super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por JLMF » 16 nov 2021, 15:45

Tarifa simples EDP Comercial 2020
Considerados: TAR diária, IEC, Potência, Audiovisual, DGCE, IVA
0,1493 € kWh (energia e TAR/kWh)

Potência 3,45 kW 6,9 kW 10,35 kW

250 kWh
Total 59,09 € 72,47 € 86,73 €
€ kw 0,236 € 0,290 € 0,347 €

500 kWh
Total 103,80 € 118,11 € 133,50 €
€ kw 0,206 € 0,236 € 0,267 €

1000 kWh
Total 191,05 € 209,38 € 227,05 €
€ kw 0,191 € 0,209 € 0,227 €

2000 kWh
Total 367,00 € 391,93 € 414,13 €
€ kw 0,184 € 0,196 € 0,207 €

Evidentemente que:
BrunoAlves Escreveu:
16 nov 2021, 13:50
O modelo põe-nos a pagar toda a energia como se de mercado residencial se tratasse. No caso dos SuC (e expectavelmente na maioria dos postos rápidos) isso está muito longe da verdade. A distribuição em MT tem outras contas, paga-se de outra forma.
Postos num shopping, por exemplo, não usam a rede de distribuição de baixa tensão, são alimentados pelo PT gigante do shopping. Mas o modelo faz-nos pagar a energia como se fossem uma tomada de nossa casa.
E aqui neste comentário está identificado um dos aspetos mais estúpidos do nosso "Modelo" e da nossa Mobi.e anti-mobilidade.

Quatro intervenientes no preço final da fatura, um deles supostamente o gestor, fatura e determina a sua parcela independentemente de tudo e acrescenta custos completamente desnecessários.

O prestador do serviço ao consumidor não tem liberdade de comércio.

O fornecedor de energia é o maior beneficiado vendendo energia ao dobro do preço que venderia aos preços de mercado se o OPC tivesse liberdade de comércio como tem qualquer hipermercado, PME ou grande empresa.

Alguma PME ou grande empresa em Portugal paga energia ao preço doméstico? Um OPC só com uma dúzia de postos contrataria eletricidade a preços que lhe possibilitariam ter lucro vendendo a preço Continente ou Tesla, assim tivesse liberdade de comércio e houvesse vontade de realmente promover a mobilidade eléctrica com argumentos centrados no consumidor e no cidadão e não nos lobbies das distribuidoras de eletricidade.
rnlcarlov Escreveu:
16 nov 2021, 12:53
CoolZeroFCP Escreveu:
15 nov 2021, 23:15
Pagar 1/4 de energia e 3/4 de taxas e taxinhas? E ainda terem a lata de escrever isto numa fatura? E ninguém vai preso por este roubo? E querem tornar este mundo sustentável?
Enfim... Desculpem mas estas coisas irritam... É só um desabafo...
Tens noção que a energia em casa durante o dia também tem mais ou menos a mesma proporção de taxas?
Não tem não.
Na simulação acima, mesmo em casos muito forçados e irracionalmente, um pequeno consumo mensal de 250 kWh com taxa de potencia de 10.45 kW não atinge essas proporções. E estamos sobre tarifa simples doméstica.

Comparar a energia vendida em postos de recarga com a energia doméstica em termos de preço é sinal de que já muitos inalaram do pó que os idealizadores deste "Modelo" nos serviram e não justifiquem com o preço dos postos que os CEMES não investiram um cêntimo.
frankesousa Escreveu:
16 nov 2021, 13:26
rnlcarlov Escreveu:
16 nov 2021, 12:53
CoolZeroFCP Escreveu:
15 nov 2021, 23:15
Pagar 1/4 de energia e 3/4 de taxas e taxinhas? E ainda terem a lata de escrever isto numa fatura? E ninguém vai preso por este roubo? E querem tornar este mundo sustentável?
Enfim... Desculpem mas estas coisas irritam... É só um desabafo...
Tens noção que a energia em casa durante o dia também tem mais ou menos a mesma proporção de taxas?
Vou só alertar os mais distraídos para que a TAR (Taxa de acesso à rede) não é um imposto e/ou taxa marada, é o preço que custa transportar os eletrões desde a produção (por vezes a centenas de km) até ao local de consumo. É o mesmo que querer comprar gasolina ou batatas ao preço do produtor sem pagar o transporte.

