Porque não reservei um Model 3?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por migle » 15 dez 2018, 00:38

mjr Escreveu:
14 dez 2018, 16:48
É diferente Bruno... tu és consumidor final por isso não podes deduzir IVA.
Desculpem continuar, mas a distinção... Bem sabemos que há profissões onde se pode optar à vontade entre ser um trabalhador por conta de outrem ou uma empresa de prestação de serviços, e passar deduzir o IVA de todas as despesas... E aí, como se distingue o que é uso pessoal de uso comercial? A falsa empresa (tal como há falsos recibos verdes em prejuízo do contratado, também há em benefício) todos os dias quando se dirige para o seu local de trabalho usa o seu automóvel profissionalmente, enquanto que um trabalhador por conta de outrem faz o mesmo, mas o carro é pessoal...

Já foi pior. Pelo menos hoje nos carros são apenas os VE. Menos mal.

Mas eu queria falar no Model 3. Fui ali comprar brinquedos ontem (desilusão, não valeu a deslocação), e acabei por dar uma pequena olhada no Model 3.

A minha impressão foi boa. Na realidade, pensei que fosse outra grande banheira à americana e não é. O carro tem um tamanho bastante aceitável. A dimensão do volume da frente é semelhante à do Ioniq, a dimensão do habitáculo é idêntica, a mesma altura, largura, comprimento, e apenas o volume traseiro, da bagageira, é bastante maior, é aí que estão os centímetros extra. É, naturalmente, muito mais vistoso, principalmente naquela cor vermelha de 2700€.

Então, porque é que não reservei um Model 3? E será que hoje, continuo a não reservar? Na maior parte, as minhas razões não são racionais.
  • Acima de tudo, eu queria um VE logo. Não queria esperar 2 anos pelo M3 nem mesmo 1 ano pelo novo Leaf. E até fiz mal as contas, não pensei que o novo Leaf ia surgir logo inicialmente a preço de desconto, ao preço que o antigo de saída estava a ser vendido. Um ano teriam sido muitos € de gasolina também.
  • A etiqueta dos $35000 (cá, eventualmente, uns 34000€+IVA) pareceu-me que teria sempre algum senão. A Tesla é uma marca com enorme potencial para vender com um premium acima dos concorrentes. Como posso compreender que desbarate esse potencial? Então vemos uma cor atingir 2700€, e o protelar, até eventualmente esse preço não ser assim tão fantástico face à concorrência. Os $35000, a mim e a muita gente, pareceram "too good to be true". Mas compreendo que vai surgir.
  • Medo de outros custos escondidos. Não podemos dar tudo no preço de aquisição. Se compramos um carro, convém termos meios de cuidar dele, fazer a manutenção, comprar peças, etc, etc. Como é natural, montes de peças e serviços na Tesla vão ser mais caros do que em marcas mais normais. Não ia querer ser como tantos Mercedes e BMWs que se vêm, que nunca põem os pés na marca porque é cara, e muitas vezes andam por aí com pneus carecas. Tem de haver um equilíbrio.
  • Demasiado carro para o meu gosto. Banheira, demasiado vistoso. Eu, como a maior parte dos europeus, prefiro um segmento B ou C se tiver mesmo de ser por causa do espaço. Foi preciso habituar-me ao Ioniq.
  • Um argumento que houve, que foi tipo "walk the extra mile" porque depois seria um carro para a vida... Temos tantas indicações de grandes evoluções na tecnologia de baterias no princípio da próxima década, como baterias de estado sólido, a eventualidade de baterias que sofrem muito pouca degradação com o uso.... Essas baterias é que eu quero, por essas é que eu espero. O Model 3, que é um óptimo carro, ainda tem as baterias de hoje.
Foi um erro da minha parte? Não estou nada preocupado, porque penso que ainda é possível reservar o Model 3, e chegará o tempo em que terá apenas a fila de espera de poucos meses como todos os VEs. Ou seja, não ser um reservante do primeiro dia, não me impede de um dia ponderar o Model 3 com as outras opções.

Não perdi nada, e ando de VE. Estou bastante satisfeito, e neste momento, não trocava. Não seria o desempenho (o VE actual já o tem em excesso), nem mesmo a autonomia adicional. Não seria a longevidade, porque isso não faria sentido.

