Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Pequeno detalhe que me escapou do dia anterior: A ligação à rede do carro tem sido super estável, com exceção do primeiro dia onde na passagem Holanda/Bélgica e Bélgica/França perdeu rede e obrigou à utilização dos dados do telemóvel via wifi, tendo acabado com o que restava dos dados móveis a receber um update.
Depois da chegada às 3:09, acabámos por sair ligeiramente mais tarde do que o previsto e com o carro a pedir para instalar a actualização!
Feita enquanto se preparava a saída e se tomava o pequeno almoço, saímos para o segundo dia a 100% a carregar no hotel mesmo sendo mais caro, relegando o Supercharger a 250 metros, ganhando tempo e comodidade.
(ainda bem que lá os lugares para carregamento também são usados de forma correcta. )
Antes de sair ainda se pesquisaram as noticias e no Maps existia uma grande secção da auto-estrada cortada. Por prevenção optamos ambos por ignorar alguns pontos de interesse assinalados para não correr riscos com o piorar do estado do tempo e avançar já para Bordeus.
A chuva intensa apareceu e anulou a visita a Mont Saint-Michel por exemplo, mas quando o sol deu tréguas... foi bonito para quem deve ter visto neve na vida no máximo umas 2 vezes, e nunca como aqui:
Novamente a navegação a indicar estradas mais locais, e ainda bem, dado que demos de caras com estes pequenotes ao fazer uma curva:
Obviamente que de forma rapida fugiram da estrada, mas o cenário esse:
Apesar de perder algumas atracções relativas à WW2, estávamos contentes !
Depois da chegada às 3:09, acabámos por sair ligeiramente mais tarde do que o previsto e com o carro a pedir para instalar a actualização!
Feita enquanto se preparava a saída e se tomava o pequeno almoço, saímos para o segundo dia a 100% a carregar no hotel mesmo sendo mais caro, relegando o Supercharger a 250 metros, ganhando tempo e comodidade.
(ainda bem que lá os lugares para carregamento também são usados de forma correcta. )
Antes de sair ainda se pesquisaram as noticias e no Maps existia uma grande secção da auto-estrada cortada. Por prevenção optamos ambos por ignorar alguns pontos de interesse assinalados para não correr riscos com o piorar do estado do tempo e avançar já para Bordeus.
A chuva intensa apareceu e anulou a visita a Mont Saint-Michel por exemplo, mas quando o sol deu tréguas... foi bonito para quem deve ter visto neve na vida no máximo umas 2 vezes, e nunca como aqui:
Novamente a navegação a indicar estradas mais locais, e ainda bem, dado que demos de caras com estes pequenotes ao fazer uma curva:
Obviamente que de forma rapida fugiram da estrada, mas o cenário esse:
Apesar de perder algumas atracções relativas à WW2, estávamos contentes !
Última edição por rjspedition em 29 nov 2024, 00:48, editado 2 vezes no total.
Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Que grande aventura
Tesla S 100D
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
A neve ainda nos acompanhou durante mais algum tempo durante o percurso:
E embora as condições do piso fossem em geral, boas, alguns troços inspiravam mais cuidado e um ritmo bem mais lento:
Em especial porque do nada a chuva voltou, e em conjunto com este piso, os pneus de verão e a nossa ausência de experiência a lidar com a neve, alguns dos medos da noite passada voltaram a surgir.
O resto do dia passou sem história a seguir as indicações do carro e a utilizar os SUC, onde em Rennes entre o tempo de ir às compras e descansar, deu para sair a 98%. Os inícios de carregamento são simpáticos, mas infelizmente é sol de pouca dura.
Ainda em relação a consumos: Neste dia num parcial de 277km de noite (máx de 4ºC), 5,7% do consumo total da bateria foi apenas e só para a rúbrica "Condicionamento da bateria". Excessivo? Isto é apenas e só preparação para o carregamento? Por vezes a 60km já aparece a mensagem que a bateria está a ser "preparada".
