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Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 07 out 2020, 20:27
por joaofigu78
Boas,
Vou comprar um TM3 LR+ em Dezembro e estou a tentar antecipar as condições para poder "abastecer" em casa :)
Irei fazer cerca de 150 KMs diários em trabalho e onde trabalho não tenho ainda Carregadores.

Tenho em casa 6,9 contratado e pelo que percebi a EDP rejeitou me o Aumento de potência que fiz no site para 10,35KVa, pelo que deduzo que o máximo é 6,9KVa.

O que percebi é que sendo monofásico não compensa ter a Wallbox, basta instalar uma tomada industrial e substituir pela tomada convencional?
Comprando aquele aparelho EVSE que é aparelho que regula a potência a debitar para não correr o risco do quadro ir abaixo com outras coisas ligadas?
Peço desculpa pela ignorância, :doh: Estou a tentar ler tanta coisa que ficou completamente baralhado,
Aceito sugestões :) :!: :!: :!: :idea: :idea:
já tentei arranjar um eletricista na minha zona mas até agora sem sucesso :)

Vou conseguir Tendo em conta que consigo os 6,9KVa(30 Ampares?), consigo carregar a que velocidade? os 10,35Kva(é apenas mais qualquer coisa de potência para conseguir ligar outras maquinas certo?)
muito Obrigado. desde já

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 07 out 2020, 23:20
por VETL
Olá!
O eletricista deve garantir a existência de condutores com secção apropriada (diria 6mm2 mas dependerá da distância) desde o quadro até ao local de carga, deve garantir proteção desse circuito no quadro e instalar uma tomada industrial monofásica (pressupondo que será impossível o trifásico) de 32A.
Depois este equipamento tratará do resto sem stresses ou preocupações. Quer em ambiente monofásico ou trifásico, podem correr, saltar, fazer o pino e mais 30 por uma linha, que não encontrarão, na minha opinião, melhor solução.

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 07 out 2020, 23:20
por CoolZeroFCP
Boas,
Não sou entendido na matéria, mas tive as mesmas dúvidas quando comprei o meu M3.
A wallbox da Tesla com essa potência penso que só compensa por uma questão de comodidade de ter sempre disponível na parede da garagem.
Eu como deixo sempre o cabo de carregamento em casa não me faz diferença.
No meu caso, eu faço 100km diários e instalei uma tomada industrial azul de 16A. Até podia ter instalado uma de 32A mas na altura não me lembrei e agora também não me faz falta.
Não precisas do EVSE pois o model 3 permite seleccionar a potência de carregamento no próprio carro.
No meu caso eu programei no carro para começar o carregamento às 00.15 por causa do bi-horário e costumo carregar a 10A (embora a tomada seja de 16A) e antes das 06.00 já carreguei os meus 100km diários.
A instalação da tomada não é nada complicada, eu que percebo pouco mas sou curioso instalei a minha (podes ver no meu DB). Só tens de ter o cuidado de usar os cabos dimensionados para a tomada que vais instalar, instalar um disjuntor para a tomada e verificar qual o diferencial que tens no quadro.

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 07 out 2020, 23:27
por CoolZeroFCP
Esqueci de referir que actualmente o model só vem com o adaptador schuko para o carregador. Antigamente trazia também o adaptador para a ficha industrial de 16A. (confirma com a Tesla não vão eles se lembrar de voltar a oferecer o adaptador)
Eu encomendei à Tesla os dois adaptadores de 16A e de 32A.
Foram 36€ cada um.

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 07 out 2020, 23:37
por BrunoAlves
150km diários é tranquilo a 16A. Até com o EVSE do carro a 13A numa (boa) schuko.

A 16A fazes 3,6kW, nas 8h do bi-horario carregas mais do que o suficiente para esses kms. Se fores com a solução do VETL, carregas muito mais com facilidade.
6,9kVA são muito suficientes para esse tipo de utilização ;)

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 08 out 2020, 10:04
por CoolZeroFCP
Caso ponderes adquirir uma wallbox, também penso que a solução do VETL é muito mais completa do que a wall connector da Tesla. Se tiveres painéis solares e o carro durante o dia em casa até permite carregar o carro com o excedente dos painéis.
Caso contrário poderás usar o carregador que trás o carro e podes instalar uma tomada de 16A ou 32A e comprar o respectivo adaptador à Tesla.
A potência actual é mais que suficiente. Caso coloques a tomada de 32A e queiras usar outros electrodomésticos ao mesmo tempo sem díspar o quadro, basta colocar no carro a potência máxima que queres carregar.

