Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por mafgod » 07 mar 2025, 16:21

E precisas do Android Auto para..... :-)

Pergunta legítima, como nunca usei, não lhe sinto falta.... daí a minha pergunta.
Já agora, caso não saibam, há maneira de correr o Waze por exemplo, além de outras "aplicações" :-)

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 07 mar 2025, 16:49

mafgod Escreveu:
07 mar 2025, 16:21

Pergunta legítima, como nunca usei, não lhe sinto falta.... daí a minha pergunta.
Já agora, caso não saibam, há maneira de correr o Waze por exemplo, além de outras "aplicações" :-)
Preciso para ter spotify em qualquer carro, maps em qualquer carro, comando dos portões de casa em qualquer carro, coisas que depois de ter custa perder. ;)
E claro que dá para fazer tudo, o AA tem é a possibilidade de pegares em qualquer carro com AA e está tudo configurado pelo teu telemovel, quem anda sempre com o mesmo carro não lhe dá grande valor, obviamente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
65 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 07 mar 2025, 18:52

rjspedition Escreveu:
07 mar 2025, 00:27
Se já me tinha queixado aqui das médias dos primeiros dias com o carro, embora naquele caso a inexperiência, efeito novidade e as temperaturas negativas tivessem a sua parte, continuo sem conseguir fazer médias que vejo nos grupos de facebook e similares, pelo que vou culpar agora apenas a inexperiência. :mrgreen: Mas já não me queixo de todo.
Provavelmente aquilo que vou escrever já tu sabes.

Não acredites em tudo o que vês. Muitas das médias apresentadas é para ser inglês ver.

Ainda há dias numa discussão sobre a falta de eficiência do e2008 há um Indivíduo que me responde com uma imagem de um kauay com uma estimativa de 600km. Como se eu não soubesse como ter essas estimativas da treta. É que por acaso até tenho um e-Niro 🤦

Há muita gente a mostrar estimativas, só não não dizem é como é que foram obtidas.

Eu se quiser ter estimativas dessas brilhantes é só fazer um reset vir de Arraiolos para Vendas Novas que é sempre a descer e fico com estimativa para inglês ver, ou ir de Vendas Novas para o Montijo a cumprir os limites que na sua maioria é de 50 e 70 e mostro consumos de 11kWh/100 no inverno.

Nem tudo o que parece é. Sendo o e-Niro dos carros mais eficientes a par dos Teslas, no inverno a minha média anda dentro 15/17kWh com climatização ligada e a velocidades normais.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 08 mar 2025, 01:33

A questão do AP só pode ser porque é daquelas manias dos Tesla que requer habituação...
O AP deverá ter alguma mania que ainda não a descobri, mas já volto a este ponto. ;)

Bom relato, não te faz falta o Android auto? A mim faz-me muita confusão uma marca tão tecnologica ser tão fechada nesse aspeto.
Não consigo responder porque nunca tive um carro com Android auto, não ia ser justo dizer que não sinto falta. :)
Tanto no ICE como no Leaf utilizava o Waze por exemplo, e regra geral as opções apresentadas na navegação não me fazem ter saudades da app. A única coisa de que sinto falta são os pequenos avisos e informações que aqui, não existem de todo.

A parte de integração em vários carros é uma excelente mais valia, admito.

Com o SuC cheio de carros a que potência carregaste?
74! Nada de "wow" mas chegou e sobrou, e ainda se fez um bocadinho de sala porque hoje ia precisar de sair novamente a 100%, e em casa a 10Amp não dá qualquer hipótese. :D

....ou ir de Vendas Novas para o Montijo a cumprir os limites que na sua maioria é de 50 e 70 e mostro consumos de 11kWh/100 no inverno.
E era aqui onde eu queria chegar relativamente ao funcionamento do AP. Literalmente "aqui" no sentido geográfico. :mrgreen:

Disclaimer prévio: O carro já fez a looonga atualização no fim de semana para a 2025.2.8. que nas notas só entrega a deteção de sujidade nas câmaras, não sei se terá alguma influência.

Aproveitei o último dia de férias para dar um salto a Badajoz para realizar algumas compras e esticar um pouco as pernas, por assim dizer.