Carregamentos do dia:
[HOTEL - Electroverse] 47,16 kWh - 6:50 - 29,50€ - 0,625€/kWh
Rennes Cleunay: 59,983 kWh - 40 minutos - 20,99€ - 0,35€/kWh
Niort: 53,224 kWh - 28 minutos - 17,56€ - 0,32€/kWh
E embora as condições do piso fossem em geral, boas, alguns troços inspiravam mais cuidado e um ritmo bem mais lento:
Em especial porque do nada a chuva voltou, e em conjunto com este piso, os pneus de verão e a nossa ausência de experiência a lidar com a neve, alguns dos medos da noite passada voltaram a surgir.
O resto do dia passou sem história a seguir as indicações do carro e a utilizar os SUC, onde em Rennes entre o tempo de ir às compras e descansar, deu para sair a 98%. Os inícios de carregamento são simpáticos, mas infelizmente é sol de pouca dura.
Ainda em relação a consumos: Neste dia num parcial de 277km de noite (máx de 4ºC), 5,7% do consumo total da bateria foi apenas e só para a rúbrica "Condicionamento da bateria". Excessivo? Isto é apenas e só preparação para o carregamento? Por vezes a 60km já aparece a mensagem que a bateria está a ser "preparada".
Carregamentos do dia:
[HOTEL - Electroverse] 47,16 kWh - 6:50 - 29,50€ - 0,625€/kWh
Rennes Cleunay: 59,983 kWh - 40 minutos - 20,99€ - 0,35€/kWh
Niort: 53,224 kWh - 28 minutos - 17,56€ - 0,32€/kWh
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Terceiro dia a acordar cedo para o regresso a casa, e neste dia o plano era diferente: Como o ponto principal de interesse ainda estava a quase 3 horas de viagem, nada melhor do que...
... sair a 100% novamente! Já com a pressão certa nos pneus, ainda tentei montar os tampões sem grande sucesso já que não consegui tirar o centro das jantes.
Novamente para a auto-estrada (e portagens, malditos Franceses!!!) e é aí que a "magia" acontece!
Um dos critérios para a escolha entre os muitos Model 3 era ter FSD incluído ou EAP e já de véspera tinha andado a experimentar o autosteer e a navegação com piloto automático, mas sempre de forma bastante atenta e sempre em "alerta". De Bordéus para Pau são ligeiramente mais do que 200km, e seguimos de forma descontraída em conversa bastante animada.
Mas a navegação com o autopilot estava ligada a fazer a gestão da velocidade e da mudança de vias para ultrapassar já de forma natural, até que se chega ao momento de mudar da A62 para a A65 e, sem contar com o autopilot, faço simplesmente pisca enquanto converso de forma descontraída.
Sem eu contar o carro sentiu a confirmação com o pisca e abranda, saí para a via de acesso à nova auto-estrada, abranda novamente e descreve a curva sem qualquer problema, entra de novo na via rápida, e acelera sozinho até aos 130. Sem qualquer intervenção minha não contando com o pisca.
"WOW"! Já sabia da possibilidade, mas sentir que o carro fez tudo de forma tão natural sem estar a contar foi engraçado, ficámos a olhar um para o outro!
Chegada a Pau e como o nosso plano ainda estava em aberto sem hotel marcado, sendo o último supercharger em território francês, deixámos o carregamento correr mais um pouco. Foi também o unico ponto onde o encontrei quase completo, já que apanhei a última vaga:
Não só o carro tinha autopilot com vinha com um segundo piloto que por acaso estava a experimentar pela primeira vez um carro elétrico.
Primeiro destino do dia: A sempre bela região e sempre belo santuário de Lourdes:
... sair a 100% novamente! Já com a pressão certa nos pneus, ainda tentei montar os tampões sem grande sucesso já que não consegui tirar o centro das jantes.
Novamente para a auto-estrada (e portagens, malditos Franceses!!!) e é aí que a "magia" acontece!
Um dos critérios para a escolha entre os muitos Model 3 era ter FSD incluído ou EAP e já de véspera tinha andado a experimentar o autosteer e a navegação com piloto automático, mas sempre de forma bastante atenta e sempre em "alerta". De Bordéus para Pau são ligeiramente mais do que 200km, e seguimos de forma descontraída em conversa bastante animada.