E este é efetivamente metade ou mais do preço da eletricidade.
Outra vez?
A TAR de centenas de centenas de km resulta em que preço final global do kWh para um hipermercado ou outra empresa em média tensão?
Os OPC comprando e vendendo eletricidade precisariam de mais alguma muleta para fazer negócio?
Comprariam a energia ao preço doméstico ou ao preço empresarial?
Parem de assumir que está tudo bem e que estamos condenados a suportar este "Modelo" que faz chegar aos postos de recarga a energia mais cara que a nossas casas quando deveria chegar a metade do preço, não tem lógica, é artificial, uma artimanha este "Modelo" desenhado ao jeito das distribuidoras de eletricidade e implementado por políticos no minimo desatentos.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1296
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por frankesousa » 16 nov 2021, 16:21

Posso estar errado mas a TAR da ME está dividida em 2 tipos, para postos em BT (que usam a distribuição/ PT da e-redes) e para postos em MT (mais baixa claro). Isto é muito bonito mas como cabe ao CEME fazer a distinção, alguns como EDP não o fazem.
E provavelmente a TAR de MT não é baixa o suficiente para "valer a pena" falarmos disso.

Seja como for, concordo plenamente que um SUC ou um Continente compravam a eletricidade bem mais barata (antes destes valores parvos de hoje em dia, hoje já deve ser mais uma de prejuízo, e "nos" no modelo a pagar o mesmo :lol: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 16 nov 2021, 16:41

É muito diferente.
Há uns meses coloquei aqui uma factura da "minha" empresa. Uma pequena PME com um pequeno PT, em que o preço final já com IVA e tudo, era de 12,5cts/kWh
viewtopic.php?f=29&t=7848&p=139168#p139168
Paga potência de pontas, energia reactiva e mais um par de botas (tudo termos que não são pagos na ME), grande, grande parte da energia é cheias e pontas, e o custo final da energia com todos os impostos foi de 12,5cts/kWh.
Esta PME, recentemente, renegociou EM BAIXA, o custo da energia a meio de uma crise energética. Nós, utilizadores da ME, temos de pagar a energia como se fosse residencial até já ao "som" horário do OMIE.
Parece-me para lá de óbvio que qualquer um dos OPC do mercado seriam capazes de negociar a energia melhor que a "minha" empresa.

Edit: no modelo é que tens uma TAR para postos em BT e outra para postos em MT (que nem todos os CEME parecem respeitar). Mas isso é totalmente irrelevante: continuas a pagar energia tratada como mercado residencial, quando nada disso é verdade para a origem dessa energia.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Nonnus » 16 nov 2021, 17:49

JLMF Escreveu:
16 nov 2021, 15:45
Comparar a energia vendida em postos de recarga com a energia doméstica em termos de preço é sinal de que já muitos inalaram do pó que os idealizadores deste "Modelo" nos serviram e não justifiquem com o preço dos postos que os CEMES não investiram um cêntimo.
Recentemente escrevi isso noutro local e levantaram-se vozes a dizer que não era assim. Aparentemente ser CEME tem um risco e uma despesa muito superior ao OPC. Pedi que me explicassem o quê em concreto mas acabaram por apagar as minhas perguntas e fiquei sem resposta. Depois voltei a tocar no assunto aqui no fórum mas também fiquei sem resposta.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rnlcarlov » 16 nov 2021, 22:27

JLMF Escreveu:
16 nov 2021, 15:45
O fornecedor de energia é o maior beneficiado vendendo energia ao dobro do preço que venderia aos preços de mercado se o OPC tivesse liberdade de comércio como tem qualquer hipermercado, PME ou grande empresa.
Nope, o fornecedor de energia não é quem sai muito beneficiado, pois a TAR não reverte a favor dele, e sim para as redes. Essas sim recebem um valor maior pela mesma energia do que aconteceria num abastecimento em MT não dedicado à ME.
JLMF Escreveu:
16 nov 2021, 15:45
Não tem não.
Na simulação acima, mesmo em casos muito forçados e irracionalmente, um pequeno consumo mensal de 250 kWh com taxa de potencia de 10.45 kW não atinge essas proporções. E estamos sobre tarifa simples doméstica.
Não esquecer que a TAR sobre o kWh em tarifa simples são 0,0786€/kWh, de onde resulta que a energia+margem do comercializador do exemplo é 0,707€/kWh
Com IVA, o kWh sai ao consumidor final 0,1836€/kWh.
Pegando num exemplo dos 10,35kVA com 500kWh mensais, a energia+margens represente 26% do preço total, sendo o restante impostos e tarifa de acesso, logo bate muito certo com o que disse. No vazio naturalmente o preço da energia tem um peso maior, e fora do vazio acontece o oposto.

Com isto não estou a dizer que o modelo está bem feito, longe disso, mas que a parcela do preço da energia que pagamos em casa durante o dia é muito menor do que nos apercebemos, e após a miio por tudo bem separadinho para todos verem é que começou a parecer a muita gente que é só na ME que isto acontece.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por FullElectric » 16 nov 2021, 23:51

BrunoAlves Escreveu:
16 nov 2021, 13:50
Isso é verdade (aos preços actuais da electricidade já não deve ser metade), mas há um "pormaior"...

