rdias,rdias Escreveu:1400 a 1600... mais um bocadinho e chegas lá.
o bolt pesa 1660 kg.
Antigo i3 - 1195 kg.
Um model III será desde 1700 kg. Tu falas na redução de células, o que é correcto, mas as novas células são mais pesadas. Obviamente no final , devido aumento densidade energética, existe alguma poupança neste campo, mas não há milagres.
A tesla tem o objectivo de 550 kms reais. Os kms reais da Tesla são calculados a uma média de 100 km/h e com AC ligado para quente ou frio.
Podia fazê-lo hoje ? Podia, mas seria carregar peso no carro, sem necessidade.
Um dia chegamos lá.
Quanto à gigafactory, só em 2020 teremos células a 100 dolares / kwh. Talvez packs nos 130 dolares / kwh. Em 2017, ainda serão muito mais caros. Talvez 200 dolares /kwh pack.
Nesta fase a LG e a GM tem o kwh por pack mais barato do mundo.
E a Tesla não vai inventar muito no III. Fez isso no X e complicou tudo.
Como te expliquei os 1400 Kgs a 1600 Kgs são um intervalo "generoso". Pode ser inclusive mais leve. Eu usei um intervalo porque há várias opções que podem representar uma variação de 100 ou 200 Kgs de peso.
Tu não deves é usar o peso de carros de outra marcas, que usam sistemas de baterias diferente - com primasticas/pouch/etc., e que desenham o carro usando a mesma metodologia que aplicam nos carros a combustão, para inferir o peso do Model 3.
O grande "factor diferenciador" do Model 3 - e a razão para muitas "surpresas" vindouras, é a forma como a Tesla está a desenhar TODO o sistema, não é apenas o carro. É desde a forma de construção dos módulos (e das células 20700) na Gigafactory até à forma como os carros são desenhados, construídos e utilizados. Está TUDO integrado.
O Model 3 só será possível quando toda esta "cadeia de factores" estiver em funcionamento COMPLETAMENTE. E uma consequência deste nível de integração vertical é que os custos caem logo significativamente. E continuarão a cair significativamente com a aceleração da produção da Gigafactory até à sua completa construção (e capacidade máxima). Os valores e os prazos que referes, por exemplo, estarão completamente desactualizados no momento em que o 1º Model 3 sair da linha de produção.
O Model 3 será mais leve porque TODA a "cadeia de factores" será pensada para a tornar mais leve e parte disso será também porque o pack de baterias irá utilizar MUITO menos células (do que Model S) e estas células irão possuir uma MAIOR densidade energética - disso não há grandes dúvidas a olhar para os últimos aumentos de capacidade que têm existindo no Model S, sabe-se que esse aumento de densidade está a acontecer e de forma bem evidente.
Mas basta considerar as referidas projeções de 2880 células por pack para o Model 3 e para os 66kWh de capacidade (devido ao novo formato 20700 e células com maior densidade energética) que isso, por si só, implica uma redução de pelo menos 190 Kgs por pack no carro. Se a Tesla conseguir uma densidade energética maior, o número de células diminui e o peso do pack também. O peso de cada célula pode até aumentar um pouco mas o que importa é o aumento da densidade energética. O "efeito arrastamento" depois encarrega-se de melhorar ainda mais o peso total.
A Tesla tem um conjunto de vantagens muito significativas na utilização de células cilíndricas "pequenas" em relação a outros formatos que os outros fabricantes estão a utilizar. E posso dizer que quanto mais investigo mais certeza tenho que o caminho que a Tesla está a seguir é muito melhor.
A refrigeração a Ar, por exemplo, é SÓ outra potencial consequência devido à possibilidade de packs mais pequenos com menos células e por isso à existência de mais espaço útil possível. A Tesla nunca poderia utilizar um Pack de refrigeração a Ar no Model S dado o elevado número de células que o Pack leva e as capacidades que precisa de ter para conseguir a autonomia que consegue. Simplesmente não haveria espaço no pack para conseguir isso tudo. A refrigeração líquida é a ÚNICA opção possível no Model S, dadas as 7104 células 18650 existentes e a densidade energética que existia.
Repara outra coisa, a Tesla era para apresentar o Model 3 em Detroit em Janeiro de 2015...não o fez. Demorou mais "15 meses" para o fazer. Entretanto, o edificio da Gigafactory foi redimensionado e houve várias alterações e introduções de químicas diferentes nas células nos Model S/X. Houve outros avanços tecnológicos também. Eu penso que essas alterações significaram alguma coisa.
Entretanto, de certeza que a Tesla não ficou com o Model 3 parado durante esses 15 meses ....A Tesla teve seguramente tempo para testar várias tecnologias e pensar bem em tudo.