Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 17 set 2021, 13:07
Recentemente foi substituída a Drive unit frontal do meu TM3. Drive Unit refere-se a uma peça que engloba o inversor, motor e redutora, e quando qualquer uma das peças tem um defeito implica a substituição das 3.
No meu caso o "defeito" foi um ruído que o carro SEMPRE fez e que eu achava normal por ser semelhante ao que os Leaf também fazem, aquele "zumbido" elétrico. Só que depois de andar noutros TM3 AWD constatei (e outras pessoas que andaram no meu também notaram) que não é normal e então lá criei o pedido de assistência na App.
Passado umas 2 semanas lá passei pelo SC do Porto e tive oportunidade de mostrar num TD o tal ruído. Os funcionários da Tesla foram muito simpáticos e também acharam não ser normal, pelo que o carro ficou lá para avaliação durante a manhã... que se transformou na tarde pois fizeram uma ligação com o HQ na Holanda (salvo erro) para confirmar o problema e aprovar a solução. Problema esse que revelou ser a redutora e a solução, claro, a substituição da Drive Unit frontal!
Como estava prestes a ir de férias e precisava do carro, e não havendo problema em andar com o carro assim (afinal já tinha feito 61k km...) ficou agendado para deixar o carro no fim de agosto para a substituição da Drive Unit.
Infelizmente é uma operação que não fazem no Porto, pelo que tive de deixar o carro no Porto e eles depois trataram de o enviar para Lisboa via camião. Quando deixei o carro não tinham loaners disponíveis, o que foi uma chatice porque andar de Uber não é a mesma coisa... mas lá teve que ser até porque em princípio seria só até ao fim da semana, ficando a promessa de que se entretanto vagasse um loaner me contactariam. E assim aconteceu, passados 3 dias e depois de já ter gasto os 200€ de voucher Uber que me deram... eu bem avisei que lhes ia ficar caro! Fiquei com um TM3 AWD praticamente da mesma altura do meu, Mar de 2019.
A história não acaba aqui... a coisa atrasou e ao que parece a Drive Unit que estava em Lisboa revelou ter um defeito quando a iam montar e então tiveram de pedir uma nova, o que, claro, fez atrasar todo o processo mais umas 2 semanas. Tive ainda direito a uma troca de loaner pois necessitei de ir para Espanha num fim de semana, e o loaner original não tinha a documentação disponível para poder sair do país (penso que o registo de propriedade, mas é melhor deixar este assunto por aqui...). Deram-me então um novo loaner, um TM3 SR+ com jantes de 19''. Depois vou fazer uma apreciação ao SR+, que nunca tinha conduzido.
E finalmente o carro chegou e já não faz o tal ruído. Até me parece que faz menos ruído, mesmo a fundo, que os outros AWD que entretanto conduzi, incluindo o TMY MiC.
Apesar de estes atrasos, gostei da atitude da marca. Não tentaram sequer dizer que "é normal" o ruído, coisa que poderiam facilmente fazer pois não era algo assim tão evidente quanto isso, foram sempre simpáticos e tentaram resolver o que solicitei, nomeadamente a questão de necessitar de ir a Espanha.
No meu caso o "defeito" foi um ruído que o carro SEMPRE fez e que eu achava normal por ser semelhante ao que os Leaf também fazem, aquele "zumbido" elétrico. Só que depois de andar noutros TM3 AWD constatei (e outras pessoas que andaram no meu também notaram) que não é normal e então lá criei o pedido de assistência na App.
Passado umas 2 semanas lá passei pelo SC do Porto e tive oportunidade de mostrar num TD o tal ruído. Os funcionários da Tesla foram muito simpáticos e também acharam não ser normal, pelo que o carro ficou lá para avaliação durante a manhã... que se transformou na tarde pois fizeram uma ligação com o HQ na Holanda (salvo erro) para confirmar o problema e aprovar a solução. Problema esse que revelou ser a redutora e a solução, claro, a substituição da Drive Unit frontal!
Como estava prestes a ir de férias e precisava do carro, e não havendo problema em andar com o carro assim (afinal já tinha feito 61k km...) ficou agendado para deixar o carro no fim de agosto para a substituição da Drive Unit.
Infelizmente é uma operação que não fazem no Porto, pelo que tive de deixar o carro no Porto e eles depois trataram de o enviar para Lisboa via camião. Quando deixei o carro não tinham loaners disponíveis, o que foi uma chatice porque andar de Uber não é a mesma coisa... mas lá teve que ser até porque em princípio seria só até ao fim da semana, ficando a promessa de que se entretanto vagasse um loaner me contactariam. E assim aconteceu, passados 3 dias e depois de já ter gasto os 200€ de voucher Uber que me deram... eu bem avisei que lhes ia ficar caro! Fiquei com um TM3 AWD praticamente da mesma altura do meu, Mar de 2019.
A história não acaba aqui... a coisa atrasou e ao que parece a Drive Unit que estava em Lisboa revelou ter um defeito quando a iam montar e então tiveram de pedir uma nova, o que, claro, fez atrasar todo o processo mais umas 2 semanas. Tive ainda direito a uma troca de loaner pois necessitei de ir para Espanha num fim de semana, e o loaner original não tinha a documentação disponível para poder sair do país (penso que o registo de propriedade, mas é melhor deixar este assunto por aqui...). Deram-me então um novo loaner, um TM3 SR+ com jantes de 19''. Depois vou fazer uma apreciação ao SR+, que nunca tinha conduzido.
E finalmente o carro chegou e já não faz o tal ruído. Até me parece que faz menos ruído, mesmo a fundo, que os outros AWD que entretanto conduzi, incluindo o TMY MiC.
Apesar de estes atrasos, gostei da atitude da marca. Não tentaram sequer dizer que "é normal" o ruído, coisa que poderiam facilmente fazer pois não era algo assim tão evidente quanto isso, foram sempre simpáticos e tentaram resolver o que solicitei, nomeadamente a questão de necessitar de ir a Espanha.