Y - o I Grego

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 10 mai 2024, 15:12

Nada de relevante a dizer senão o que fiz ontem que não faria com nenhum outro carro que tive (devido ao custo da deslocação claro).

A esposa que tem o feriado de espiga vira-se para mim há uns dias e diz tipo:
- É pá apetecia-me dar uma volta para desanuviar a cabeça na quinta feira de espiga.
- OK, tiro um dia de férias, e para onde vamos?
- Olha, as raparigas estão na universidade, somos só os dois, porque não vamos a Badajoz? Já há algum tempo que não vou ás compras na Calle Menacho.
- OK.

Portanto, ontem saí de casa com uns 75% e metemo-nos à estrada.
Paragem em Vendas Novas para um pausa habitual para um cafésito e siga para El Faro.
Chegamos pelas 12:15 (PT) e fomos almoçar, o Tesla ficou no parque subterrâneo a carregar a 11kW pq o PCR estava ocupado.
Almoçamos no Muerde La Pasta https://maps.app.goo.gl/a1GmkASrKrkMijXo8 sempe qe lá fomos nunca reparei que tem serviço de buffet... 12,95€ creio, tudo incluído: pratos, bebidas, gelado, sobremesa....
Fim do almoço, vi pela APP que o PCR estava livre e fui colocar o Tesla a carregar enquanto a esposa foi ver as lojas :mrgreen:
Ainda entretive-me a ver uns monsters track que estão em exibição nestes dias por lá.
IMG_20240509_150026.jpg
IMG_20240509_150053.jpg
Algum pouco tempo depois estavamos despachados, fomos buscar o carro (~90%) e seguimos para a Calle Menacho,
Mas antes resolvemos ver onde está o PCR gratuito da APP Wenea e se dá para carregar.
Lá o encontramos, e por mais que tentei não consegui carregar o carro, na APP dava erro de ligação e à terceira tentativa parecia que estava a carregar mas nada... enfim, siga para a Calle.
Eram umas 16:00 (ES) mas a sapataria onde a esposa queria ir só abre ás 17:30 :x
Ok, sem problemas, também iríamos ao Carrefour, então vamos já... e lá fomos.
Compras feitas lá fomos outra vez à Calle e lá fez a compra.
Esta zona, a Calle Menacho era há uns anos uma zona com imensas lojas de roupa de marca e afins... um verdadeiro centro comercial ao ar livre... ultimamente, de há uns anos para trás está deserto e quase todas as lojas fechadas. Uma tristeza para quem conheceu a zona nos seus tempos áureos....
Com estas voltas todas e com AC (calor na ordem dos 32ºC) resolvi dar um cheirinho de 15min ao PCR junto ao El Faro novamente.
Saímos com 100% e lá voltamos, paragem no forúm montijo para um jantar e chegamos a casa com uns 45%.
Ou seja, contas feitas no consumo energético, gastei virtualmente uns 30% de bateria para quase 500km :-)
Not bad :-)

Isto de ter um elétrico com boa autonomia e PCN/PCR gratuitos tem destas coisas :whistle:

mafgod
Proprietário Leaf

Mensagem por mafgod » 10 mai 2024, 15:18

Caso estejam interessados em ir comer uns caramelos a Badajoz
IMG_20240509_150318.jpg

mafgod
Proprietário Leaf

Mensagem por mafgod » 08 jul 2024, 17:36

E pronto, pouco mais de 3 meses depois, ficou resolvida a questão do carregamento no Serra Shopping.
Resumindo, no posto há a indicação do custo do OPC de 0,03€/min mas tanto a simulação na APP da Miio como depois no valor faturado, o OPC foi considerado de 0,30€/min, apenas dez vezes mais.
Carreguei 42min, 7,5kWh e o valor cobrado foi de 17,66€!
Fiz uma reclamação creio que pela App da Miio, o que prontamente me responderam e ficaram de resolver, já que a informação que tinham era a que usaram para me faturarem.
Nestas situações tirem fotos e videos!
Finalmente o OPC reconheceu o erro e segundo a Miio:
O erro deu-se com o reportado pelo OPC, operador do posto à rede da Mobi.e, existiu um engano de quem escreveu e enviou a comunicação com o valor a cobrar de OPC, em vez de 0,03€ colocaram 0,30€

O erro atingiu todos os clientes, ou seja, independentemente do cartão que lá fosse usado o valor seria cobrado erradamente, pois eram os dados que foram fornecidos à rede da Mobi.E. Todos os clientes que usaram esse posto em um determinado tempo, enquanto não foi reclamado e corrigido
Portanto, deram-me um crédito de 17,66€ e cobraram o valor correto de apenas 3,70€!
Praticamente 5 vezes menos!!!

O posto em questão é este:
Posto CVL-00009
AV EUROPA, LOTE 7, STA MARIA, COVILHÃ

Pelo que vi, hoje, tanto o site da mobi.e como o da Miio já reflete o valor do preço correto do OPC.

