Porque não reservei um Model 3?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por alexmol » 07 abr 2016, 20:21

De todos os problemas que a Tesla pode ter, o número de reservas do model ≡ parece-me o melhor dos problemas!

Há que ter em conta que muitas das reservas não se vão traduzir em encomendas efectivas, seja por surgirem outras alternativas credíveis mais cedo, seja pelo facto de muitas pessoas apenas quererem demonstrar que concordam com o que a Tesla está a fazer e mais tarde vão pedir a devolução da reserva.

Se o número de reservas excedeu o previsto, e a Tesla não mudar os planos que tinha, não vem grande mal ao mundo (da Tesla).
A fila de espera será maior, mas o modelo de negócio poderá ser o mesmo e até poderá vir o tal cash flow positivo pelo qual os investidores tanto anseiam.
A questão para os gestores é se é preferível investir mais agora e correr maior risco no futuro, ou investir menos e possivelmente perder clientes que entretanto vão para outras marcas por não poderem esperar.

Eu continuo a achar que a rede supercarregadores só vai ser grátis para os modelos premium da Tesla (S e X) ou para quem compre essa opção como extra.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por mjr » 07 abr 2016, 23:12

Sobre os SC eu penso que o seu uso será sempre gratuito a proprietários Tesla com SC ativado. Ou seja poderá ser uma opção carregar em SC, mas será uma opção one shot. Não estou a ver a Tesla a complicar com pagamentos de carregamentos individuais. Quando muito poderá ser um fee anual, mas duvido que o faça.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por mjr » 07 abr 2016, 23:48

Os SC não, mas o carro pode perfeitamente ter. Mas duvido que o façam.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por ricardot » 08 abr 2016, 10:35

Se o carro chegasse cá por 35mil € era uma coisa mas não vai acontecer .
Espero que o Leaf em 2018 já anuncie uns 300/350kms de autonomia por uns verdadeiros 30mil€

Claro que adorava ter um model S ,mas seria só pela performance e autonomia ,porque eu não me vejo comprador de um carro do gênero de um class S , serie 7 ou A8.

Para quem estiver a pensar comprar um class C/E , A4/6 ou serie 3/5 etc faz muito bem em ponderar um model 3
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

PedroSantos
Mensagens: 103
Registado: 22 jul 2015, 16:03
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por PedroSantos » 08 abr 2016, 12:47

alexmol Escreveu: Há que ter em conta que muitas das reservas não se vão traduzir em encomendas efectivas, seja por surgirem outras alternativas credíveis mais cedo, seja pelo facto de muitas pessoas apenas quererem demonstrar que concordam com o que a Tesla está a fazer e mais tarde vão pedir a devolução da reserva.
Repara, mesmo considerando um total de apenas 300.0000 reservas reais APÓS o 2º evento de apresentação - um cenário relativamente pessimista, hoje são 325.000 e o valor vai continuar a aumentar. Com a apresentação do 2º evento do Model 3 no próximo ano, e se tudo correr bem, não é complicado prever que as reservas irão facilmente aumentar ainda mais.

Mas mesmo este número é cerca de 2X mais do que aquilo que a Tesla planeava. Não há hipótese alguma que este facto não seja disruptivo.
alexmol Escreveu: Se o número de reservas excedeu o previsto, e a Tesla não mudar os planos que tinha, não vem grande mal ao mundo (da Tesla).
A fila de espera será maior, mas o modelo de negócio poderá ser o mesmo e até poderá vir o tal cash flow positivo pelo qual os investidores tanto anseiam.
A questão para os gestores é se é preferível investir mais agora e correr maior risco no futuro, ou investir menos e possivelmente perder clientes que entretanto vão para outras marcas por não poderem esperar.
Não é bem assim. A Tesla tem que mudar os planos e para os mudar vai precisar de aumentar o investimento.

Mantendo o plano actual (sem mexer nada) e supondo que o Model 3 está em produção em final de 2017, e considerando apenas as tais 300.000 reservas, estas iriam demorar pelo menos até 2020 a serem entregues e satisfeitas (segundo o plano actual). Nos EUA há um "problema" que a Tesla precisa de gerir com muita atenção, que é o nº total de carros que permite ter acesso aos incentivos federais e do estado (cerca de $10.000) e que se situa nas 200.000 unidades por marca. Depois de atingido este número, o valor destes incentivos diminuem progressivamente - "apenas" 50% se forem adquiridos no primeiro semestre do momento que a marca chegar aos 200.000 e 25% no 2º semestre.

Prevê-se que a Tesla chegue a este valor (contando apenas o mercado americano ) algures entre 2017 e 2018 o que significa que, se tudo correr bem (e continuo a dizer que este é um grande "se"), será também no auge da produção do Model 3 com o S e o X a serem produzidos previsivelmente na máxima capacidade possível também. Por esta razão irá haver uma grande corrida pelo acesso a estes créditos e não tenho dúvidas que será num ápice que a Tesla chegará às 200.000 unidades. Vai ser também um momento que irá deixar vários (muitos?) clientes "insatisfeitos" por não conseguirem ter acesso ao incentivo. E aliás, grande parte das reservas actuais são de pessoas que querem garantir um lugar na fila dos incentivos a 100%....

A seguir a esse momento, haverá muita gente que provavelmente irá considerar outras marcas de forma a obter os créditos a 100%. Será também numa altura que deverá haver mais oferta no mercado, o que irá colocar a Tesla com uma tremenda desvantagem e por isso, para conseguir resistir, a Tesla precisará de conseguir encontrar "outras armas" para lutar no mercado americano.

Ou seja, se a Tesla quiser que o Model 3 seja mesmo um sucesso vai ter que garantir que consegue que o máximo de clientes deste modelo consigam obter os incentivos. Não sei como fará depois em relação à distribuição destes entre os Model S/X e o 3 mas alguma forma terá também que existir.