Ida via A6 sem qualquer problema com o AP ligado, tirando as habituais questões de não saber lidar com quem entra nas faixas de aceleração e as confusões com o pavimento e sinalização luminosa a passar as praças de portagem. No entanto não é só no ajuste da velocidade que o funcionamento não é o ideal: por norma o carro não ultrapassa pela direita quem circula na faixa do meio a velocidades mais reduzidas (ontem ia tendo um dissabor por causa disto), mas não é certo, hoje após quem circulava à frente ter saído, retomou de imediato os 120 ultrapassando quem ia no meio certamente muito abaixo.

Após ter lido sobre o carregamento em Badajoz encontrei o posto de 50 kW gratuito, e se à chegada estava ocupado, no regresso deu para acrescentar sem problemas o que faltava para chegar a casa. :D
Com uma breve exploração no Electromaps, não é difícil de todo encontrar em várias cidades espanholas pontos de carregamento lentos, é certo, mas gratuitos, a maioria das vezes em parques de supermercados. Acredito que a procura seja muita, mas fica a nota positiva.

Regresso com muita chuva via N4 -> Évora -> N4 Montijo, e se acho o AP simpático para longas tiradas em auto-estrada, gostei bastante também do efeito em nacionais com pouco trânsito, principalmente porque ali, cumpre os limites de velocidade à risca. :!:

50 para 70, 70 para 90, placa de localidade baixa a 50, fim de restrições regressa a 90... principalmente após Vendas Novas (team Boavista continua aprovada!) até chegar ao Passil, foi suave suave, sempre a alterar os limites e a respeitar os semáforos e a arrancar por ele, tendo como pontos negativos o não conseguir lidar obviamente com as rotundas, confundir pelo menos 1 STOP que estava mal virado para a nacional e tentou uma vez parar com um sinal de cedência de prioridade também provavelmente mal virado, sendo que dá para cancelar com o toque no acelerador.
PSX_20250308_003114.jpg

Sem alterar nada nas configurações, tudo o que peço para me fazer em auto-estrada, ajustar velocidade, ali cumpriu. :? Não consigo perceber de todo, e já dei todas as voltas possíveis à configuração.

Mais dois ou três pontos soltos desta aprendizagem:

- Tal como a ausência da mão no volante pode cancelar o AP após o aviso ignorado, percebi hoje que o pisar o acelerador para o obrigar a ultrapassar o limite de forma continuada também gera aviso e desengata o AP.

- Mau tempo limita a velocidade no AP, mas apanhou hoje com sol de frente e não notei que tivesse tido influência.

- Não sou o mais cumpridor dos condutores a nível de velocidade máxima mas também não as ultrapasso em muito. Mas ao circular com o carro a cumprir limites é que reparamos em como ninguém tem paciência para os respeitar. :mrgreen: Sinais de final de limitação de velocidade em falta também são chatos qb, uma vez que levam o carro ao engano a circular a 50 em zonas de 90.

- Se o carro utiliza o valor fixo EPA para indicar o range máximo, a projecção para o percurso planeado deve ter uma componente jeitosa do consumo dos últimos km. Saí de Évora com a indicação de chegar a casa com -8%, mas com bateria mais do que suficiente para chegar sem qualquer preocupação a meu ver já que o carro indicava via Ponte das Lezírias A10 e eu ia forçar via N4. Cancelei carregamento no L'And e foi engraçado ver o carro ir ajustando a previsão do impossível para o talvez consigas chegar lá com -2% :lol: :

"Carregamento necessário para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 83 km/h para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 87 km/h para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 88 km/h para chegar ao destino"
"Mantenha-se abaixo dos 92 km/h para chegar ao destino"

Circular e aprender os tiques do carro, bom fim de semana! :mrgreen:

Nerusonu
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Mensagem por Nerusonu » 08 mar 2025, 20:11

mafgod Escreveu:
07 mar 2025, 16:21

Essas aplicações implicam normalmente um equipamento extra e usar o browser do carro(com delay, etc), não é bem a mesma coisa.