Assim, se algum de vós carregou neste posto, confirmem o valor cobrado!!!

mafgod
Proprietário Leaf

Mensagem por mafgod » 10 jul 2024, 13:47

E quase 6 meses em minha posse e 8 de vida, com um total acumulado de 13.516km, a média do Y está "igual" à do Leaf40, 125Wh/km.
O Leaf40 nos últimos anos/kms tem sido conduzido pela minha esposa que tem uma condução não tão defensiva como a minha.
O Y, tem sido conduzido maioritariamente por mim, e mesmo sendo maior, mais pesado e mais potente, consegue-se a mesma média!

sparrow
Proprietário Leaf
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Mensagem por sparrow » 15 jul 2024, 17:04

Assim é que é vizinho!

continuação de bons kms!

mafgod
Proprietário Leaf

Mensagem por mafgod » 03 set 2024, 15:47

Nada de muito relevante a dizer nestas férias ao Algarve.
Saí de casa a 100% e cheguei a Monte Gordo com 22%.
5 adultos, Trunk e Frunk cheia, Ar Condicionado a maior parte do tempo a 22ºC +/-

318km, 42kWh, 132Wh/km foram os dados do carro.

Saída de casa ás 08:45 e chegada a Monte Gordo ás 13:15 com uma paragem para necessidade primárias :-) de 5min em Aljustrel.
4h25m de condução a uma média de 72km/h
Este ano, para baixo, não houve a necessidade de parar em Beja para um cheirinho de eletrões e eventual almoço.
No sentido inverso, passamos por Beja, onde almoçamos apenas :-)
Y.jpg

mafgod
Proprietário Leaf

Mensagem por mafgod » 03 set 2024, 15:48

sparrow Escreveu:
15 jul 2024, 17:04
Assim é que é vizinho!

continuação de bons kms!
Obrigado vizinho... e novidades sobre o teu VE?

sparrow
Proprietário Leaf
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Mensagem por sparrow » 29 nov 2024, 14:00

mafgod Escreveu:
03 set 2024, 15:48
sparrow Escreveu:
15 jul 2024, 17:04
Assim é que é vizinho!

continuação de bons kms!
Obrigado vizinho... e novidades sobre o teu VE?
Lá por casa já são 2... um Konauai e um i3... é só carregar eletrões e andar!

mafgod
Proprietário Leaf

Mensagem por mafgod » 06 mar 2025, 13:08

Mais umas mini-férias.... em jeito de resumo, 3 dias, 1759km a uma média de 138Wh/km.

Aproveitando a época carnavalesca para fugir da região Oeste, fui mais a esposa até Granada :-)
Saimos na segunda e voltamos na quarta.

IDA
Saimos a 100% em destino a Granada... a ideia seria fazer um carregamento gratuito em Badajoz e um outro no SuC em Aguadulce.
Primeiro contratempo, o PCR estava ocupado com 3VEs... ida ao El Faro ver se daria para um carregamento lento enquanto se almoçava.... tudo ocupado.... mudança de planos, SuC em Mérida.
Mais uns kms mas iriamos almoçar enquanto se carregava.
Colocamos a carregar e em frente um restaurante com uma diária de 14€ para entrada/prato/bebida e sobremesa ou café. Almoçamos, quando terminamos o carro estava nos 98/99%.
52m - 51,884kWh - 20,23€
Desligado o carregamento, 2º contratempo, mensagem no carro e APP, acesso bloqueado por incumprimento no pagamento de um carrgeamento WTF!?!
Adicionei novo cartão/débito direto e nada.... seguimos viagem a tentar ver o que teria e fazer.
Chegamos ao SuC em Aguadulce e claro, nada de carregar.... plano B carregar no PCR em Aguadulce.... e usar o cartão electrocharge.
31m - 41,41kWh - 29,06€
Pausa para necessidades fisiológicas e já com uns 80 e tal, seguimos viagem para Granada em direção ao hotel.
Macia Monasterio de los Basilios https://www.guestreservations.com/macia ... os/booking, recomendo com pequeno almoço.
Conseguimos estacionar numa transversal, com linha verde/azul a pagar entra as 08h30 e 20h00... portanto, o carro ficou lá até ao dias seguinte :-)
Já tinha trocado emails com a Tesla sobre um problema que tive há umas semanas na adição de um cartão de crédito e perguntei a esse contato por email se me podiam resolver a situação, só vi a resposta quando cheguei a Granada mas deram-me um contato, mas à hora que era, só dia seguinte conseguiria falar com alguém.
Já agora, para quem não saiba TESLA Suporte +351 300 527 476

754km desde as ~07h30m (PT) e as 19h45m (ES) com ~1h30m de tempo de carregamento e mais uns 30min por contratempos...

