Tesla Model 3

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2973
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tesla Model 3

Mensagem por Nonnus » 04 dez 2023, 13:00

civic Escreveu:
03 dez 2023, 20:58
Estive a ver este video do Bjorn e fiquei um bocado surpreso com a falta de estaquecidade do pack,

https://www.youtube.com/watch?v=pev3xUH ... B8rnNyland

Estive a ver o vídeo e realmente havia/houve muita água dentro daquele pack. A água é lixada e não sabemos em que condições o carro esteve, e durante quanto tempo.

Ainda há dias vi alguém comentar que estão a chegar a Portugal muitos vindos da Alemanha que ficaram submersos nas cheias e que os seguros deram como perda total. Agora o zé tuga vai ficar com eles e com problemas graves para resolver mais cedo ou mais tarde.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 04 dez 2023, 15:39

Nonnus Escreveu:
04 dez 2023, 13:00


Estive a ver o vídeo e realmente havia/houve muita água dentro daquele pack. A água é lixada e não sabemos em que condições o carro esteve, e durante quanto tempo.

Ainda há dias vi alguém comentar que estão a chegar a Portugal muitos vindos da Alemanha que ficaram submersos nas cheias e que os seguros deram como perda total. Agora o zé tuga vai ficar com eles e com problemas graves para resolver mais cedo ou mais tarde.
É verdade que não sabemos em situação esteve, mas na mesma situação esteve a eletrónica e está intacta, tendo o arrefecimento que tem não entendo como não está melhor isolado, num carro com arrefecimento a ar ainda vá, agora nestes...
Gostava de ver outros videos de outras marcas para ter uma ideia deste "problema", isso que afirmas desses importados vão ter mais tarde ou mais cedo problemas de corrosão nas ligações como se vê nesse video.
No caso do LEAF tenho ideia não existe este problema, a bateria é estanque...
E já que falamos nisso, exsite alguma altura defeinida pelas marcas da altura maxima até onde pode ir a água?

PS: Se calhar este tema merece um tópico proprio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 08 dez 2023, 01:03

civic Escreveu:
04 dez 2023, 15:39
E já que falamos nisso, exsite alguma altura defeinida pelas marcas da altura maxima até onde pode ir a água?
Sim, geralmente está no manual do utilizador e é sempre de forma a defender a marca de eventuais processos.

No caso da Tesla mencionam a altura máxima como senda aquela que tapa a borracha dos pneus na parte inferior das jantes, ou a altura em que as jantes começam a tocar na água, conforme a perspectiva.

Não creio que outras marcas sejam diferentes da Tesla no que toca à imersão prolongada da bateria de tracção. As baerias não são projectadas para esse cenário.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 08 dez 2023, 17:04

Sim, é obvio que as baterias não são projetadas para esse fim, mas a ideia aqui é saber quais as mais isoladas nesse aspeto, lembro-me de ver um i-miev, salvo erro, que bastou entrar na água e a bateria "berrou" logo, não tem qualquer tipo de isolamento nesse aspeto.
No caso dos Teslas, pensei que eram bem isolados, pois uma bateria deste tipo não precisa de qualquer abertura ao exterior, mas procurando por essa net fora existem muitos casos de teslas encostados em caso de inundação, diria que é a marca em que se vêem mais casos.
Achei esse patamar que referes da Tesla muito baixo, mesmo com algum fator cagaço não acho que faça algum sentido, por isso andei à procura de um exemplo para o i4 e encontrei isto.
Imagem

A ser como dizes tem o nivel de inundação bem acima dos Teslas, a 250mm já vai com a bateria toda debaixo de água, para teres uma ideia o i4 tem 120mm de altura ao solo, e até parece que esta limitação tem mais a ver com os motores do que com a bateria em si. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 08 dez 2023, 17:09

Já o Nissan LEAF fala de 700mm, IP67, quase um submarino. :lol:

https://www.stuff.co.nz/motoring/130946 ... in-a-storm
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 08 dez 2023, 19:31

civic Escreveu:
08 dez 2023, 17:04
No caso dos Teslas, pensei que eram bem isolados, pois uma bateria deste tipo não precisa de qualquer abertura ao exterior, mas procurando por essa net fora existem muitos casos de teslas encostados em caso de inundação, diria que é a marca em que se vêem mais casos.
As baterias (pelo menos na Tesla) não são estanques. Todas (talvez excepto a Cybertruck) têm respiradores que deixam entrar e sair ar mas não água, mas que não são projectados para imersão permanente.

O propósito dos respiradores terá a ver com equalização da pressão atmosférica e segurança, mas não sei pormenores.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 08 dez 2023, 19:35

alexmol Escreveu:
08 dez 2023, 19:31


As baterias (pelo menos na Tesla) não são estanques. Todas (talvez excepto a Cybertruck) têm respiradores que deixam entrar e sair ar mas não água, mas que não são projectados para imersão permanente.