Mas a navegação com o autopilot estava ligada a fazer a gestão da velocidade e da mudança de vias para ultrapassar já de forma natural, até que se chega ao momento de mudar da A62 para a A65 e, sem contar com o autopilot, faço simplesmente pisca enquanto converso de forma descontraída.
Sem eu contar o carro sentiu a confirmação com o pisca e abranda, saí para a via de acesso à nova auto-estrada, abranda novamente e descreve a curva sem qualquer problema, entra de novo na via rápida, e acelera sozinho até aos 130. Sem qualquer intervenção minha não contando com o pisca.
"WOW"! Já sabia da possibilidade, mas sentir que o carro fez tudo de forma tão natural sem estar a contar foi engraçado, ficámos a olhar um para o outro!
Chegada a Pau e como o nosso plano ainda estava em aberto sem hotel marcado, sendo o último supercharger em território francês, deixámos o carregamento correr mais um pouco. Foi também o unico ponto onde o encontrei quase completo, já que apanhei a última vaga:
Não só o carro tinha autopilot com vinha com um segundo piloto que por acaso estava a experimentar pela primeira vez um carro elétrico.
Primeiro destino do dia: A sempre bela região e sempre belo santuário de Lourdes:
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Infelizmente dada a altura do ano (vir em Novembro tem destas coisas!!) a passagem fantástica pela D918 entre Col de Solor e Col d'Aubisque já se encontrava encerrada, pelo que a opção foi voltar atrás e subir diretamente para Portalet d'Aneu, já a correr contra a hora do por do sol: Incrível como os dias são curtos nesta fase do ano!
E se foi a neve a marcar o primeiro e segundo dia, não podia faltar para a despedida do terceiro.
Fun fact: Pouco antes desta nossa paragem fomos parados por um carro da polícia sem identificação a pedir documentos e para ver a mala, sem perceber o porquê da matrícula apenas em papel autocolante.
Depois de uma bebida quente e um lanche à lareira no único café aberto nesta altura do ano, decidimos a dormida que ainda estava em aberto: Madrid? 500km? Seja! Mais umas horas de sprint, desta vez quase sempre em autopilot, apenas com os piscas a confirmar os pedidos do carro na auto-estrada entre Saragoça e Madrid.
Pelo caminho, pequena surpresa na Electroverse: Na noite anterior tinha iniciado e terminado com o cartão, mas na APP a sessão não terminou e decorria à 20h19m. Ainda bem que não há componente "tempo".
Carregamentos do dia:
[HOTEL - Electroverse] 57,73 kWh - 8: - ??,??€ - 0,???€/kWh -
Aguardo que apareça na APP após término forçado, em teoria 0,33€ kWh + 1.32€ acesso
Pau: 55,313 kWh - 65 minutos - 19,35€ - 0,35€/kWh
Zaragoza: 37,254 kWh - 18 minutos - 15,64€ - 0,42€/kWh
Ariza: 35,441 kWh - 22 minutos - 14,17€ - 0,40€/kWh
Distância do dia: Aprox 800km
E se foi a neve a marcar o primeiro e segundo dia, não podia faltar para a despedida do terceiro.
Fun fact: Pouco antes desta nossa paragem fomos parados por um carro da polícia sem identificação a pedir documentos e para ver a mala, sem perceber o porquê da matrícula apenas em papel autocolante.
Depois de uma bebida quente e um lanche à lareira no único café aberto nesta altura do ano, decidimos a dormida que ainda estava em aberto: Madrid? 500km? Seja! Mais umas horas de sprint, desta vez quase sempre em autopilot, apenas com os piscas a confirmar os pedidos do carro na auto-estrada entre Saragoça e Madrid.
Pelo caminho, pequena surpresa na Electroverse: Na noite anterior tinha iniciado e terminado com o cartão, mas na APP a sessão não terminou e decorria à 20h19m. Ainda bem que não há componente "tempo".