2º DIA
Subida à Serra Nevada. Primeira tentativa de ligar à Tesla e.... já pelas 09:15 (PT) a informação que estavam ainda fechados... bom, carnaval não é um feriado oficial mas... ai....
Como tinhamos horário de entrada nos Palacios Nazaríe ás 14:30.... voltamos a Granada para almoçar e tentar o SuC de Granada (tem código de acesso para abrir a cancela).
Obviamente que não deu... fomos ao shopping ao lado para almoçar e tentei novamente ligar.
Consegui falar com um rapaz bem simpático e não podendo ele adiantar mais, passou o problema para outra equipe. Passado uns 10mins voltaram a ligar a pedir a cópia do cartão cidadão e o livrete do carro porque era necessário remover o carro e voltar adicionar à minha conta. O problema é que a minha conta foi criada há uns anos e por alguma razão estava como nos EUA... e agora (digo agora porque no ano passado consegui carregar sem problemas) um cidadão dos EUA não consegue carregar na Europa !?.
Resumindo, acabei de almoçar e fomos a Alhambra ver os palácios e jardins, vale a pena!
Fim da visita e já no fim do dia, a medo (LOL) lá fomos ao SuC de Granada tentar et voilá... carregou sem problemas até aos 80 e tal%!
39m - 46,72kWh - 17,75€

REGRESSO
Saimos pelas 08h15m (ES) em direção a Gibraltar, passando por Marbella e carregamos num SuC em Estepona, ao lado de uns viveiros.
Deu para ir ao WC e dar umas vistas... plantas e decoração muito giras mas não para o meu bolso :-)
16m - 22,916kWh - 8,93€
Fomos a Gibraltar (não esquecer do passaporte :-) ) ... lá conseguimos estacionar (máquina automática a aceitar euros mas dá troco em libras!), preços nas lojas em libras e em euros (com um câmbio... enfim).... tempo chuvoso, andamos pela Mains Street mas, enfim, valeu a experiência... preços nem por isso.
Saída em direção a Sevilha para o SuC na antiga Expo.
33m - 46,289kWh - 18,05€
Agora, tinhamos duas hipóteses, tentar carregar em Badajoz gratuitamente... ou ir a Mérida.
Resolvemos não arriscar e ir para Mérida... a meio percurso, lembrei-me de ver se daria ir até Montemor... dava, então mudança de planos, direção a Montemor.
Bem, o acesso até Mourão não é dos melhores... umas curvinhas lixadas, sem rede em certas zonas, chuva e noite .... reparei que passavamos por Évora, então, tentar aproveitar 2 carregamentos gratuitos que tinha.
Lá chegamos a Évora, comer rapidamente (15m + 15m) e saída para casa.
Chegamos ainda com 30% de autonomia pelas 23h (PT).

PONTOS NEGATIVOS
- o stress de não conseguir resolver a situação de maneira mais célere. Ok, depois do contato telefónico foi rápido mas o stress e a necessidade de ir à procura de um PCR era desnecessário
- ainda há quem queira ter autonomias de 1000km! Ao fim de 2h e pouco uma pessoa já fica cansada... imagem ao fim de muitas mais horas. Continuo a dizer, um carro eficiente com autonomia na casa dos 300km reais em AE é mais que suficiente!

PONTOS POSITIVOS
- tenho mais um mês conta premium :-) já tinha habituado ao mapa simples agora com imagens é estranho, mas pronto há umas funcionalidades extra como a velocidade média e radares :-)
- a rede SuC é realmente TOP e a programação de viagens é do mais simples.... até alerta quando o carro já tem energia para o troço seguinte

CONTAS:
20,23 + 29,06 + 17,75 + 8,93 + 18,05 + 0 + 0 = 94,02€
Falta repor 70%, uns 42kWh .... uns 5€ em casa.
Arredondando, 100€ para 1759km o que dá ~5,68€/100km not bad.

E dificilmente, EU, iria mais rápido num carro a combustão!

Situação caricata...
No SuC de Granada, o acesso ao parque é preciso digitar o código, obtemos no carro e APP, nada de especial.
Contudo, enquanto estive a carregar, um Tesla entrou no parque ao lado (a pagar) e colocou atrás de um SuC e pos a carregar... provavelmente não sabia obter o código....
E também, pouco depois, um Kauai também pelo parque ao lado colocou o carro à carga....
Ou não viram o código... ou então, não percebo :-)

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 06 mar 2025, 23:37

Grato pelo resumo, e deixo desde já um comentário sobre as médias de consumo bastante simpáticas, impec! :D

Acabei de ler o tópico todo, queria deixar também a minha ideia sobre isto:
- ainda há quem queira ter autonomias de 1000km! Ao fim de 2h e pouco uma pessoa já fica cansada... imagem ao fim de muitas mais horas. Continuo a dizer, um carro eficiente com autonomia na casa dos 300km reais em AE é mais que suficiente!
Tendo a concordar por completo. A única vantagem que vejo de momento num ICE é em longas viagens não ficar limitado Às opções para refeições/pausa junto aos carregadores, a liberdade de escolha é superior e isso tem algumas vantagens.
mafgod Escreveu:
14 fev 2024, 10:32
Ok, então o Self Drive é mesmo para esquecer lol
Ainda com a mesma opinião?
Em tiradas maiores (e no pára-arranca...) tem sido uma ajuda bastante simpática.
Com trânsito mais compacto é que complica um pouco, os tempos de resposta a mudar de faixa são bastante lentos.

Tenho de pesquisar pelos carregadores gratuitos em Badajoz. :D

Responder

Voltar para “Tesla”