Nerusonu

Mensagem por Nerusonu » 08 mar 2025, 20:12

Nonnus Escreveu:
07 mar 2025, 18:52
rjspedition Escreveu:
07 mar 2025, 00:27
Se já me tinha queixado aqui das médias dos primeiros dias com o carro, embora naquele caso a inexperiência, efeito novidade e as temperaturas negativas tivessem a sua parte, continuo sem conseguir fazer médias que vejo nos grupos de facebook e similares, pelo que vou culpar agora apenas a inexperiência. :mrgreen: Mas já não me queixo de todo.
Provavelmente aquilo que vou escrever já tu sabes.

Não acredites em tudo o que vês. Muitas das médias apresentadas é para ser inglês ver.

Ainda há dias numa discussão sobre a falta de eficiência do e2008 há um Indivíduo que me responde com uma imagem de um kauay com uma estimativa de 600km. Como se eu não soubesse como ter essas estimativas da treta. É que por acaso até tenho um e-Niro 🤦

Há muita gente a mostrar estimativas, só não não dizem é como é que foram obtidas.

Eu se quiser ter estimativas dessas brilhantes é só fazer um reset vir de Arraiolos para Vendas Novas que é sempre a descer e fico com estimativa para inglês ver, ou ir de Vendas Novas para o Montijo a cumprir os limites que na sua maioria é de 50 e 70 e mostro consumos de 11kWh/100 no inverno.

Nem tudo o que parece é. Sendo o e-Niro dos carros mais eficientes a par dos Teslas, no inverno a minha média anda dentro 15/17kWh com climatização ligada e a velocidades normais.
Já estou mais contente com o meu então, já que no Inverno a minha média do dia a dia(mensal) anda pelos 15 a 16kWh

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 09 mar 2025, 18:31

Nerusonu Escreveu:
08 mar 2025, 20:12
Já estou mais contente com o meu então, já que no Inverno a minha média do dia a dia(mensal) anda pelos 15 a 16kWh
Para quem faz trajectos curtos com climatização ligada como é o meu caso as médias aumentam em muito. Abalo de casa ligo a climatização (ele liga sozinho :P) , quando chego ao trabalho ainda a climatização não atingiu a temperatura ambiente de 22º que tenho programada. Ora isto faz com que o consumo seja muito elevado porque o carro tenta pôr a temperatura o mais depressa possível. No trajecto casa/trabalho consumo de 25kWh, trabalho/casa 11kWh.

Em trajectos mais longos quando a temperatura ambiente é atingida e o carro vai ligando e desligado a climatização. O consumo elevado no arranque, depois acaba por se dissipar no resto do trajecto.

Claro que podemos andar todos cheios de frio para depois apresentarmos autonomias de 600km no inverno :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Nerusonu

Mensagem por Nerusonu » 09 mar 2025, 20:17

Nonnus Escreveu:
09 mar 2025, 18:31
Nerusonu Escreveu:
08 mar 2025, 20:12
Para quem faz trajectos curtos com climatização ligada como é o meu caso as médias aumentam em muito. Abalo de casa ligo a climatização (ele liga sozinho :P) , quando chego ao trabalho ainda a climatização não atingiu a temperatura ambiente de 22º que tenho programada. Ora isto faz com que o consumo seja muito elevado porque o carro tenta pôr a temperatura o mais depressa possível. No trajecto casa/trabalho consumo de 25kWh, trabalho/casa 11kWh.

Em trajectos mais longos quando a temperatura ambiente é atingida e o carro vai ligando e desligado a climatização. O consumo elevado no arranque, depois acaba por se dissipar no resto do trajecto.

Claro que podemos andar todos cheios de frio para depois apresentarmos autonomias de 600km no inverno :doh:
O meu AC anda ligado o ano inteiro, só muda a temperatura(18/19 no Inverno e 21/22 no Verão) e tenho o aquecimento automático do banco, volante e desembaciador sempre ligados também. Os meus trajectos em condições normais(casa-trabalho-casa) são cerca de 20km para cada lado por nacional.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 09 mar 2025, 20:39

Eu até falava das minhas medias, mas com a abolição de portagens na A25, acho melhor deixá~las estabilizar. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
65 000Km's

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 10 mar 2025, 00:21

civic Escreveu:
09 mar 2025, 20:39
Eu até falava das minhas medias, mas com a abolição de portagens na A25, acho melhor deixá~las estabilizar. :lol:
Deixa-las na " Cloud " ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”