A implicação imediata deste facto, é que isto também significa que haverá prioridade máxima para o mercado americano até a Tesla atingir as 200.000 unidades...o que significa que o Model 3 na Europa e nos outros mercados poderão demorar ainda mais tempo para chegar. Isto se entretanto não existirem alternativas, como a criação de mais fábricas para satisfazer as encomendas. Mas, mais fábricas implicam mais dinheiro...e tempo. Duas coisas que a Tesla não tem muito...

Por isso a Tesla não poderá ficar quieta de forma absolutamente nenhuma sob o risco de ver as outras marcas a aproveitarem-se destas fragilidades e ver fugir clientes do Model 3 tanto no mercado americano com nos outros mercados por consequência.
alexmol Escreveu: Eu continuo a achar que a rede supercarregadores só vai ser grátis para os modelos premium da Tesla (S e X) ou para quem compre essa opção como extra.
Sim, neste momento já é a minha opinião também. Não a era anteriormente e acredito até que quando o Elon Musk referiu que a os SC eram "standard" era com a intenção de serem "free". Mas quando viram o número de reservas a aumentar para este níveis, preferiram ser cautelosos e repensar toda a situação (daí também a mudança na página da Tesla para os SC e a referência apenas de "Capable").

Ou seja, a confirmar-se estes nºs teremos uma grande quantidade de clientes do Model 3 a virem a usar a rede de SC até 2020 e se já há problemas de sobrelotação em alguns SC nos EUA (assim como alguns "abusos"), o problema iria naturalmente piorar por uma ou várias ordens de grandeza se a sua utilização fosse sem custos.

Por isso, acho que a melhor forma de controlar o uso será através do custo de utilização. E tenho algumas dúvidas sobre se este custo terá a forma de uma "flat free" e ser um "extra" como foi como o S60. É que se for assim, não tenho dúvidas que irá haver uma grande quantidade de clientes que mesmo assim irão optar por adquiri-lo e isso continuará a não permitir controlar a utilização da rede.

Se o objectivo for controlar o uso, faz mais sentido que cada carga tenha um custo associado. Talvez até um custo de carga "dinâmico" para ser possível, por exemplo, aumentar o preço quando um SC for muito "popular" e estiver mais vezes lotado do que outros numa determinada área. Ou o custo incrementar consoante a utilização do mesmo SC num determinado período de tempo.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por alexmol » 08 abr 2016, 17:17

rdias Escreveu:Os superchargers não tem nenhum mecanismo para cobrança. Não foram pensados para tal.
Claro que têm! Então como se distinguiam os model S com SC activado e os que não o tinham?
Os postos de carregamento lêem o VIN do carro e consultam a base de dados para ver se estão autorizados.

O pagamento por kWh ou tempo é muito fácil de implementar, pois fica registado quanto tempo e kWh cada VIN carregou, depois é só debitar isso no cartão de crédito.

Em alternativa pode haver packs pré-comprados de tempo ou kWh, muito fácil de implementar.
rdias Escreveu:Os supercarregadores nunca serão a pagar. E o Elon Musk não volta com a palavra atrás. Tem de mudar se CEO para os supercarregadores serem a pagar.
Eu continuo a apostar um almoço que a versão base do model ≡ não vai ter SC ilimitado incluído.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por Flyer » 08 abr 2016, 17:48

Sinceramente acho que estão a menosprezar o Musk..
O homem há-de arranjar solução. ;)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por Orlando » 08 abr 2016, 19:03

Flyer Escreveu:Sinceramente acho que estão a menosprezar o Musk..
O homem há-de arranjar solução. ;)
Conheces aquela sensação de querer trabalhar à velocidade da luz e o pessoal ao teu lado não percebe o que é para fazer?
E quando explicas já é tarde?
É o que o Musk deve estar a sentir
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

PedroSantos
Mensagens: 103
Registado: 22 jul 2015, 16:03
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por PedroSantos » 08 abr 2016, 20:11

rdias Escreveu:Os supercarregadores nunca serão a pagar.
E o Elon Musk não volta com a palavra atrás. Tem de mudar se CEO para os supercarregadores serem a pagar.
rdias,

Infelizmente há bastantes coisas que o Elon Musk já disse e que depois acabou por ser diferente...as opiniões e as situações mudam consoante a realidade também muda. Nada é "escrito em pedra" e mal seria se um qualquer CEO não se adaptasse a novas realidades. E não tenhas dúvidas que este nível de reservas para o Model 3 é uma "nova realidade".

Quanto a questão dos SC não estarem "preparados" isso, como já foi aqui dito e bem, é muito fácil de alterar e implementar. Não irá ser por uma questão técnica que não será feito também.

A situação que coloquei é apenas a minha opinião fundamentada em alguns indícios e dados actuais. Veremos como realmente será no próximo ano. Pessoalmente se os SC forem mesmo "free" para o Model 3, só posso ficar agradecido :)

Mas esse é apenas "um" dos problemas que a Tesla terá que resolver até à apresentação do 2º evento do Model 3. E se calhar até é o menor dos problemas....

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por alexmol » 08 abr 2016, 22:08

rdias Escreveu:Alexandre, hoje em dia não tem nenhum mecanismo é nunca foi pensado para tal.
Alterar é fácil, mas tal não vai acontecer.
Isso é que era bom! Ahahahaha :D

É óbvio que tem!

O pessoal do DiY já está com o protocolo de supercharging praticamente crackado, mas os postos pedem um VIN e se a resposta não for de um Tesla existente não deixam carregar.
Se não fosse assim já havia outros carros a carregar nos SC pois as tensões são compatíveis com outras marcas e pode-se pedir mais ou menos corrente.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”