Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

pbaptista
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por pbaptista » 19 jun 2021, 00:45

mafgod Escreveu:
18 jun 2021, 21:54
Engraçado que a Nissan nos primeiros Leafs tinha a opção de carregar até 80% e retirou, mantendo o mesmo tipo de refrigeração de bateria, ou seja, nenhum, e a VW, com baterias refrigeradas aconselha os clientes para carregar apenas até 80% :)
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?
Carregar até 80% se não precisar de mais, mas se carregar mais, sair logo com o carro, daí eu ter a opção de configurar que quero o carro a x% há hora que eu quiser.
Já carreguei 3x acima dos 80% (até aos 100%) e sai passado alguns minutos, sou muito cumpridor das instruções... :D
Sim, o ID.3 tem a opção de configurar uma percentagem mínima assim que ligo o carregador ao carro e também a opção de limitar o máximo, penso que com intervalos de 10%.
É muito flexível, permite ter vários locais de carga em simultâneo e supostamente pela localização sabe qual o que deve usar (ainda não testei em localizações diferentes já configuradas, visto só ter uma que é a minha casa), mas tem alguns bugs, presumo que entretanto seja lançada uma actualização que corrija os bugs, para já estupidifiquei o carro e uso a "inteligência" do carregador do APR. :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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mjr
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2021, 13:07

Recentemente foi substituída a Drive unit frontal do meu TM3. Drive Unit refere-se a uma peça que engloba o inversor, motor e redutora, e quando qualquer uma das peças tem um defeito implica a substituição das 3.

No meu caso o "defeito" foi um ruído que o carro SEMPRE fez e que eu achava normal por ser semelhante ao que os Leaf também fazem, aquele "zumbido" elétrico. Só que depois de andar noutros TM3 AWD constatei (e outras pessoas que andaram no meu também notaram) que não é normal e então lá criei o pedido de assistência na App.

Passado umas 2 semanas lá passei pelo SC do Porto e tive oportunidade de mostrar num TD o tal ruído. Os funcionários da Tesla foram muito simpáticos e também acharam não ser normal, pelo que o carro ficou lá para avaliação durante a manhã... que se transformou na tarde pois fizeram uma ligação com o HQ na Holanda (salvo erro) para confirmar o problema e aprovar a solução. Problema esse que revelou ser a redutora e a solução, claro, a substituição da Drive Unit frontal!

Como estava prestes a ir de férias e precisava do carro, e não havendo problema em andar com o carro assim (afinal já tinha feito 61k km...) ficou agendado para deixar o carro no fim de agosto para a substituição da Drive Unit.

Infelizmente é uma operação que não fazem no Porto, pelo que tive de deixar o carro no Porto e eles depois trataram de o enviar para Lisboa via camião. Quando deixei o carro não tinham loaners disponíveis, o que foi uma chatice porque andar de Uber não é a mesma coisa... mas lá teve que ser até porque em princípio seria só até ao fim da semana, ficando a promessa de que se entretanto vagasse um loaner me contactariam. E assim aconteceu, passados 3 dias e depois de já ter gasto os 200€ de voucher Uber que me deram... eu bem avisei que lhes ia ficar caro! Fiquei com um TM3 AWD praticamente da mesma altura do meu, Mar de 2019.

A história não acaba aqui... a coisa atrasou e ao que parece a Drive Unit que estava em Lisboa revelou ter um defeito quando a iam montar e então tiveram de pedir uma nova, o que, claro, fez atrasar todo o processo mais umas 2 semanas. Tive ainda direito a uma troca de loaner pois necessitei de ir para Espanha num fim de semana, e o loaner original não tinha a documentação disponível para poder sair do país (penso que o registo de propriedade, mas é melhor deixar este assunto por aqui...). Deram-me então um novo loaner, um TM3 SR+ com jantes de 19''. Depois vou fazer uma apreciação ao SR+, que nunca tinha conduzido.

E finalmente o carro chegou e já não faz o tal ruído. Até me parece que faz menos ruído, mesmo a fundo, que os outros AWD que entretanto conduzi, incluindo o TMY MiC.

Apesar de estes atrasos, gostei da atitude da marca. Não tentaram sequer dizer que "é normal" o ruído, coisa que poderiam facilmente fazer pois não era algo assim tão evidente quanto isso, foram sempre simpáticos e tentaram resolver o que solicitei, nomeadamente a questão de necessitar de ir a Espanha.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por FernandoSilva » 17 set 2021, 13:22

Está de parabéns o concessionário. Infelizmente nem sempre assim acontece.

