Se a Tesla fosse a Apple

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por jrochate » 31 out 2017, 13:41

Erbium Escreveu:
migle Escreveu:Toda a minha ironia era dirigida à Apple, e à velocidade com que deixa o suporte de produtos com poucos anos
Mas é diferente nas outras marcas?!
Discordo, fundamentado na minha experiência pessoal:

- Escrevo a partir de um iMac de 27ich mid-2010, que está ligado 24h /dia. Até hoje, zero problemas e continua rápido como poucos conseguem atualmente.
- Um iPad1, comprado com 2 dias qnd saiu nos USA. Trabalha literalmente todos os dias, pois é o aparelho principal de um utilizador
- Um iPad2, comprado em segunda mão, utilizado com regularidade
- Vários iPhones: 4, 4S, 5S, 6S todos a funcionar diariamente nas mãos dos seus utilizadores como aparelhos principais. zero problemas
- MacBook late-2008, trabalha todos os dias, inclusive até corre SPSS, zero problemas. Ainda bastante rápido

Portanto, para mim isso do suporte é um mito. Nunca precisei do suporte. Os aparelhos continuam a funcionar tal como foram desenhados e adquiridos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por migle » 31 out 2017, 14:59

Bem, eu tive um Power Mac G3 beige, de segunda mão, para trabalhar num projecto. Os Power Mac G3 beige foram vendidos em 1998 e parte de 99, no ano 2000 vendia-se o G3 azul e branco. O Mac OS X saiu em 2001 e já não suportava estes Power Macs. (3 anos)

Por que razão? Não havia, na realidade. Não era só o ISA que era o mesmo, o CPU era exactamente o mesmo PowerPC 750, o bus PCI era o mesmo. A grande diferença entre estes Macs estava na caixa, que no azul e branco, pós-iMac, passou a ser toda em plástico. Toda a gente sabia que se o Mac OS X funcionava no azul e branco, tinha de funcionar no beige também.

O Mac OS X foi feito com muitas "peças" do FreeBSD, muito usado lá em casa, incluindo device drivers. Uma coisa que não incluiram foi o driver da drive de diskettes. Então o OS X corria no beige mas sem drive de diskettes. A placa de rede onboard também não era suportada, apesar de ter driver no FreeBSD, mas isso era fácil, bastava pôr outra placa de rede e ir buscar o driver à Internet.

Quem teve os G3 azuis e brancos, iMacs, e outros descendentes que se venderam até 2001, mas o Mac OS X 10.3 que saiu em 2003 já não instalava nos G3, só em G4 e uns poucos G3 com New World ROM. (2 anos) Quem frequentava fóruns, recorrendo a grandes truques conseguia instalar o 10.3 nos antigos G3 com 2 a 4 anos.

Anos mais tarde, um colega de trabalho tinha um PowerBook Titanium (G4), óptimo portátil, o dele devia ser de 2004 ou 5, e que se vendeu até 2006. Mas com a transição para Intel em 2006, a coisa tornou-se difícil. O Mac OS X Leopard que saiu em 2007 já não instalava em nenhum PowerMac, incluindo os que se venderam em 2006.

Ajudei a escolher o MacBook Air da minha mulher no ano em 2008, com intenção de desabituá-la do Windows e transitá-la para Linux, com uma escala intermédia. Foi o primeiro unibody, corpo de alumínio. Demorei algum tempo a acreditar que o tremor que sentia na palma das mãos fossem descargas para a terra feitas através de mim. Procurando na Internet descobri que eram descargas, e não era defeito: era feitio.

O Mac OS X Mountain Lion, lançado em 2012, já não instalava no MacBook Air da minha mulher, só nos que tinham à data menos de 4 anos. A bateria deste portátil inchou até eu achar que não era mais seguro tê-la em casa.

Havia uma sala de trabalho partilhada que costumava usar. No meu portátil, corria o Gentoo Linux. De vez em quando, lá estava eu um dia inteiro a recompilar todo o sistema e aplicações, enquanto trabalhava sem interrupções. O meu portátil, enquanto fazia isso estava em silêncio. Um dia, estava a recompilar o Gentoo, e ouvi uma ventoinha a alta velocidade, um portátil a fritar. Olhei bem para o meu, pus as mãos em todas as saídas de ar, quente, mas normal e silencioso. Fui ver, era um MacBook na outra ponta da sala que estava a compilar um único projecto!

Quando actualizámos o Mac dela para o MacBook Pro 13" deste ano, nunca me passou pela cabeça que os problemas com descargas através do utilizador ainda não tivesse sido resolvidos. Qual não é o meu espanto, todos os portáteis desde o primeiro MacBook Air continuam a descarregar através do utilizador.

É natural que programas mais antigos, como o SPSS, continuem a funcionar. Também seria natural que o Mac OS X continuasse a funcionar, mas não.

