla é diferente em relação à condução autónoma justifica um bocado essa diferença, talvez?
Se se baseia em IA e na rede neuronal para tomar as decisões, talvez só precise de ir transferindo bocados da zona onde está e consoante vai andando? Não sei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por migle » 30 abr 2020, 00:32

Talvez não pretendam chegar ao nível 4 com estes carros. De qualquer modo, tu só abriste o MCU, não é? Há outro PC lá para dentro para a condução autónoma?

EDIT: quanto ao caminho da Tesla ser diferente...... é curioso que um dos links que aparece em primeiro lugar é a NVIDIA, não é? Não é um fornecedor tradicional dos construtores de automóveis (Alpine, Harman, ...).
Claro que a NVIDIA não fica em Palo Alto.. fica em Santa Clara e ainda tens Mountain View e Sunnyvale pelo caminho... só fornece mesmo a placa Tegra do entretenimento concerteza...
Última edição por migle em 30 abr 2020, 00:36, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2020, 00:36

Sim, e nem sei onde esse (ou esses?) está. Além de que o meu é AP1, logo é muito diferente dos carros actuais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

radikal
Mensagens: 58
Registado: 29 mai 2017, 10:51
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 81,71

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por radikal » 30 abr 2020, 01:18

Só por curiosidade, tens fotos do modem antigo e do novo?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2020, 08:32

Sim. O da direita é o velho e aquela pecinha vertical tem de se passar para o novo
Imagem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Tesla”