O propósito dos respiradores terá a ver com equalização da pressão atmosférica e segurança, mas não sei pormenores.
Ok, não fazia ideia disso, tal como acontece com o pack da eletronica pensei que a bateria fosse estanque também.
Ultimamente com tanta inundação têm sido muitos os casos de Teslas encostados devido a isso, pelo que percebi do Plaid dos videos do Bjorn a água nem esteve tão alta, e ficou logo off.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1645
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tesla Model 3

Mensagem por cfvp » 10 dez 2023, 13:20

Já vi Teslas a atravessar grandes massas de água sem problemas. Se calhar tiveram problemas depois. :?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 10 dez 2023, 16:08

cfvp Escreveu:
10 dez 2023, 13:20
Já vi Teslas a atravessar grandes massas de água sem problemas. Se calhar tiveram problemas depois. :?
Estar dentro de água temporariamente não tem problema, a questão é mesmo a imersão prolongada.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Tesla Model 3

Mensagem por civic » 04 jan 2024, 16:27

Hoje foi dia de dar uma volta maior com um Model3, é um SR com menos de um ano, já tinha feito o test-drive antes de optar pelo i4, mas agora foi mesmo uma volta grande, cerca de 180kms, a comparação com o i4 ou o LEAF serão inevitáveis...

Em termos positivos deu para perceber coisas em viagem que num contacto curto nem nos apercebemos:
- Habitabilidade, é muito bom, montes de espaço tanto à frente como atrás, nada a dizer, bem melhor que o i4 e o LEAF, perfeito familiar.
- Visibilidade, este aspeto poderá ser positivo, mas fico com muitas duvidas acerca da exposição do que se passa no interior do carro para o exterior...
- Mecânica, muito suave a entrega de potência, no i4 é tudo muito mais abrutalhado, talvez por o Model3 ser ligeiramente menos potente, chega e sobra...

Em termos negativos, é que não pensei que fosse tão mau em alguns aspetos...
- Ruidos parasitas, com menos de um ano nos 2 pilares B é demasiado irritante em pisos piores...
- Insonorização, muito mau em empedrado, diria que pior do que o LEAf que já vai com 5 anos, não tem comparação com o i4, mesmo a velocidades acima de 110 km/h em AE o ruido começa a ser notório.
- Estabilidade, muito saltitante, o trajeto foi Mangualde, Santa Comba, Mealhada e volta para Viseu, temos AE, nacional com curvas à seria (Luso) e IP3 com piso muito irregular, sinceramente não gostei da forma como a suspensão lida com as nossas estradas.
- Travões, durissimos, não dá para ter uma ideia do que os travões estão a fazer, em curvas como no Luso achei que aquilo precisa de alguma modularidade, o doseamento é praticamente impossivel, não sei como nunca ouvi falar deste pormenor.
- Cenas auto, limpa vidros em auto, simplesmente nunca vi a funcionar em auto, muito mau, tal como as luzes... Alguma chuva e muito nevoeiro.
- Uma coisa que dá mesmo muito mau aspeto ao carro, aquele tecido junto ao parabrisas está todo ondulado, parece que colocaram aquilo ali à ultima da hora sem qualquer cuidado, que raio de coisa tão mal engendrada.

Imagem

- Uma nota final para a tecnologia empregue, o pessoal pode gostar deste tipo de modernidades, mas se nos primeiros kms não me fez diferença ao fim de algum tempo lá ando eu à procura de um velocimetro, uma barra que mostre a regeneração, coisas para ver em tempo real do que se passa, mas não consegui encontrar, faz falta este tipo de coisas, tudo com menus, em que estás num ponto mas vais ao menu da climatização e já não voltas para o menu anterior, que raio de forma de fazer as coisas,...
- Consumo, media de149kWh/100kms, numero idêntico ao que tenho feito com o i4, sempre pensei que o SR fizesse bem melhor.

Imagem

Em jeito de conclusão, para um carro com menos de um ano e 22 000 kms achei que vai envelhecer muito mal, tenho ideia que o LR que andei no test drive era bem melhor em termos de materiais, mas foi um contacto muito curto e o carro tinha uma semana de vida.
Para quem vê um carro como um eletrodoméstico, levar pessoas de A para B o Tesla SR serve perfeitamente, para quem gosta de alguma dinâmica e condução não aconselho este carro, aliás, quando escolhi o i4 não fiquei com tão má imagem do tesla, sinceramente não gostei nada deste contacto.

PS: Outra coisa, tenho precisado de sair com carros da empresa e têm sido Meganes ou PGT e aquilo é ligar o android auto e siga, um Tesla é muito mais dificil em tudo, e ainda têm manetes, vamos ver como será com os que vão chegar... :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”