super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2021, 00:45

Não, nem isso se pode. Tem a ver de certeza com a legislação com décadas que rege a venda de energia e que acabou por degenerar neste modelo. Foi mais fácil criar este castelo do que procurar modificar uma legislação totalmente desadequada. Isto sou eu a dizer, ele não justificou.
Agora não encontro, mas já há uns anos discutimos aqui que a cedência de energia, mesmo gratuita, é proibida.

E nesta altura já não imagino os players a largar o osso. Imagina ali os CEME a babar-se para cima de "gingas" e "gingas" de kWh que todos os dias são debitados na rede SuC, aos quais podem pôr a mão sem investir um cêntimo? :dance:
Do ponto de vista dos OPC sem dúvida que a concorrência não é justa, mas aparentemente está toda a gente feliz com o modelo e por isso é preferível tentar "deitar abaixo" quem faz melhor do que tentar poder fazer melhor também. :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Nonnus » 22 out 2021, 09:59

:snooty:

Maravilha. Quando muitos de nós pensávamos que o caminho a seguir era do Continente e da Tesla e, tínhamos esperança que se fizesse luz na cabeça de alguns... Assim vai levar muitos anos até que isto mude realmente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Erbium » 22 out 2021, 10:02

BrunoAlves Escreveu:
22 out 2021, 00:05
A rede Tesla não será de todo integrável, penso eu. Não há sequer leitores de cartões e com toda a certeza a Tesla não deve estar disponível para dar acesso à sua rede/backoffice a uns tipos que decidiram reinventar a roda
Reinventaram e acharam que era melhor quadrada...
Nonnus Escreveu:
22 out 2021, 09:59
Maravilha. Quando muitos de nós pensávamos que o caminho a seguir era do Continente e da Tesla e, tínhamos esperança que se fizesse luz na cabeça de alguns... Assim vai levar muitos anos até que isto mude realmente.
Era melhor para os utilizadores mas não era melhor para alguns bolsos...

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por FullElectric » 22 out 2021, 12:01

BrunoAlves Escreveu:
22 out 2021, 00:45
Não, nem isso se pode. Tem a ver de certeza com a legislação com décadas que rege a venda de energia e que acabou por degenerar neste modelo. Foi mais fácil criar este castelo do que procurar modificar uma legislação totalmente desadequada. Isto sou eu a dizer, ele não justificou.
Agora não encontro, mas já há uns anos discutimos aqui que a cedência de energia, mesmo gratuita, é proibida.

E nesta altura já não imagino os players a largar o osso. Imagina ali os CEME a babar-se para cima de "gingas" e "gingas" de kWh que todos os dias são debitados na rede SuC, aos quais podem pôr a mão sem investir um cêntimo? :dance:
Do ponto de vista dos OPC sem dúvida que a concorrência não é justa, mas aparentemente está toda a gente feliz com o modelo e por isso é preferível tentar "deitar abaixo" quem faz melhor do que tentar poder fazer melhor também. :think:
Não podemos ser mais papistas que o Papa.
A oferta de energia não é proibida, o que não podes é alimentar uma outra instalação elétrica a partir do teu contador (por exemplo alimentar a casa do teu vizinho a partir do teu ramal para dividirem os custos). Isso vem assim à décadas, desde a altura em que a EDP era pública e criaram essa lei para obrigar toda a gente a ter o seu contador a pagar a antiga taxa.
Estás mesmo a ver agora vir a ERSE abrir um processo contra o centro comercial porque tem lá as tomadas onde podemos ligar o carregador do telemóvel. Essa energia está ou não a ser oferecida? Está e pode estar. Se tivesses um tm que carregasse 30kWh já era proibido???? Tretas e mais tretas. O Sérgio Magno não explicou porque não existe explicação, estão a querer tapar os olhos aos utilizadores de carros elétricos.
Para mim o grande problema é a UVE ser pró sistema e assim perde-se um grande braço de força.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 22 out 2021, 12:10

Nonnus Escreveu:
22 out 2021, 09:59
:snooty:

Maravilha. Quando muitos de nós pensávamos que o caminho a seguir era do Continente e da Tesla e, tínhamos esperança que se fizesse luz na cabeça de alguns... Assim vai levar muitos anos até que isto mude realmente.
Eu pessoalmente nunca achei que esse era o caminho a seguir, mas gostava que esta fosse uma oportunidade para a mudança, não será fácil, bem pelo contrário, mas poderá ser o momento certo para que os verdadeiros defensores da ME possam dar o seu contributo.

Não há outro caminho que não seja acabar com os CEMEs e deixar liberdade aos OCP de execer a sua atividade com transparência e uma concorrência justa.

Quer a Tesla quer o Continente deveriam ser livres de excercer a actividade de carregamento de VEs sem subterfugios de estacionamentos ou de alguer do que quer que seja, só em Portugal é que se assiste a esta vergonha!