Carregamentos do dia:
[HOTEL - Electroverse] 57,73 kWh - 8: - ??,??€ - 0,???€/kWh -
Aguardo que apareça na APP após término forçado, em teoria 0,33€ kWh + 1.32€ acesso
Pau: 55,313 kWh - 65 minutos - 19,35€ - 0,35€/kWh
Zaragoza: 37,254 kWh - 18 minutos - 15,64€ - 0,42€/kWh
Ariza: 35,441 kWh - 22 minutos - 14,17€ - 0,40€/kWh
Distância do dia: Aprox 800km
Última edição por rjspedition em 29 nov 2024, 12:51, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Sessão terminada a caminho de Madrid via "Está a ter problemas?":
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Último dia a acordar perto de Madrid, novamente com o carro a 100% a carregar num posto Powerdot com vista desde o pequeno almoço:
Destino inserido, e carregamentos sugeridos pelo carro:
Para quem ia comigo e conduziu neste parcial, isto dos eléctricos para viagens grandes é chato, no entanto graças a um pequeno engano fizemos 250km non-stop até Almaraz sem queixas de cansaço e a chegar com 34% da bateria.
Já longe dos horríveis consumos do primeiro dia, chegamos aqui com 16,2 não tendo vindo sempre a respeitar os 120, e lá estão os 5,5% gastos em condicionamento.
Após carregar com eletricidade diretamente chegada da central nuclear ali ao lado, tempo de seguir para Mérida e Montemor para a última paragem da aventura, tendo chegado a Lisboa já com 15,1 kWh/100.
Carregamentos do dia:
[HOTEL - Electroverse] 46,03 kWh - 8h33 - 26,74€ - 0,580€/kWh
Almaraz: 27,448 kWh - 15 minutos - 10,97€ - 0,40€/kWh
Merida: 27,647 kWh - 15 minutos - 11,05€ - 0,40€/kWh
Montemor: 26,844 kWh - 11 minutos - 7,78€ - 0,29€/kWh
Distância do dia: Aprox 710km
E com isto chegamos ao fim da nossa viagem.
Não sendo propriamente fã do desenho exterior, estamos completamente rendidos aqui em casa com o espaço interior e o desenho minimalista! O Model 3 está a ser um carro super prático para o dia a dia (adeus chaves do carro!!) com um rolamento bastante suave e potência para quando é necessária.
As duas únicas críticas que aponto por agora é mesmo à travagem, acho-a relativamente fraca, e à ausência de comandos físicos para a ventilação, já que eu não gosto de a ter sempre ligada em auto.
O navegar pelos vários menus acontece de forma bastante intuitiva e com zero de lag ou arrastamento, e até agora nada tenho a apontar às escovas em automático ou ao ligar e desligar de luzes (ok, terceira crítica, os máximos em automático no autopilot funcionam mal), mesmo o estacionar automático funciona de forma bastante simpática!
Nestes muitos km com autopilot ligado, tenho apenas a apontar 1 travagem fantasma ao lado de um carro de assistência na berma sem perceber o porquê, já que ia na faixa do meio, e é engraçado a circular em autopilot, o carro recusa-se a ultrapassar pela direita, simplesmente guarda a distância de segurança e mantem-se atrás/direita de quem circula pelo meio mais devagar.
Estes 3000km com tanta neve e situações diferentes foram um bom teste, venha agora o dia a dia onde já vi que trabalho IV é coisa para gastar 11% da bateria sem qualquer esforço ou pensar nas células da bateria.
Destino inserido, e carregamentos sugeridos pelo carro:
Para quem ia comigo e conduziu neste parcial, isto dos eléctricos para viagens grandes é chato, no entanto graças a um pequeno engano fizemos 250km non-stop até Almaraz sem queixas de cansaço e a chegar com 34% da bateria.
Já longe dos horríveis consumos do primeiro dia, chegamos aqui com 16,2 não tendo vindo sempre a respeitar os 120, e lá estão os 5,5% gastos em condicionamento.
Após carregar com eletricidade diretamente chegada da central nuclear ali ao lado, tempo de seguir para Mérida e Montemor para a última paragem da aventura, tendo chegado a Lisboa já com 15,1 kWh/100.
