Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 18:29

1 Abril 2016

A expectativa era muita, a Tesla ia revelar o seu modelo "acessível às massas".

Madrugada adentro, mesmo ensonado e com o livestream a falhar, não foi possível ficar indiferente à proposta da Tesla.
346km (215milhas) de autonomia, com acesso aos superchargers, por 35000$ e ainda por cima com um design que me agradou!

Após algumas horas de reflexão fiz a reserva.
Já tinha o Fluence ZE há 1 ano, por isso já tinha percebido bem quais as limitações de um VE de primeira geração.
Além da baixa autonomia e da notória degradação da bateria, devido ao clima quente onde vivo, a rede pública de carregamento revelou-se um desastre absoluto.

O único modelo disponível na altura que poderia satisfazer parcialmente as minhas necessidades era o Model S, mas é um carro muito grande e o preço (mesmo usado) está completamente fora das minhas possibilidades.

Uma autonomia acima dos 300km e acesso aos Superchargers, aliados à pouca degradação das baterias Tesla convenceram-me a fazer a reserva do Model 3.
A previsão para entrega dos primeiros Model 3 era para final de 2017 e começavam a surgir propostas de outras marcas para VE's com autonomias grandes pelo que ainda poderia vir a mudar de opinião.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 18:40

Maio de 2016

É apresentado oficialmente o Chevrolet Bolt EV.

Com uma bateria de 60kWh (com controlo térmico), uma autonomia de pelo menos 320km, carregamento CCS 100kW e um tamanho adequado às minhas necessidades parecia uma boa alternativa ao Model 3.

Houve no entanto logo 3 factores que me deixaram de pé atrás:
- É GM, uma companhia que tudo fez para atrasar a chegada dos VE's
- O preço de 37500€, mais caro que o Model 3
- A GM desresponsabilizou-se completamente da rede de carregamento, dizendo que os fabricantes de carros não vendem gasolina

Fiquei a aguardar a eventual chegada deste modelo a Portugal como Opel Ampera-E.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 18:59

Setembro 2016

Apresentado o Renault ZOE 40.

Ainda à espera de mais detalhes sobre o Model 3, e com o Chevrolet Bolt a dar os primeiros passos mas sem previsões para Portugal, a Renault apresenta uma bateria de 40kWh para o ZOE.
Apesar de ser um carro pequeno conseguiria usá-lo como primeiro e único automóvel cá em casa.

No entanto vários factores levaram-me a colocá-lo imediatamente de parte:
- Bateria alugada: já tendo a experiência de ter bateria alugada no Fluence ZE, experiência da qual só posso dizer mal, o facto da Renault só comercializar (inicialmente) o ZOE com aluguer de bateria era logo factor eliminatório
- Carga semi-rápida AC: O carregador camaleão 22 ou 43kW não me convence, além de necessitar de mais de 1 hora para repor 80% da bateria o carregador é bastante sensível a perturbações na energia eléctrica e extremamente ineficiente quando em carga monofásica a baixas correntes (carga em casa com fotovoltaicos)
- É Renault: infelizmente a minha experiência com a Renault e respectivos concessionários tem sido muito má, mesmo que o Model 3 venha a ter problemas como tiveram os primeiros Model S e Model X a atenção ao cliente da Tesla está a anos-luz da Renault
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 19:29

Janeiro de 2017

Chevrolet Bolt EV

Os primeiros proprietários do Chevy Bolt's começam a relatar as suas experiências.
Apesar de anunciado carregamento CCS até 80kW parece que isso só acontece durante pouco tempo.
A partir dos 50% de SOC a potência de carga desce significativamente e para carregar dos 0 aos 80% é necessário pelo menos 1 hora.
O consumo em velocidade de auto-estrada também deixa um pouco a desejar, mas isso já era esperado face ao design.

A GM continua sem investir um tostão em infraestrutura de carregamento e a versão com volante à direita foi definitivamente posta de parte.

Neste momento o Opel Ampera-E ainda está na lista de concorrentes ao Model 3 mas continuo a aguardar novidades sobre a chegada a Portugal e mais detalhes sobre o Model 3.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 19:39

Março de 2017

GM vai vender Opel e Nissan anuncia novo Leaf

A GM prepara-se para vender a Opel à PSA, para já diz-se que não vai afectar o Ampera-E pois o modelo é anterior ao negócio, no entanto continua sem se saber quando vai chegar a Portugal.

A Nissan anunciou que vai revelar o novo Leaf em Setembro de 2017 e estará à venda antes do final do ano.
Parece que poderá ser um concorrente ao Model 3 já que se fala numa bateria de 40kWh.

Fico a aguardar mais detalhes sobre o novo Leaf e sobre o futuro do Ampera-E.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 19:55

Julho de 2017

Tesla revela versões e preços do Model 3

Em mais um evento com livestream pela noite adentro a Tesla revela os detalhes em falta sobre o Model 3.
A versão base terá 354km (220 milhas) de autonomia com preço a partir dos 35000$. Confirma-se que o Model 3 será um carro rápido (nunca foi factor preponderante para mim) e haverá uma versão com maior autonomia, além dos tradicionais pacotes premium e autopilot.

Os primeiros Model 3 são entregues a funcionários da Tesla e, como já era esperado, são versões bem "artilhadas" com o pacote premium e a bateria grande.