Se eu me tivesse metido num VE temporário, talvez com um contrato de leasing, eventualmente saía-me mais caro o carro, e talvez tivesse de imputar esse custo adicional à opção que tinha feito.

Daqui a uns 9 anos, quando trocar de carro (ou talvez daqui a 7, quando a minha mulher trocar de carro), todas as opções estão em cima da mesa. Mas sou capaz de olhar com fascínio para o sistema de infotainment e a integração de serviços de um Tesla, e não o desejar para mim. São coisas diferentes.

A minha mulher, não sei... Mas para ela teria de ser o X e para esse não haverá mesmo dinheiro, portanto...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por migle » 22 dez 2018, 01:22

Eis outra razão para não encomendar o Model 3. Seria demasiado fácil! Qual seria então a dificuldade de fazer viagens? A necessidade de planeamento?
Onde estaria a graça?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por Flyer » 22 dez 2018, 10:44

migle Escreveu:
22 dez 2018, 01:22
Eis outra razão para não encomendar o Model 3. Seria demasiado fácil! Qual seria então a dificuldade de fazer viagens? A necessidade de planeamento?
Onde estaria a graça?
:) :)
já quase começo a sentir saudades do tempo em que tinha o fluence e passava 6 horas em Beja a caminho de Faro... :D :D :D
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por migle » 22 dez 2018, 13:18

:D isso também não...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por rimsilva » 27 dez 2018, 11:50

migle Escreveu:
15 dez 2018, 00:38
  • A etiqueta dos $35000 (cá, eventualmente, uns 34000€+IVA) pareceu-me que teria sempre algum senão. A Tesla é uma marca com enorme potencial para vender com um premium acima dos concorrentes. Como posso compreender que desbarate esse potencial? Então vemos uma cor atingir 2700€, e o protelar, até eventualmente esse preço não ser assim tão fantástico face à concorrência. Os $35000, a mim e a muita gente, pareceram "too good to be true". Mas compreendo que vai surgir.
Acho estranho que ainda hoje se pense que esta "etiqueta" seria algo real e possivel de atingir em 2018, mesmo dando o desconto dos fanatismo com as marcas automóveis e o devido desconto com a justificação que estes valores seriam para o mercado dos EUA antes de impostos, sendo o preço na europa sempre superior (na casa dos 40k).

O objectivo era sem sobra de duvidas outro, gerar reservas, "coverter" algumas reservas em compras de TMS e TMX e criar uma onda de sensacionalismo, tornando o TM3 um objecto de desejo. A meu ver foi conseguido, não de uma forma perfeita, mas foi.

O TM3 passou a ideia de que iria tornar a ME acessivel a (quase) todos, não o é.

Passou a ideia que seria o primeiro e unico, VE com bateria de 60 kWh (na casa dos 500km de autonomia) a um preço mais acessivel, não o é.

Apesar de tentar passar a ideia da aquilo que não é, e custando perto de 60k, não deixa de ser uma grande mais valia para o crescimento da ME, num segmento (de preço) um pouco mais abaixo daquilo que a Tesla representava até aqui.

Se até ao final de 2019, surgir alguma versão mais económica, na ordem dos 50k, considero que serão boas noticias.

2019 não será o ano da massificação e muito menos que seja a Tesla a conseguir esse feito, quando chegar a um patamar abaixo dos 30k (para uma bateria de 50/60 kWh), não será a unica marca no mercado.

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por Gameiro101 » 27 dez 2018, 17:29

Com a Tesla a produzir cerca de 1.000 Model 3 por dia, para o ano a produção será superior a 300.000 unidades, ou seja cerca do mesmo que foi produzido para a primeira versão do Leaf, estamos perto da massificação dos VE.

O model 3 de 35.000 dolares, que deve ficar entre os 42/43k€ em Portugal, não deixa de ser um preço apelativo, mas o mesmo só vai ser vendido quando secarem as encomendas dos LR/performance, basta ver que nos EUA já lancaram o mid-range, para manter as vendas até exportarem para a Europa, mas com menos reservas no pipeline e com perda de parte do subsidio federal nos EUA, vais descer dos 7.500dls para os 3500dls, a Tesla vai ter de iniciar as vendas do Short-range aposto e meados do ano para os EUA e talvez ultimo trimestre para a Europa.