Carregamentos do dia:
[HOTEL - Electroverse] 46,03 kWh - 8h33 - 26,74€ - 0,580€/kWh
Almaraz: 27,448 kWh - 15 minutos - 10,97€ - 0,40€/kWh
Merida: 27,647 kWh - 15 minutos - 11,05€ - 0,40€/kWh
Montemor: 26,844 kWh - 11 minutos - 7,78€ - 0,29€/kWh
Distância do dia: Aprox 710km
E com isto chegamos ao fim da nossa viagem.
Não sendo propriamente fã do desenho exterior, estamos completamente rendidos aqui em casa com o espaço interior e o desenho minimalista! O Model 3 está a ser um carro super prático para o dia a dia (adeus chaves do carro!!) com um rolamento bastante suave e potência para quando é necessária.
As duas únicas críticas que aponto por agora é mesmo à travagem, acho-a relativamente fraca, e à ausência de comandos físicos para a ventilação, já que eu não gosto de a ter sempre ligada em auto.
O navegar pelos vários menus acontece de forma bastante intuitiva e com zero de lag ou arrastamento, e até agora nada tenho a apontar às escovas em automático ou ao ligar e desligar de luzes (ok, terceira crítica, os máximos em automático no autopilot funcionam mal), mesmo o estacionar automático funciona de forma bastante simpática!
Nestes muitos km com autopilot ligado, tenho apenas a apontar 1 travagem fantasma ao lado de um carro de assistência na berma sem perceber o porquê, já que ia na faixa do meio, e é engraçado a circular em autopilot, o carro recusa-se a ultrapassar pela direita, simplesmente guarda a distância de segurança e mantem-se atrás/direita de quem circula pelo meio mais devagar.
Estes 3000km com tanta neve e situações diferentes foram um bom teste, venha agora o dia a dia onde já vi que trabalho IV é coisa para gastar 11% da bateria sem qualquer esforço ou pensar nas células da bateria.
Última edição por rjspedition em 01 dez 2024, 01:15, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
IPO para atribuição de matrícula feita hoje de manhã.
Após ler comentários de dificuldade em verificar o numero dos dois motores, por sugestão telefónica do centro de inspeções pedi previamente a declaração por email à Tesla (deliverypt@tesla) que me foi enviada assinada e carimbada em 2 dias úteis.
Feita sem qualquer questão (VIN no pilar atrás do pendura, é preciso desviar ligeiramente o painel), a declaração acabou por não ser pedida ou necessária.
Custo: 89,59€
Após ler comentários de dificuldade em verificar o numero dos dois motores, por sugestão telefónica do centro de inspeções pedi previamente a declaração por email à Tesla (deliverypt@tesla) que me foi enviada assinada e carimbada em 2 dias úteis.
Feita sem qualquer questão (VIN no pilar atrás do pendura, é preciso desviar ligeiramente o painel), a declaração acabou por não ser pedida ou necessária.
Custo: 89,59€
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
A degradação da bateria não foi grande preocupação na escolha do carro porque pelo que ia lendo em artigos e verificando nos vários anúncios, tirando algumas exceções, a perda de capacidade era muito idêntica em todos ao considerar o factor idade/distância percorrida.
No entanto existem sempre erros na pesquisa prévia, e o meu foi achar que o range indicado na bateria era tão variável como nos Leaf / a maioria dos eléctricos (?) onde depende em muito do consumo anterior em determinada distância percorrida. Fica aqui também para quem andar à procura de usado e ficar com isto como referência/dúvida desfeita
O que pelos vistos, não é, parece estar ligado ao que o BMS lê a capacidade actual estimada da bateria:
https://www.reddit.com/r/teslamotors/co ... yed_range/
O que pode explicar o valor variar tão pouco: O stand apresentava todas as viaturas carregadas a 100% e este apresentava 422 km na fotografia referente à autonomia (com os restantes do stand entre 420 e 440). Após alguns carregamentos de supercharger, salvo erro apresentou entre 430 a 437 nas três noites que saiu a 100%.
Já com 5 anos e 2 meses, estava a contar com uma redução de 15 a 20% na capacidade da bateria, e apenas por questões de curiosidade/carolice/registo gostava de saber qual o valor e aqui tenho de confessar que tenho saudades do Leafspy.