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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por alexmol » 17 set 2021, 13:36

mjr Escreveu:
17 set 2021, 13:07
A história não acaba aqui... a coisa atrasou e ao que parece a Drive Unit que estava em Lisboa revelou ter um defeito quando a iam montar e então tiveram de pedir uma nova, o que, claro, fez atrasar todo o processo mais umas 2 semanas.
Infelizmente a história repete-se com várias pessoas a relatar o mesmo.
Serviço simpático, fazem tudo para desenrascar a pessoa, mas depois a oficina falha redondamente deixando a impressão que o problema é mesmo a competência dos técnicos de oficina.

O vidro traseiro que trocaram no meu também "tinha um defeito quando o foram montar" :(
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por frankesousa » 17 set 2021, 14:32

FernandoSilva Escreveu:
17 set 2021, 13:22
Está de parabéns o concessionário. Infelizmente nem sempre assim acontece.
Só para corrigir a palavra, não será concessionário porque a tesla não os tem, sendo as oficinas e assistência prestadas directamente pela própria testa, com as vantagens e inconvenientes que isso possa trazer ;)

Até nisso a Tesla inovou, e bem no meu entender.

Sobre o problema em questão, foi uma resolução boa dentro dos possíveis.

Imagina que tinhas de mudar de motor num ICE (sim acontece muito menos vezes, ou não :mrgreen: ) também não ia se assunto de 2 dias certamente!
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2021, 16:41

frankesousa Escreveu:
17 set 2021, 14:32
Imagina que tinhas de mudar de motor num ICE (sim acontece muito menos vezes, ou não :mrgreen: ) também não ia se assunto de 2 dias certamente!
Até me arrepiei só de imaginar... só para admitirem que tinham de trocar o motor seria um filme. Tenho um amigo nessa situação com um Land Rover de 100k €!
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2021, 16:51

alexmol Escreveu:
17 set 2021, 13:36
mjr Escreveu:
17 set 2021, 13:07
A história não acaba aqui... a coisa atrasou e ao que parece a Drive Unit que estava em Lisboa revelou ter um defeito quando a iam montar e então tiveram de pedir uma nova, o que, claro, fez atrasar todo o processo mais umas 2 semanas.
Infelizmente a história repete-se com várias pessoas a relatar o mesmo.
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O vidro traseiro que trocaram no meu também "tinha um defeito quando o foram montar" :(
Eu aqui não faço a mínima ideia se o que disseram corresponde à realidade ou se foi uma desculpa. Mas como estava servido com um TM3 loaner, menos mal.

Estão claramente sub dimensionados para o mercado português ao nível da assistência, que face ao tamanho do país está bastante desenvolvido para a Tesla. Em Espanha deve ser muito mais fácil o serviço...
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por alexmol » 17 set 2021, 20:26

mjr Escreveu:
17 set 2021, 16:51
Estão claramente sub dimensionados para o mercado português ao nível da assistência, que face ao tamanho do país está bastante desenvolvido para a Tesla. Em Espanha deve ser muito mais fácil o serviço...
Aqui no Algarve a App sugere-me Sevilha para serviço, mas depois não sei se precisar de loaner se têm a papelada pronta...
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 26 set 2021, 16:02

Enquanto estive sem o meu carro andei uma semana com um TM3 SR+ com jantes de 19 polegadas. Algumas considerações:

- O consumo a baixa velocidade, estrada nacional, é significativamente inferior ao do AWD. Diria que 10-15%.
- Em AE, 120km/h pareceu ter um consumo um pouco (5%?) acima do meu AWD, provavelmente por ter jantes de 19 polegadas.
- A tração é muito inferior à do AWD. No AWD mesmo em piso molhado é difícil sentir perda de aceleração, já no SR+ mesmo em asfalto e numa ligeira curva ele retira binário nas rodas traseiras para estas não ultrapassarem as rodas da frente 😜. Atenção que não estou a dizer que é mau, está muito acima do Leaf nesse aspeto. O AWD é que é fora de série nesse aspeto.
- O sistema de áudio não é tão bom como no AWD, faltam ligar/ativar alguns speakers e nota-se.
- Face à menor potência disponível, naturalmente tem prestações inferiores em aceleração, mas não é tão notório quanto isso. Continua a ser um Tesla em performance.

Não testei o uso de SuCs, pelo que não posso comparar, mas na viagem que fiz Porto-Vigo-Porto tive de carregar num PCR para conseguir chegar a casa, coisa que não necessitaria se fosse no AWD.

No restante são iguais.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por LuisG » 30 dez 2021, 00:55

Dentro do possível foi uma boa resolução.
A garantia neste caso será os 80m kms certo ?
Um loaner equivalente é TOP, o meu Leaf entra amanhã na oficina (Caetano), se me derem um Corola híbrido já é uma sorte.
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