Face às minhas condições financeiras a versão base sem extras é a única que poderei alcançar.
Utilizando o mesmo factor de conversão entre o Model S nos E.U.A. e em Portugal estimo que o valor final a pagar seja de 42000-43000€

Com o Opel Ampera-E enrolado nos negócios GM/PSA parece que só mesmo o novo Leaf poderá ser uma alternativa ao Model 3.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 20:48

Setembro de 2017

Apresentado o novo Leaf

Os rumores já davam como certa uma bateria de 40kWh e isso confirmou-se.
O novo Leaf é uma grande evolução do modelo anterior. A estética é muito melhor e vem equipado com bastante tecnologia, será certamente o carro ideal para muitas pessoas.

Passou por isso a integrar a minha lista de candidatos a próximo VE.

Depois de ver mais detalhadamente as especificações comecei a ficar com algumas dúvidas.
- A carga rápida é ChaDeMo 50kW, o que me parece um pouco curto para uma bateria de 40kWh e não vai de encontro ao standard europeu CCS
- A bateria não tem arrefecimento activo, para mim este é um pormenor muito importante pois vivo numa região muito quente, mais do que limitar a potência de carga em viagem preocupa-me pela questão da degradação à qual sou muito sensível (talvez demasiado devido ao Fluence ZE)

Em Setembro de 2017 a rede pública de carga em Portugal continua a ser uma anedota. Os 250km de autonomia do novo Leaf já deixam respirar, mas em viagens grandes ficamos dependentes da rede pública.

Neste momento integram a minha lista o Model 3, o novo Leaf e o Opel Ampera-E está por um fio.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 21:31

Dezembro de 2017

Começam as entregas do Model 3, Ampera-E kaput

Apesar da quantidade insana de artigos e comentários em diversos sites e nas redes sociais sobre o futuro da Tesla e como as coisas estão a correr mal os primeiros clientes reais (não empregados da Tesla e SpaceX) começaram a receber o Model 3.
Surpreendentemente a Tesla cumpriu com o prazo anunciado durante a apresentação em 1 de Abril de 2016.
A quantidade de carros entregues e o tempo que vai levar a "despachar" a fila de encomendas é que ainda é muito incerto.

Se a minha escolha for para o Model 3 já decidi qual a configuração. Como já tinha dito antes vou para a versão base sem extras...

Bem, afinal parece que vou optar por um extra, a cor branca. :?
Parece-me ridículo ter de pagar extra por um carro branco :snooty:

Entretanto o Ampera-E saiu da minha lista. Com a venda da Opel à PSA o futuro do Ampera-E é incerto. O preço aparentemente aumentou e até os concessionários na Noruega deixaram de aceitar encomendas.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 04 mar 2018, 21:48

Fevereiro de 2018

Model 3 chega ao público em geral, Leaf 60kWh ???, Superchargers em Portugal

Com as pessoas que esperaram na fila em 30 de Março de 2016 a desesperarem pelo Model 3 eis que começam a ser entregues os primeiros Model 3 ao público em geral, isto é, a quem não é já proprietário de um Tesla.
A previsão das primeiras entregas na Europa está para início de 2019. Ainda tenho bastante tempo para tomar uma decisão ponderada.

Entretanto é dada como certa a introdução de uma bateria de 60kWh para o novo Leaf em 2019.
A acontecer perto do prazo de entrega para o Model 3 em Portugal será uma decisão a ter em conta.
No entanto, para o novo Leaf com bateria de 60kWh ser uma escolha válida para mim terá de:
- Ter arrefecimento activo da bateria
- Ter carregamento superior a 50kW (de preferência CCS)

Pelo facto do novo Leaf de 40kWh não ter arrefecimento activo da bateria e da rede de Superchargers ter chegado a Portugal, neste momento, mantenho o Model 3 como o meu próximo VE.

O facto da rede mobi.e estar pela rua das amarguras e de não parecer haver uma estratégia real para termos uma rede pública em condições, faz com que os carros da Tesla, com acesso aos superchargers, tornem a experiência de ter um VE em algo tranquilo e simples.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Flyer » 04 mar 2018, 22:14

alexmol Escreveu:Fevereiro de 2018

Model 3 chega ao público em geral, Leaf 60kWh ???, Superchargers em Portugal

Com as pessoas que esperaram na fila em 30 de Março de 2016 a desesperarem pelo Model 3 eis que começam a ser entregues os primeiros Model 3 ao público em geral, isto é, a quem não é já proprietário de um Tesla.
A previsão das primeiras entregas na Europa está para início de 2019. Ainda tenho bastante tempo para tomar uma decisão ponderada.

Entretanto é dada como certa a introdução de uma bateria de 60kWh para o novo Leaf em 2019.
A acontecer perto do prazo de entrega para o Model 3 em Portugal será uma decisão a ter em conta.
No entanto, para o novo Leaf com bateria de 60kWh ser uma escolha válida para mim terá de:
- Ter arrefecimento activo da bateria
- Ter carregamento superior a 50kW (de preferência CCS)

Pelo facto do novo Leaf de 40kWh não ter arrefecimento activo da bateria e da rede de Superchargers ter chegado a Portugal, neste momento, mantenho o Model 3 como o meu próximo VE.

O facto da rede mobi.e estar pela rua das amarguras e de não parecer haver uma estratégia real para termos uma rede pública em condições, faz com que os carros da Tesla, com acesso aos superchargers, tornem a experiência de ter um VE em algo tranquilo e simples.
x2 concordo plenamente com tudo; e a opção do novo Hyundai Kona?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”