Substituição do eMMC no MCU do TMS

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 25 abr 2020, 13:03

Como poderão saber, os TMS e TMX produzidos antes de Fevereiro de 2018 vêm equipados com a primeira versão do MCU e este apresenta um problema fundamental com o eMMC (a unidade de "disco" do computador): ao fim de alguns anos e muitas escritas este começa a falhar até ao ponto onde o MCU "morre". A solução oferecida pela Tesla quando o MCU "morre" é a substituição integral do MCU por uma unidade recondicionada de primeira geração.
https://insideevs.com/news/376037/tesla ... ory-issue/
Se a avaria ocorrer em garantia tudo bem, fora de garantia é uma reparação pesada...

Outra solução também referida no artigo acima é a substituição do eMMC (de preferência antes de este falhar), mas a Tesla não faz nem suporta este serviço. Em Portugal não encontrei quem o fizesse, na Europa encontrei excelentes referências a esta oferta:
https://translate.google.com/translate? ... -reparatie
Para quem for a Eindhoven eles têm um serviço em que fazem tudo. Não sendo possível, cada um terá de remover o seu MCU, abri-lo e remover a placa Tegra onde está o eMMC, enviá-la para a Holanda e depois fazer o trabalho contrário.

Na América já se registaram muitos casos destes, em Portugal começámos a assistir a alguns casos com uma frequência que me estava a deixar pouco sossegado. Aproveitando este tempo de quarentena em que o carro está parado e está, decidi avançar na troca do eMMC.
A primeira dificuldade é chegar ao MCU para o retirar, é preciso desmontar uma parte significativa do interior do carro. Há muitos vídeos a explicar como fazer, passo a passo, eu segui este:
https://www.youtube.com/watch?v=cOseSD3O1xA
Aproveitando que ia ter tudo desmontado, encomendei à Tesla o modem 4G/LTE para substituir o 3G que o carro tinha. O suporte do holandês foi incrível, a identificar o tipo de cartão SIM, na referência da própria placa a encomendar, na colocação em funcionamento de tudo depois da montagem, etc. Fantástico mesmo.

Já chega de conversa, vamos ao que interessa :)
Imagem
Imagem
Imagem

No vídeo é demonstrado o desligar da bateria de 12V e da bateria de tracção mas, seguindo as recomendações e instruções do holandês, é necessário apenas encontrar e remover o fusível do MCU. Fazendo isto é possível (e até recomendado diria eu) voltar a colocar o MCU no sítio, sem a placa e sem LCD. Desta forma continua a ser possível conduzir o carro, carregar em AC a uma potência bastante baixa e, mais importante, manter a bateria de 12V carregada automaticamente pelo carro. Se isto não for feito, terá de se colocar um carregador de baterias enquanto o MCU estiver fora. Fica esta coisa gira :mrgreen:
Imagem

Quando chegou a placa (2 dias, serviço incrível!) e o modem da Tesla (2 semanas) foi "só" voltar a montar, colocar o MCU no sítio e voltar a montar o carro, seguindo o vídeo novamente. Está tudo a funcionar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por VETL » 25 abr 2020, 14:22

Muito bem, Bruno.
Toma lá um like:
Imagem

Meteste um eMMC igual, ou houve upgrade?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 25 abr 2020, 14:54

O eMMC novo tem mais velocidade de leitura e escrita e o dobro da capacidade (8 --> 16Gb). Não havendo nenhum problema, este MCU sobrevive ao carro :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por jasmim » 25 abr 2020, 23:06

Notas muita diferença entre o 3g e o LTE?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por Apr » 25 abr 2020, 23:08

Muito bom! Os upgrades ao motor já passaram à historia, agora o que está a dar é upgrades a cartoes de memoria e routers 4G :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 25 abr 2020, 23:59

jasmim Escreveu:
25 abr 2020, 23:06
Notas muita diferença entre o 3g e o LTE?
Digo-te quando puder sair da garagem :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por RS232CSerialUser » 26 abr 2020, 07:10

Com este relato, é o 4.o ou 5.o caso via o holandês de que tenho conhecimento, um dia desses calha-me a mim, é bom saber que nestes 4 ou 5 casos correu sempre tudo bem e o apoio e eficiência no serviço tem sido excelente.
Obrigado pela partilha

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por BrunoAlves » 26 abr 2020, 11:55

Ele disse-me que já tinha feito mais de 300 substituições destas. Desde que se consiga ler a imagem (daí ser fundamental fazer isto antes de o MCU falhar completamente) o resultado é sempre positivo. De resto, contacto por whatsapp, responde rápido (ou em tempo real mesmo), sabe muito bem do que está a falar. Excelente a todos os níveis.

A TNT recolheu a embalagem em minha casa na segunda, terça a seguir ao almoço estava na Holanda, terça ao fim da tarde já estava enviado e quarta a meio da tarde chegou a minha casa. Acabou por demorou mais tempo a instalar porque quis fazer o update do 4G e a Tesla demorou 2 semanas a entregar o modem novo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por jasmim » 26 abr 2020, 13:52

Acho que fizeste bem em trocar o modem também, já que estavas com a mão na massa. :clap:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Substituição do eMMC no MCU do TMS

Mensagem por mjr » 26 abr 2020, 14:16

Muito bom e uma excelente partilha com a comunidade, Bruno!

Esta é a altura ideal para fazer este serviço, o carro tem de ficar parado por força das circunstâncias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Tesla”