Ao nivel dos incentivos fiscais é a mesma coisa, em vez de defender a ME estamos a incentivar os "esquemas" para a vendas de carros de luxo e o pior de tudo é que são na sua esmagadora maioria PHEV, que vão dominando o mercado.
Depois quando alguém como o PAN tenta remarar contra a maré (com um pequena ajuste) para limitar a vergonha que é a venda de PHEVs em Portugal, surge logo um parecer que veta a aplicação de qualquer medida restritiva.

Isto é sem duvida caso para que seja feita pressão junto dos partidos da oposição em Portugal ou mesmo queixa a nivel europeu sobre o que se passa em POrtugal a nivel de mobilidade eléctrica.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2021, 12:53

rimsilva Escreveu:
22 out 2021, 12:10
liberdade aos OCP
OCP_Robocop.png
OCP_Robocop.png (211.41 KiB) Visto 2418 vezes
Desculpa, não resisti :mrgreen:

Estou perfeitamente convicto que o "caminho que devia ser" é totalmente diferente do que VAI SER. Estou totalmente convencido que o caminho é o que disse antes.
Seria preciso que alguém, que não a Tesla, o Continente e a PowerDot, quisessem mudar as coisas. A Ionity acabou por ter de ceder e não é um pequeno player.
Aparentemente "toda a gente" acha que isto está bem. Foi até criada recentemente uma associação de comercializadores e operadores da ME.
Li ontem alguém que até acha que se há entidades que o modelo defende são os OPC :roll: Ora eu nem imagino uma entidade a ser tão defendida como tendo todo o investimento para que outras entidades facturem com ZERO investimento. Com certeza temos noções diferentes do que é "defender". Mas mesmo em relação a isto, o mjr já disse várias vezes que os OPC se sentem bem no modelo. Por isso nós (quem não gosta) é que está mal. Ou então são eles que não sabem que alternativas há - ou sabem, mas preferem tentar boicotá-las.
Vês pessoas do meio, que antes faziam romarias aos SuC quando estavam em construção, que agora defendem avidamente esta situação (a queixa que motivou o congelamento do crescimento da rede). Amigos, já nessa altura a rede Tesla era "marginal", não estava no modelo.
FullElectric Escreveu:
22 out 2021, 12:01
Não podemos ser mais papistas que o Papa.
A oferta de energia não é proibida
Os exemplos que deste são válidos, mas são a escalas diferentes. A oferta de energia que se debita num SuC (fará em múltiplos sites) não é comparável a uma tomada onde se carregue o telemóvel. Ninguém chateia com os carregamentos de telemóveis porque é "peaners" :mrgreen:
Mas fornecer muita energia, com um objectivo claramente comercial (mesmo não cobrando a energia, o objectivo é sempre potenciar a venda de carros), é na minha opinião uma realidade diferente.
FullElectric Escreveu:
22 out 2021, 12:01
O Sérgio Magno não explicou porque não existe explicação, estão a querer tapar os olhos aos utilizadores de carros elétricos.
De todo não é verdade. O Sérgio Magno também não concorda que o modelo actual e a MobiE em particular (não como entidade - já eu é exactamente o contrário :mrgreen: "cartão não autorizado FTW lol") sejam o melhor "estado da arte" ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Nonnus » 22 out 2021, 14:10

rimsilva Escreveu:
22 out 2021, 12:10
Isto é sem duvida caso para que seja feita pressão junto dos partidos da oposição em Portugal ou mesmo queixa a nivel europeu sobre o que se passa em POrtugal a nivel de mobilidade eléctrica.
Eu na minha curta intervenção era para abordar isto, mas como me ia alargar e muitos iam pensar que estava a puxar o tópico para offtopic acabei por não o fazer.

A questão aqui é que na realidade ninguém quer saber, porque eles (deputados) não vivem o problema como nós.

Nós temos memória curta, mas eu lembro-me que quando o PAN passou de 1 deputado para os actuais 4, todos os partidos depois de verem que o PAN estava a crescer e, volto a referir todos, da direita a esquerda tinham um discurso da defesa do ambiente, da sustentabilidade, da transição energética. Hoje não vês um único partido a falar disso e, até estamos em altura de orçamento de estado que é altura para exigir este tipo de medidas que alavanquem a ME no seu todo.

Vale o que vale, mas as ideias dos partidos são como as marés, vão e vem conforme lhes dá jeito e quem se lixa é o mexilhão. Deixa estar que se o PAN voltar ao mesmo discurso que lhe deu notoriedade, e as sondagens começarem a mostrar a intenção de voto no PAN, os outros partidos vão aparecer com o mesmo tipo de discurso. Já foi assim no passado e, irá ser sempre assim.
BrunoAlves Escreveu:
22 out 2021, 12:53
OCP_Robocop.png
Desculpa, não resisti :mrgreen:

Caraças... o que tu me fizeste rir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 22 out 2021, 15:21

@BrunoAlves e @Nonnus querem maiores lobbies do que o do petroleo e da industria automóvel que tiveram que seguir outro rumo?

Não será diferente neste caso, mas claro que se forem apenas os utilizadores a sentirem-se prejudicos (algo que só compreendo porque não há concorrência e por isso os OPCs ainda estão confortaveis com a situação actual) que serão eles a quem cabe mostrar o desagrado.

