Ajuda - Carregamento em casa

Avatar do Utilizador
joaofigu78
Mensagens: 35
Registado: 02 out 2020, 13:36
Data de fabrico: 28 nov 2020
Capacidade bateria: 82,0
Localização: Pinhal Novo & Palmela

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por joaofigu78 » 13 nov 2020, 15:52

nada mau... no meu caso e pela estimativa WLTP será cerca de 6Kms.

Thks
Model 3 LR - 2021
Aero Wheels 18'
Imagem

telf
Mensagens: 14
Registado: 03 nov 2020, 17:15
Data de fabrico: 01 nov 2020

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por telf » 15 nov 2020, 11:25

Bom dia a todos,

uma pergunta que me parece pertinente.

Quando carregam num ponto de carregamento publico, não receiam que vos roubem o cabo ?
Penso isto porque deduzo que a maioria se ausente por algum tempo à espera que o carro carregue...

"Just a thought"

Cumpts,
Tiago Ferreira

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por rnlcarlov » 15 nov 2020, 11:48

telf Escreveu:
15 nov 2020, 11:25
Bom dia a todos,

uma pergunta que me parece pertinente.

Quando carregam num ponto de carregamento publico, não receiam que vos roubem o cabo ?
Penso isto porque deduzo que a maioria se ausente por algum tempo à espera que o carro carregue...

"Just a thought"

Cumpts,
Tiago Ferreira
Os cabos ficam presos nos dois lados na maioria dos casos.
Alguns carros mais antigos como os trigémeos não prendem a ficha do lado do carro, mas os carros modernos prendem todos. Quanto aos postos, enquanto está a carregar os cabos ficam presos ao posto. Quando o carregamento termina nos postos antigos o cabo solta-se, mas nos postos mais modernos fica preso até se passar o cartão novamente.

telf
Mensagens: 14
Registado: 03 nov 2020, 17:15
Data de fabrico: 01 nov 2020

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por telf » 16 nov 2020, 00:41

Ok Rui, obrigado pela explicação.
Quem nunca precisou..não faz ideia. Só depois de usarmos é que percebemos. :)

telf
Mensagens: 14
Registado: 03 nov 2020, 17:15
Data de fabrico: 01 nov 2020

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por telf » 16 nov 2020, 13:55

Bom dia a todos,

Isto dos carregamentos publicos ainda é um bocado "turvo" para mim. :roll:

Encontrei o seguinte site:
https://www.mobie.pt/how-electric-mobility

Onde informam o meio de adesão para que possibilite depois a utilização dos postos de carregamento.

Supostamente,
devemos aderir a cada comerciante (são muitos!!) de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), para nos ser dado um cartão (deverá ser de carregamento prepago) para ser utilizado nos respetivos postos de carregamento.

Não sei qual a vossa opinião / know how sobre a matéria, mas parece-me ilógico termos de contactar cada fornecedor. Deveria ser um cartão unico a ser partilhado por todos os fornecedores..
Das duas uma. Ou é assim mesmo como estou a dizer e o problema é apenas na minha interpretação do que dizem no site, ou então é pouco funcional como é efetuada esta gestão.

Obrigado!
Resto de boa semana !
Tiago.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por BrunoAlves » 16 nov 2020, 14:15

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por Nonnus » 16 nov 2020, 15:53

telf Escreveu:
16 nov 2020, 13:55
Não sei qual a vossa opinião / know how sobre a matéria, mas parece-me ilógico termos de contactar cada fornecedor. Deveria ser um cartão unico a ser partilhado por todos os fornecedores..
Das duas uma. Ou é assim mesmo como estou a dizer e o problema é apenas na minha interpretação do que dizem no site, ou então é pouco funcional como é efetuada esta gestão.
Inicialmente quando nos foi "vendida" a ideia da ME, era que Portugal ia ter um sistema simples e diferente do que já se tinha visto. :violin:

Um cartão e uma mão cheia de possibilidades, mais simples não havia, chegando o sistema de carregamentos a ser comparado a rede multibanco (ainda hoje usam esse exemplo).

A sensação que nos dá nos dias de hoje é que a certa altura o plano descambou e cada CEME emite o seu cartão. Eu no ENVE de 2019 perguntei ao Sr. da MOBI.E isto mesmo. Perguntei o que é que tinha corrido mal porque nos tinha sido apresentada a ideia que ia-mos ter uma cartão e eu naquela altura já tinha 4. Recebi como resposta que não havia necessidade de ter 4 cartões e que o utilizador devia escolher o cartão (CEME) que mais se adequa-se a si. :roll:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

telf
Mensagens: 14
Registado: 03 nov 2020, 17:15
Data de fabrico: 01 nov 2020

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por telf » 17 nov 2020, 00:37

A ver se percebi...

Havendo dezenas de operadores atualmente, no limite temos de andar com dezenas de cartões (1 por cada) e todos eles carregados...?
Caso contrário corre-se o risco de não se conseguir carregá-lo em locais com menos ofertas de postos, tendo um operador que não se tenha solicitado cartão... ?...

Estou a ver mal o cenário ? :o :shock: :?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2020, 01:04

Estás ;)

Só precisas de um cartão. Podes ter mais que um se quiseres poupar uns cêntimos por carregamento em determinadas situações/horários, mas objectivamente só precisas de um cartão.
Esse cartão irá funcionar (se a MobiE não estiver em baixo :lol: ) em qualquer posto da rede pública. E toda a utilização de qualquer posto será feita no cartão que o activou.

Também não precisas de "carregar" nada, todos os consumos são pós-pagos. Se o teu cartão for do teu operador de electricidade em casa até podes pagar tudo junto na mesma factura.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Mensagem por FullElectric » 17 nov 2020, 01:05

telf Escreveu:
17 nov 2020, 00:37
A ver se percebi...

Havendo dezenas de operadores atualmente, no limite temos de andar com dezenas de cartões (1 por cada) e todos eles carregados...?
Caso contrário corre-se o risco de não se conseguir carregá-lo em locais com menos ofertas de postos, tendo um operador que não se tenha solicitado cartão... ?...

Estou a ver mal o cenário ? :o :shock: :?
ui, estás todo baralhado...
Necessitas apenas de um cartão. Independentemente do cartão que escolhas ele será válido em toda a rede, em todos os postos, em todos os operadores.
A opção por poderes ter mais que um cartão é uma questão de poderes poupar alguns cêntimos em determinados postos usando um cartão em vez de outro. Escolhe um dos mais baratos (p.ex o da miio) que ficas bem servido.
Existem é alguns postos que não fazem parte da rede e nesses os cartões dos CEME não funcionam, p.ex nos postos do continente que não estão inseridos na rede mobi.e, nesses terás que usar uma app.
Edit: afinal o Bruno já tinha respondido :?

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”