Daí que fui à procura, e encontrei isto com uma maneira aproximada de ir ao valor:
Segundo as contas do artigo, se o carro assume 215km a 13,3kWh, significa que tem 28,595 kwh ainda disponíveis para utilização, o que a 47% corresponde a 60,84 kWh úteis a 100%.
Um LR 2019 tinha utilizáveis em novo 72,8 kWh, portanto os 60,84 correspondem actualmente a um SOH de 83,57%.
viewtopic.php?p=124934#p124934
Por outro lado, se o valor que o indicador de bateria exibe, e vamos assumir 430 segundo o ciclo EPA, o valor original era 499, pelo que corresponde a um SOH de 86,70%.
Batem ambos +/- certo ao que esperava.
Ao olhar para os dados de degradação via Teslalogger.de, está no entanto com um valor abaixo da média:
Este post serve para analisar a evolução deste ponto em frente.
No entanto existem sempre erros na pesquisa prévia, e o meu foi achar que o range indicado na bateria era tão variável como nos Leaf / a maioria dos eléctricos (?) onde depende em muito do consumo anterior em determinada distância percorrida. Fica aqui também para quem andar à procura de usado e ficar com isto como referência/dúvida desfeita
O que pelos vistos, não é, parece estar ligado ao que o BMS lê a capacidade actual estimada da bateria:
https://www.reddit.com/r/teslamotors/co ... yed_range/
O que pode explicar o valor variar tão pouco: O stand apresentava todas as viaturas carregadas a 100% e este apresentava 422 km na fotografia referente à autonomia (com os restantes do stand entre 420 e 440). Após alguns carregamentos de supercharger, salvo erro apresentou entre 430 a 437 nas três noites que saiu a 100%.
Já com 5 anos e 2 meses, estava a contar com uma redução de 15 a 20% na capacidade da bateria, e apenas por questões de curiosidade/carolice/registo gostava de saber qual o valor e aqui tenho de confessar que tenho saudades do Leafspy.
Daí que fui à procura, e encontrei isto com uma maneira aproximada de ir ao valor:
https://tesla-info.com/blog/battery-degradation.phpTo calculate the available battery capacity you need three pieces of information which are easily accessible from the energy screen. If you are not showing % at the top of the screen, this can be changed via the Display options through the menus. This is also best done when the car has just finished a journey and not when the battery is cold and or vampire drain may have occured as this can decrease the battery capacity artificially.
The AVG consumption, the Projected range and the Percent
Segundo as contas do artigo, se o carro assume 215km a 13,3kWh, significa que tem 28,595 kwh ainda disponíveis para utilização, o que a 47% corresponde a 60,84 kWh úteis a 100%.
Um LR 2019 tinha utilizáveis em novo 72,8 kWh, portanto os 60,84 correspondem actualmente a um SOH de 83,57%.
viewtopic.php?p=124934#p124934
Por outro lado, se o valor que o indicador de bateria exibe, e vamos assumir 430 segundo o ciclo EPA, o valor original era 499, pelo que corresponde a um SOH de 86,70%.
Batem ambos +/- certo ao que esperava.
Ao olhar para os dados de degradação via Teslalogger.de, está no entanto com um valor abaixo da média:
Este post serve para analisar a evolução deste ponto em frente.
- BrunoAlves
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- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"
Nos Tesla há uma constante de consumo e é essa que é usada para mostrar a autonomia restante. Vale o que vale, há quem goste mais e há quem goste menos, eu prefiro a média dinâmica dos Leaf e afins.
Para saber a capacidade da bateria tens de ter um leitor OBD e um cabo adaptador (a porta OBD nos Tesla não tem o formato standard e varia de carro para carro) e o software Scan My Tesla. É tipo o LeafSpy.
Também podes fazer uma medição pelo próprio carro no menu Service
Para saber a capacidade da bateria tens de ter um leitor OBD e um cabo adaptador (a porta OBD nos Tesla não tem o formato standard e varia de carro para carro) e o software Scan My Tesla. É tipo o LeafSpy.
Também podes fazer uma medição pelo próprio carro no menu Service
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!