Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

mafgod
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mafgod » 18 jun 2021, 21:54

Engraçado que a Nissan nos primeiros Leafs tinha a opção de carregar até 80% e retirou, mantendo o mesmo tipo de refrigeração de bateria, ou seja, nenhum, e a VW, com baterias refrigeradas aconselha os clientes para carregar apenas até 80% :)
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Apr » 18 jun 2021, 22:26

pbaptista Escreveu:
18 jun 2021, 21:46
Carregar a potências mais baixas diminui a degradação, ou seja carregar a 16A degrada menos do que carregar a 30A?
No pack de tração é negligenciável, mas nos componentes ativos, OBC etc é o dobro do tempo que ficam ligados, por isso a não ser que haja uma razão válida para carregar lento (limitação potencia disponivel, poupar $$ a carregar apenas com solar, horário com muito consumo, etc ) quanto mais rápido melhor e mais eficiente.

Ainda no outro dia contaram-me que um tm3 gasta 400W-450W quando está online, visto no scanmytesla, são quase 2A de consumo residual, a carregar a 5A, 35% - 40% da energia gasta para carregar são perdas. Consegues confirmar isto com o teu OBD mjr?

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2021, 22:29

pbaptista Escreveu:
18 jun 2021, 21:46


Carregar a potências mais baixas diminui a degradação, ou seja carregar a 16A degrada menos do que carregar a 30A?
Carregar a 16A ou 30A numa bateria automóvel atual é para todos os efeitos igual ao nível da degradação, exceto talvez em condições extremas de temperatura baixa (abaixo de -20C). É em potências "a sério" que esse efeito acontece a temperaturas normais. Diria que de 0.3C para cima, o que numa bateria de 80kW.h corresponde a 24kW de potência de carga. Hoje em dia as baterias estão bem protegidas para este tipo de degradação, mantendo-a a um nível muito baixo. Isto é conseguido com modelos avançados da química da bateria, onde a corrente máxima de carga para cada SOC e temperatura (e até o tempo a correntes elevadas) é definida.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2021, 22:32

Apr Escreveu:
18 jun 2021, 22:26

Ainda no outro dia contaram-me que um tm3 gasta 400W-450W quando está online, visto no scanmytesla, são quase 2A de consumo residual, a carregar a 5A, 35% - 40% da energia gasta para carregar são perdas. Consegues confirmar isto com o teu OBD mjr?
Desminto categoricamente :D

Com o SMT e o carro a carregar vi potências de 90-100W no conversor CC/CC, após um valor inicial de 200-300W antes de o carro "adormecer". Steady state são estes 90-100W, que devem ter a ver com alguma bomba circuladora para refrigerar o carregador.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Apr » 18 jun 2021, 22:43

O carro nao adormece quando está a carregar, vou confirmar no telsamate.

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Apr » 18 jun 2021, 23:08

Imagem

O carro começou a carregar as 22h, passado 1h o estado é online/charging, dizes tu que neste estado o consumo é de 90-100w? O Sentry Mode pode influenciar negativamente o consumo mas sozinho nao creio que justifica os restantes 300W.

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2021, 23:15

Logo após fechar o carro:

Imagem

Passado uns 2 minutos, com o carro ligado à App:

Imagem

Sentry Mode ligado, após alguns minutos de fechar o carro:

Imagem
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Apr » 18 jun 2021, 23:24

Ok parece bem agora fiquei com vontade de ter uma cena dessas também :-)

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 18 jun 2021, 23:27

Atualizei o post com o consumo em sentry mode.

De notar que nenhuma destas imagens é com o carro a carregar. Uns 10 minutos depois de fechar o carro o contactor abre e perde a ligação com o SMT.

Esta é a carregar, após os 2 minutos de fechar o carro:

Imagem

O valor vai variando, mas anda pelos 100W. Ouve-se uma bomba circuladora, seja a carregar ou não, deve ser isso a gastar mais o MCU em modo low power a comunicar.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por pbaptista » 19 jun 2021, 00:45

mafgod Escreveu:
18 jun 2021, 21:54
Engraçado que a Nissan nos primeiros Leafs tinha a opção de carregar até 80% e retirou, mantendo o mesmo tipo de refrigeração de bateria, ou seja, nenhum, e a VW, com baterias refrigeradas aconselha os clientes para carregar apenas até 80% :)
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?
Carregar até 80% se não precisar de mais, mas se carregar mais, sair logo com o carro, daí eu ter a opção de configurar que quero o carro a x% há hora que eu quiser.
Já carreguei 3x acima dos 80% (até aos 100%) e sai passado alguns minutos, sou muito cumpridor das instruções... :D
Sim, o ID.3 tem a opção de configurar uma percentagem mínima assim que ligo o carregador ao carro e também a opção de limitar o máximo, penso que com intervalos de 10%.
É muito flexível, permite ter vários locais de carga em simultâneo e supostamente pela localização sabe qual o que deve usar (ainda não testei em localizações diferentes já configuradas, visto só ter uma que é a minha casa), mas tem alguns bugs, presumo que entretanto seja lançada uma actualização que corrija os bugs, para já estupidifiquei o carro e uso a "inteligência" do carregador do APR. :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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