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 08 out 2020, 10:27
por frankesousa
Só para ficar claro para os novos UVE, uma "wallbox" não é um equipamento especial, é apenas e só um EVSE "igual" ao que vem com o carro mas dentro de uma coisa presa na parede!

Como foi dito 150km diários são uns 27kWh de carga (já a contar com um consumo de 18kWh/100km) e para isso necessita de 27kWh/(230V*10A/1000)= 11h a 10A ou 27/(230*13/1000) = 9h a 13A ou 27/(230*16/1000) = 7h30 a 16A ou 27/(230*20/1000) = 5h50 a 20A

Não aconselho a passar de 20A de carga com potência contratada de 30A como tem (6.9kVA).

Se 10 ou 13A lhe chegarem (9h +- para carregar 150km) então é só ligar o EVSE do carro a tomada (uma boa tomada claro)!

Se 16A lhe chegar (7h30 para carregar os mesmos 150km) então é só trocar a tomada normal por uma CEE azul 16A (a instalação com 80% de certezas deve ser compativel, ou seja, já terá um disjuntor de 16A e fios de 2.5mm2 até à tomada atual) e comprar o adaptador tesla para encaixar no EVSE que vem com o carro.

Se quiser mais rápido, 20A (+- 6h para carregar 150km) então tem 2 opções. Instala uma wallbox seja tesla ou o EVSE inteligente que lhe indicaram em cima e tem de alterar a instalação electrica para fios de 4mm2 pelo menos. Claro que a mexer seria instalar fios de 6mm2 e podia ir até aos 30A se lhe apetecer.
É verdade que com o EVSE do carro e um adaptador CEE azul de 32A consegue a mesma potência, mas se se enganar e não limitar a potencia no carro vai fazer disparar o geral e o pior que pode acontecer (pelo menos eu não gosto) é acordar de manhã com o carro por carregar e a cerveja quente no frigorifico :lol: :lol:



Para ajudar mais indique, onde vive, é moradia ou apartamento, o carro carrega longe ou perto do quadro eléctrico principal.

Espero ter esclarecido algumas duvidas

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 08 out 2020, 10:48
por joaofigu78
VETL Escreveu:
07 out 2020, 23:20
Olá!
O eletricista deve garantir a existência de condutores com secção apropriada (diria 6mm2 mas dependerá da distância) desde o quadro até ao local de carga, deve garantir proteção desse circuito no quadro e instalar uma tomada industrial monofásica (pressupondo que será impossível o trifásico) de 32A.
Depois este equipamento tratará do resto sem stresses ou preocupações. Quer em ambiente monofásico ou trifásico, podem correr, saltar, fazer o pino e mais 30 por uma linha, que não encontrarão, na minha opinião, melhor solução.
Boas, Obrigado pelo feedback :) , não tinha visto esse tópico, parece me uma solução. vão me dar um orçamento para a semana e aproveito para questionar isso da Tomada e o tipo de cabo.

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 08 out 2020, 10:51
por rnlcarlov
frankesousa Escreveu:
08 out 2020, 10:27
Se quiser mais rápido, 20A (+- 6h para carregar 150km) então tem 2 opções. Instala uma wallbox seja tesla ou o EVSE inteligente que lhe indicaram em cima e tem de alterar a instalação electrica para fios de 4mm2 pelo menos. Claro que a mexer seria instalar fios de 6mm2 e podia ir até aos 30A se lhe apetecer.
É verdade que com o EVSE do carro e um adaptador CEE azul de 32A consegue a mesma potência, mas se se enganar e não limitar a potencia no carro vai fazer disparar o geral e o pior que pode acontecer (pelo menos eu não gosto) é acordar de manhã com o carro por carregar e a cerveja quente no frigorifico :lol: :lol:
Bem, se for pela opção do EVSE inteligente, ele até tem a opção "idiot-proof" (não é o nome real) :lol: , que basicamente detecta o consumo da casa e regular a potência de carga de forma a não ir o quadro abaixo.

Re: Ajuda - Carregamento em casa

Enviado: 08 out 2020, 11:02
por BrunoAlves
frankesousa Escreveu:
08 out 2020, 10:27
Só para ficar claro para os novos UVE, uma "wallbox" não é um equipamento especial, é apenas e só um EVSE "igual" ao que vem com o carro mas dentro de uma coisa presa na parede!
No outro dia encontrei isto
https://m.youtube.com/watch?feature=you ... MxB7zA-e4Y

Uma boa explicação disso mesmo 8-)