NO entanto se à Tesla e Continente se juntar a Ionity como entidades contra o "modelo", já teremos alguma força para mudar as coisa, os utilizadores também podem ajudar certamente - PODE SER JÁ UMA MANIFESTAÇÃO NA ALFÂNDEGA DO PORTO :lol:

O PAN é muito pequeno, mas tem sido talvez, o unico partido que olha para o tema da ME com uma prespectiva de mudar o panorama, a proposta de alteração da fiscalidade em 2021, apesar de ser uma gota no oceano, foi algo concreto no rumo certo em vários anos, a associação ZERO pode ser outro aliado.

Têm sido receptivos a abordagens por parte dos utentes de VE, por isso há que insistir....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 22 out 2021, 15:46

rimsilva Escreveu:
22 out 2021, 15:21
@BrunoAlves e @Nonnus querem maiores lobbies do que o do petroleo e da industria automóvel que tiveram que seguir outro rumo?
Coisas muito diferentes.
Primeiro, escala. Todas as decisões que impactaram esses lobbies são a uma escala quase global. Isto aqui é um rectângulo à beira mar plantado que tem uns iluminados que decidiram reinventar a roda.
Segundo, necessidade. Esses rumos foram ditados por necessidades globais. Aqui como se vê, não há nenhuma necessidade de mudança, nem local quanto mais global. Está tudo bem.
Terceiro, esforço. Vamos provavelmente ter o orgulho de ir encerrar a maior, mais fiável, mais antiga e mais competente rede de carregamento do mundo, mas não se vê nenhuma necessidade de o evitar: os players estão confortáveis, as autoridades estão confortáveis (pudera, o trabalho que poupa alterar legislação intrincada, ufa!), a associação que supostamente representa os utilizadores está confortável, os próprios utilizadores estão confortáveis na sua maioria (do que vou lendo a maioria continua a preferir o cartão único do que pagar muito menos), portanto quem é que tem o esforço? As redes privadas: adaptem-se ou morram.

edit: catano não referiste o meu Robocop, fiquei triste :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Nonnus » 22 out 2021, 16:16

BrunoAlves Escreveu:
22 out 2021, 15:46
Coisas muito diferentes.
Primeiro, escala. Todas as decisões que impactaram esses lobbies são a uma escala quase global. Isto aqui é um rectângulo à beira mar plantado que tem uns iluminados que decidiram reinventar a roda.
Segundo, necessidade. Esses rumos foram ditados por necessidades globais. Aqui como se vê, não há nenhuma necessidade de mudança, nem local quanto mais global. Está tudo bem.
Terceiro, esforço. Vamos provavelmente ter o orgulho de ir encerrar a maior, mais fiável, mais antiga e mais competente rede de carregamento do mundo, mas não se vê nenhuma necessidade de o evitar: os players estão confortáveis, as autoridades estão confortáveis (pudera, o trabalho que poupa alterar legislação intrincada, ufa!), a associação que supostamente representa os utilizadores está confortável, os próprios utilizadores estão confortáveis na sua maioria (do que vou lendo a maioria continua a preferir o cartão único do que pagar muito menos), portanto quem é que tem o esforço? As redes privadas: adaptem-se ou morram.
Concordo em tudo o que escreveste. Uma nota em relação aos UVE que preferem o cartão único em vez de pagar menos. Não sei se te estas a referir a quem fala sobre o assunto com conhecimento aprofundado de como funciona o nosso modelo, se ao UVE comum que tem um VE. Vou deduzir que te estas a referir ao utilizador comum. Aqui o problema é muito mais complexo. Tinhas que conseguir explicar por A + B o funcionamento do nosso modelo, o que como sabes não é fácil a quem não demonstra interesse, nunca pesquisou, ou leu sobre o assunto a não ser quando aparecem uns post no Facebook.

Como escrevi à dias aqui no fórum sobre uma discussão deste gênero no Facebook, o UVE comum não faz a mínima ideia que pode haver alternativas a este modelo que temos. Mal comparado, imagina que estas numa ditadura onde te impuseram um sistema e tu na tua ignorância pensas que só pode ser assim. É isto que eu vejo na maioria dos casos sempre que se fala com pessoas que nunca tiveram interesse de perceber como funciona.

Quando tu falas no Continente, ou na Tesla, muitos nem sabem que são sistemas independentes da mobi.e (se é que sabem o que é a mobi.e), e que o seu modelo de negócio de venda de energia podia ser adotado nos restantes OPC´s, caso assim houvesse interesse.

Portanto quando não sabes mais que isto, então esta tudo bem. Vives feliz na tua ignorância

Depois também tens pessoas que dizem que não é bem assim, que o negócio do Continente é vender arroz e, o negócio da Tesla é vender carros e o modelo deles não pode ser adaptado para a realidade da ME. Pois, era olhar para os outros países e ver que se pode fazer.

Enfim... Tinhas que educar para depois decidirem se é preferível ter um cartão único, ou um sistema a imagem do resto do mundo. Sem rodas quadradas :mrgreen:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Tesla”