Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

civic
Mensagens: 1844
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 09 dez 2024, 09:20

Em relação às perdas pode variar muito, depende da energia que usas para colocar as baterias na temperatura otima, no LEAF não existe nada disso.
Também noto isso entre o i4 e o LEAF. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6498
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por BrunoAlves » 09 dez 2024, 10:31

Essa é uma realidade, nos Tesla e não só: o "teste da tomada" para estes carros tem muito pouco significado na prática.

Como é óbvio é energia que estás a tirar da tomada e não está a entrar da bateria, logo "perdas". Mas não é necessariamente eficiência do carregamento, é o carro que está a gastar energia noutras coisas, entre outros condicionamento da bateria e porque se mantém "acordado".
O id3 que conduzo no trabalho também tem o AC quase sempre a trabalhar baixinho enquanto está a carregar. Julgo que o Bjorn (?) tinha comentado há muito tempo que o Taycan fazia muito bem a separação do carregamento lento e do resto, conseguia manter-se "a dormir" enquanto carregava e que por isso aproveitava melhor o carregamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 495
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 11 dez 2024, 23:46

Também noto isso entre o i4 e o LEAF. ;)
..Nunca pensei ter saudades do Leaf, mas neste aspecto, confesso que gostava mais dos valores "extra consumos" mais baixos.

Por outro lado enquanto o miudo hoje estava no treino de noite, deu para baixar e aquecer o banco, ao mesmo tempo que metia a série que ando a ver na Disney+ em dia enquanto fazia frio, e que frio, lá fora. Tudo se paga. :mrgreen:

Julgo que o Bjorn (?) tinha comentado há muito tempo que o Taycan fazia muito bem a separação do carregamento lento e do resto, conseguia manter-se "a dormir" enquanto carregava e que por isso aproveitava melhor o carregamento.
Era bastante bom que em carregamentos lentos (carrego sempre a 10A em casa) fosse possível o carro "adormecer" quase por completo. Já li algures pelos Reddit ou afins que a carregar o carro terá sempre um consumo em redor de 250w, o que em 7 a 8horas de noite, todos os dias, faz diferença.
Essa é uma realidade, nos Tesla e não só: o "teste da tomada" para estes carros tem muito pouco significado na prática.
Já tinha percebido que existe um desfasamento grande entre o que se carrega e a capacidade da bateria.

E por falar em desencontro, quanto será a capacidade reservada não utilizável do Model 3?

Por curiosidade, os dados que obtive por aqui são diferentes do calculado por alto anteriormente:
https://tesla-info.com/guide/tesla-battery-capacity.php
Many people want to know about the level of degradation of their battery. There are two ways to calculate this without plugging in specialist computer equipment, one uses some basic information fromt he energy screen, and the second is via the API. This method does the latter, you provide a token that enables us to talk to the car, we will collect the required data, calculate the usable battery capacity, and compare you cars to similar cars.
Após carregamento a 100% antes de sair no domingo:
Car Ausländer is being assessed

Car has reported
Range : 267.76 miles
Estimated Range : 338.33 miles (based on recent driving efficiency)
Current state of charge : 99 %
Current useable state of charge : 98 % (gives Adjusted figures if different to State of Charge)
Energy added last charge: 48.62 kwh
Range added last charge: 198.5 miles
Calculated efficiency: 244 wh/m (Energy added/Range added)
Calculated Battery Capacity: 65.99 kwh (range x efficiency / state of charge)
Calculated Max Range: 270 miles (range / state of charge)
Calculated Real World Range: 345 miles (Estimated range / state of charge)
Calculated Battery Capacity (adjusted): 66.66 kwh (range x efficiency / adjusted state of charge)
Calculated Max Range (adjusted): 273 miles (range / adjusted state of charge)
Car identifies as: K model3 - 74d (Do not worry if this looks odd, cars like a Model Y LR might be called a 74d by Tesla)
Temperature is 15 C. If this low, especially below zero, it can reduce the reported battery capacity.
Results explained
We have calculated your rated efficiency as 244 wh/m based on the "rated miles added / energy added" during your last charge. The longer the last charge, the more accurate this is likely to be. If you have low values then the charge was likely to have been so brief the results will be inaccuate due to rounding etc.

Based on this figure, the usable battery capacity 65.99 kwh after 85009 miles and calculated from the "available rated range * rated efficiency / state of charge"

The Average battery capacity for similar cars is 68.29 kwh (2.30kwh above your value) taken from the results reported by multiple cars.

The Average battery capacity for similar cars and with a similar mileage is 67.56 kwh (1.57kwh above your value) This represents a more realistic comparison as it is mileage adjusted.

Face aos consumos/alcance até agora, 66 não será de todo.



Próximo passo será configurar o Teslalogger a correr com um RaspberryPi. No final do dia eu sei que a maioria destes dados são irrelevantes, mas existe um lado meu que gosta disto, principalmene para tudo o que fuja das viagens do dia a dia. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 495
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 18 dez 2024, 18:10

Esta época do ano não só é péssima para a viagem de regresso em modo apsseio, como também o é para arranjar tempo para a legalização do carro.

Papelada entregue esta semana no IMT, quase encerrando as contas da aquisição:

Model3 LR 2019: 20450

Seguro e matrícula de exportação: 100
Parque em LLPT: 40
Voo: 106,5
Comboio AMS-stand: 22,5
Hotel 1: 80,6
Hotel 2: 78
Hotel 3: 85
Correntes neve têxtil: 68
Carregamentos: 225,3
Portagens: 97,05 (Vive la France!)

IPO: 89,6
IMT: 45
Placas de matrícula: 22
Em falta->Registo: 60

Total final: 21 570 , sem contar com alimentação e outras compras de oportunidade com que enchemos o Model 3 a caminho de casa.


O carro continua na sua nova vida, com estes parciais simpáticos até ao emprego. Curiosamente em grandes descidas o carro assume sempre que vou recuperar mais energia do que aquela que efetivamente recupero, perco sempre ali qualquer coisa no estimado.
A regeneração salvo erro está configurada no mais agressivo possível.
Capturar.JPG
Terceiro barulho parasita: Banco do condutor.
Encomendados também filtros de ar para fazer a troca e poder deixar a zero o contador no novo menu de manutenção.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 495
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 11 jan 2025, 19:44

Com um olhar rápido entre valores do carro vs Shelly a diferença anda em 20%.
Voltar a pegar neste ponto já que finalmente comecei uma semana com o carro no limite imposto (75%), tendo reposto sempre o nível até essa percentagem no dia seguinte.
m3.JPG

Existe ainda um terceiro valor:

Ontem pelos dados indicados de viagem consumi 9,52 kWh, segundo a aplicação Tesla hoje carreguei 11 kWh, e segundo o Shelly foram consumidos 12,08.

Dos 11 aos 12 devem ser as perdas, dos 9,52 aos 11 devem ser os "outros consumos". :think:

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”