Se estás a correr a última versão do macOS no teu iMac de 2010, esse suporte de 7 anos não tem qualquer precedente na história da Apple. Parabéns!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por Erbium » 31 out 2017, 15:54

O que questionei é, existe algum outro "fabricante" que tenha hardware/software proprietário que faça diferente?
Eu na minha opinião não critico nem Apple, nem Microsoft, nem Android, etc... uns são exclusivos, caros, rápidos, outros para serem "muito compativéis", baratos, etc... não são rápidos, fiáveis, etc... Cada um tem os seus prós e contras, cada um escolhe o que prefere. Os carros é o mesmo, preferes um Tesla porque tem bateria maior, tem AP, tem SC, etc.. custa mais caro, preferes mais barato, tens ZOE, Leaf, etc... uns menos fiáveis, outros com menos bateria, etc...
Basicamente, não há almoços à borla, seja Americano, Chinês, Europeu seja o que for.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por migle » 31 out 2017, 16:57

Mas assim saímos do plano do humor em que este tópico se põe... No plano da seriedade, não dá discussão, porque Apple é Apple, Tesla é Tesla, e as comparações são complicadas. No plano do humor, já se percebeu bem ao longo do tópico que se ferem susceptibilidades dos fãs de cada uma.

Vá lá! Só estava a dar voz ao antigo sentimento de solidão que a Apple tradicionalmente deixava nos seus compradores ao fim de muito pouco tempo. E aí também é tarde para lhes dizer "podias ter comprado X em vez de Y".
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por migle » 31 out 2017, 17:03

Nem me aconteceu propriamente a mim. 2004: o novo PowerBook G4 é tão potente que é a primeira vez que se pode levar um supercomputador a bordo de um avião! Os fãs: a Apple está tão à frente graças aos PowerPC que são superiores. 2006: a Apple muda para Intel.

Isso é solidão! Não ias querer ser fã da Apple num fórum em 2006.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por Erbium » 31 out 2017, 17:11

Não me considero propriamente fâ da Apple, eu já tive e tenho novamente iphone mas não tenho nem nunca tive PC da Apple. Já tive Android e Windows Phone e sei reconhecer a polivalência do Android que, provavelmente, lhes custou a fiabilidade e rapidez, assim como a eficácia e fiabilidade do Windows Phone que, provavlemente, só não vingou pq as royalties de Android rendem muito mais... isto para dizer que não estou a "defender" a Apple nem a Tesla, percebo que é brincadeira mas por vezes o ao exagerar e manter "piadas" que já não são "verdade" atualmente pode induzir em erro, brincadeiras à parte também é necessário fazer as devidas ressalvas dai dizer que não há almoços à borla, tudo tem vantagens e desvantagens!

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por jrochate » 03 nov 2017, 19:47

A minha fãnzisse muda com a idade.

Não sou fã de marcas: uso aquela que é mais fiável e da qual eu me lembre o menos possível.
Com os meus MacOS isso acontece. Não faço ideia de quando foi o último reboot, não preciso de estar preocupado com updates.

Só uso apple desde 2008 (intel e unibody). Antes de isso sempre utilizador de Windows em desktop.
E em servidores, usei todo o tipo de sistemas desde VAX/VMS, DEC OSF/1, Tru64, linux em diskettes de 360k, etc.
Hoje em dia cloud servers (sobretudo CentOS e derivados), Windows Server, etc.

O que procuro é o sistema que me dê a maior rentabilidade possível e, nos sistemas pessoais, significa o maior tempo livre de updates, reboots, reinstalações, crashes, etc. E, até agora conforme listei num post anterior, o MacOS X e o iOS têm-me dado isso.
O iMac de 2010 só não corre o High Sierra ainda, porque tenho um RAID0 (stripe) e necessita reformatar. Mas fora isso, irá correr: 7 anos!


Ao fim ao cabo é isso que procuro na mobilidade elétrica: simplicidade, fiabilidade, rapidez.
Perco muito menos tempo a colocar "combustível" que antes, e é tão simples que os meus miúdos tratam disso.

A Tesla acaba por ser o porta-estandarte dessa mobilidade, com as maiores capacidades nas baterias e uma maior tecnologia a bordo.

Não tenho Tesla, mas conheço bem. Em resposta ao repto do OP: sim, a Tesla podia ser a Apple e tudo correria bem.

VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por VascoV » 04 jan 2018, 23:23

após um ano escreveram aqui ? que desenterranço

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por migle » 05 jan 2018, 11:08

Continua a fazer sentido encontrar mais pontos de comparação.

Aliás, hoje poderíamos dizer que os Teslas iriam perdendo potência por actualização de software, sem que os seus clientes fossem tidos nem havidos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Se a Tesla fosse a Apple

Mensagem por jfr2006 » 05 jan 2018, 11:30

migle Escreveu:
Aliás, hoje poderíamos dizer que os Teslas iriam perdendo potência por actualização de software, sem que os seus clientes fossem tidos nem havidos.
:lol: :lol: :lol:

Responder

Voltar para “Tesla”