O modelo põe-nos a pagar toda a energia como se de mercado residencial se tratasse. No caso dos SuC (e expectavelmente na maioria dos postos rápidos) isso está muito longe da verdade. A distribuição em MT tem outras contas, paga-se de outra forma.
Postos num shopping, por exemplo, não usam a rede de distribuição de baixa tensão, são alimentados pelo PT gigante do shopping. Mas o modelo faz-nos pagar a energia como se fossem uma tomada de nossa casa.
Estou curioso para ver como vai ficar a TAR da ME para o ano. Por um lado é subsidiada (o que quer dizer que mais cedo ou mais tarde deixará de o ser, logo sobe), por outro lado para o ano que vem está anunciada uma redução bestial da TAR, será que se aplica à ME também?
E além dessa realidade, esqueceste-te de dizer que nos shoppings e hipermercados, parte dessa energia que alimenta os carregamentos também não vem da MT, é produzida localmente nas produções fotovoltaicas locais, contudo continua a ser vendida no modelo da mobi.e como se tivesse viajado milhares de kms nas caríssimas e estratégicas redes da REN.
Já à muitos anos venho dizendo "quem desenhou o modelo soube muito bem usar a caneta..."

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: super carregadores tesla

Mensagem por CoolZeroFCP » 17 nov 2021, 08:22

É exactamente isto que eu queria dizer. Eu chamei o sistema de taxas e taxinhas. Agora podes lhe chamar o que quiseres e justificar o que quiseres.

TAR? Custos de transporte igual ao transporte de gasolina ou batatas por utilizar uma rede existente paga com os nossos impostos? Enfim...
Talvez 90% dos utilizadores de VE carregam em casa com um custo de 1,5€\2€ por 100km, agora dêem razão ao sistema e justifiquem como quiserem, mas quem pondera comprar carro eléctrico e não hipótese de carregar em casa, digam-lhe que é perfeitamente aceitável ele pagar 7€/8€ (talvez mais) por 100km que ele pega no dinheiro dele e compra um carro a combustão e ainda recebe um desconto de 0,10€/L do estado.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: super carregadores tesla

Mensagem por mafgod » 17 nov 2021, 08:42

CoolZeroFCP Escreveu:
17 nov 2021, 08:22
mas quem pondera comprar carro eléctrico e não hipótese de carregar em casa, digam-lhe que é perfeitamente aceitável ele pagar 7€/8€ (talvez mais) por 100km que ele pega no dinheiro dele e compra um carro a combustão e ainda recebe um desconto de 0,10€/L do estado.
Ainda digo mais: que quando abastecer o VE, não sabe o quanto e quando vai pagar.
Dali a umas semanas ou meses, receberá a fatura com o que consumiu... o que podeá ser uma quantia jeitosa!

Se há pessoal que, não usa o cartão de crédito porque se o usa não sabe o quanto pode ou não gastar, se há quem envie os valores dos contadores de eletricidade para evitar estimativas e valores não esperados, como irão estas pessoas ponderar a compra de um VE se for para carregar maioritariamente fora de casa?

Agora só carrego fora quando vou em viagem, e o meu CEME EDP, só me envia a fatura vários meses depois!
O que vale é que são poucos carregamentos registei-os no meu diário de bordo, caso contrário era pagar sem saber se estava certo ou não.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 17 nov 2021, 10:53

Acho extraordinário que ao fim de alguns anos, tantos tópicos e discussões por aqui, que ainda se atribua a responsabilidade desta situação à "mobi.e".

Curioso também é perceber que muita gente acha normal que as leis não sejam respeitadas e até se mostram indignados quando elas são aplicadas, há sempre justificação, o que importa é contornar as leis, não é corrigir as leis "erradas".

A Tesla já se deu mal no passado com a vendas de um modelo para permitir a obtenção de beneficios aos compradores, parece que não aprendeu com isso e agora decidiu "copiar" o Continente, várias vezes referi que seria uma questão de tempo, até que a dimensão pudesse chamar a atenção da AT, por exemplo, mas acabou por ser antes com a aparente denuncia da concorrência.

Não acredito que a Tesla vá fechar a sua rede, se calhar até se vai encontrar mais um "arranginho" na lei para que tudo continue como está, sem resolver os problemas na raíz.

Mas no caso de tudo correr pelo pior, sem se tentar mudar nada, acho uma pena e seria uma desilução quer em relação à Tesla, quer à comunidade de "Tesla Portugal".

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2021, 11:10

Não acho nada que a discussão tinha seguido nesse sentido...
Um bocado off-topic certamente, mas as ultimas páginas são muito mais de discussão sobre aquilo que parece saltar à vista que está errado sobre o modelo (logo na legislação - errada, que podia e devia ser revista), sobretudo custos do fornecimento de energia, do que qualquer tentativa de justificar o potencial funcionamento à margem da lei das redes privadas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Tesla”