Para 2020, devem reduzir as vendas do Model 3 e lançam o Model Y para manter a Gigafactory a funcionar a todo o gás.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por migle » 27 dez 2018, 21:00

É inimaginável que não venha a aparecer um Model 3 com um preço antes de impostos ou incentivos na casa dos 35000. É óbvio que o Elon Musk não vai perder a face.

Os meios da Tesla, a nível financeiro, são extraordinários. Lembrem-se quantos anos estiveram a Google e o Facebook a perder dinheiro, a trabalhar apenas para a imagem. É preciso ter por trás investidores que aguentam isso durante anos a fio. Isso não está ao alcance dos outros construtores automóveis.

Ao ritmo que se está a produzir, dá qualquer coisa como um quarto de milhão por ano e ainda podem aumentar. Se pensarmos que os maiores construtores mundiais vendem 9 milhões por ano, todos os modelos juntos, carros, carrinhas, pickups e pesados, esse quarto de milhão, um só modelo, é um número gigantesco.

Sim, claro que vai vender nos 35k, quando escassearem as encomendas por 50k...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por nbairro » 28 dez 2018, 11:48

única razão que, a mim me, impede a compra de um Tesla 3 ou qualquer outro Tesla é o preço que eles custam, ponto final.
O resto é desculpas esfarrapadas.

Tivéssemos nós a possibilidade de comprar um model 3 por 30k ou 35k e nem valia pena olhar para os outros que andam aí, todas as pessoas que compram VE conhecem os Teslas e todos gostavam de ter um mas por enquanto vão se contentando em ter um VE mais fraquinho/baratinho até ao dia que possam comprar um Tesla e ficam contentes na mesma eu incluído.

Daqui a mais 2 aninhos já deverá existir concorrencia a sério mas vai ficar sempre a faltar os postos de carregamento que Tesla...até lá vou rezando ou pelo euromilhões ou por um Tesla 3 barato...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por rimsilva » 28 dez 2018, 12:36

Gameiro101 Escreveu:
27 dez 2018, 17:29
Com a Tesla a produzir cerca de 1.000 Model 3 por dia, para o ano a produção será superior a 300.000 unidades, ou seja cerca do mesmo que foi produzido para a primeira versão do Leaf, estamos perto da massificação dos VE.

O model 3 de 35.000 dolares, que deve ficar entre os 42/43k€ em Portugal, não deixa de ser um preço apelativo, mas o mesmo só vai ser vendido quando secarem as encomendas dos LR/performance, basta ver que nos EUA já lancaram o mid-range, para manter as vendas até exportarem para a Europa, mas com menos reservas no pipeline e com perda de parte do subsidio federal nos EUA, vais descer dos 7.500dls para os 3500dls, a Tesla vai ter de iniciar as vendas do Short-range aposto e meados do ano para os EUA e talvez ultimo trimestre para a Europa.

Para 2020, devem reduzir as vendas do Model 3 e lançam o Model Y para manter a Gigafactory a funcionar a todo o gás.
Se calhar estamos a falar de conceitos diferentes de massificação, não considero que se atinja a massificação nessa altura, para isso precisamos de muito mais VE's e com valores mais baixos, na casa dos 15.000€/20.000€ para ganhar quota de mercado aos utilitários.

Que o TM3 mais económico só seria vendido mais tarde, disso nunca tive duvidas, independentemente da desculpa que se possa dar ou inventar, não é economicamente viável produzir um VE nessas condições, este é o único aspecto que critico neste processo todo.

Tudo este show off, só tem levado a que muitos potenciais compradores vivam na ilusão de ter um VE na casa dos 35.000€ (sim é este o valor que todos julgam que irá custar e não os 40.000€ mais realistas) com uma autonomia na casa dos 500km, e com isto continuam a usar ou a trocar de CI's.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Porque não reservei um Model 3?

Mensagem por migle » 28 dez 2018, 13:13

rimsilva Escreveu:
28 dez 2018, 12:36
e com isto continuam a usar ou a trocar de CI's.
Esses nem estão informados ao ponto de conhecer o 3. Continuam a fazer contas com o diesel e ainda não repararam que a diferença de preço entre gasóleo e gasolina está neste momento na casa dos 12 cêntimos em vez dos habituais 27-30. Ainda não perceberam que no momento de os trocar, ninguém os vai querer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”