Flyer X

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frankesousa
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Re: Flyer X

Mensagem por frankesousa » 19 dez 2018, 20:39

:shhh: :shhh: :shhh:
Ninguém precisa de saber desses brinquedos :)

Se for considerado ter mais de 1.1m (o que me parece pouco provável) então está lixado com os outros requisitos (menos de 2300kg, tração às 4 rodas, etc etc)

Mas não me parece que vá ter problemas, claro que estás regras do tempo dos carros de bois não são fáceis de adequar á modernidade, mas vamos lá ver...
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
05/2020 - 96.660km (64 Ah - 11 Barras - 81 % SOH)
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Re: Flyer X

Mensagem por RS232CSerialUser » 20 dez 2018, 10:02

Dos gráficos apresentados e referidos lá mais atrás, o que acho mais interessante é o Trip.
O gráfico mostra a progressão do consumo em função da orografia e das velocidades legais nos troços, 50, 80, 90, 120 km/h.
No último update até é notório que o cálculo do consumo está "melhor" no sentido em que se formos a +10 km acima dos valores legais, 60, 90, 100 e 130 km/h, a Trip projectada pré-calculada parece corresponder ao que vamos realizando ao longo da viagem.
Se formos abaixo dos valores legais, por exemplo, 40, 70, 80, 110 km/h, fica muito notório o que se poupa: o gráfico é actualizado por cima, menos consumo. Maiores consumos por acelerações e maiores velocidades e o gráfico é actualizado por baixo com implicações no valor de % de SOC à chegada.
Em termos de ver o efeito da regeneração, só a consigo visualizar no Trip: quando há uma descida acentuada o Trip já previamente a considerou no traçado inicial de rota prevista pelo Nav. Mas se for a "forçar" o Regen por ir abaixo da velocidade legal do troço, o gráfico do Trip é actualizado por cima. Os 30 a 40 km de regeneração que terás visto no Fluence (ou Zoe) aqui correspondem a aproximadamente 10% (para o meu caso do S 85D). Em condução normal não se verá o efeito do regen porque está pré-calculado. Mas se por exemplo subir a CREL de Alverca para a A10 a 100 km/h em vez de 130 km/h, o Trip fica notoriamente acima do traçado previsto original e a % de carga no fim da viagem pode ser significativamente maior do que a prevista, por exemplo 10% maior (aproximadamente 40 km), mas depende tb de qão longo é o percurso para obter ganhos (ou perdas) significativas face ao previsto.
Para mim, habituei-me tanto ao Trip e o que me indica em tempo real da progressão do consumo até ao momento e do projectado até à chegada, que viagem sem trip não é viagem :)
Penso que os traçados originais do Trip são feitos recorrendo a aproximadamente 200 Wh/km de consumo (caso do S 85D), e é perceptível flutuações em função de piso molhado ou seco, pressão dos pneus maior ou menor, ventos favoráveis ou não. Deve influenciar marginalmente a temperatura do ar ;) mas para os cálculos iniciais do gráfico do Trip acho que só entram o consumo típico (uma constante), e os declives e velocidades legais nos troços do trajecto. Depois ocorre a actualização (por cima = poupança; por baixo = mais consumo) em função do tipo de conduções e condições do piso.
Aqui um pequeno exemplo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... at-stress/

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Re: Flyer X

Mensagem por Flyer » 20 dez 2018, 22:13

RS232CSerialUser Escreveu:
20 dez 2018, 10:02
Dos gráficos apresentados e referidos lá mais atrás, o que acho mais interessante é o Trip.
O gráfico mostra a progressão do consumo em função da orografia e das velocidades legais nos troços, 50, 80, 90, 120 km/h.
No último update até é notório que o cálculo do consumo está "melhor" no sentido em que se formos a +10 km acima dos valores legais, 60, 90, 100 e 130 km/h, a Trip projectada pré-calculada parece corresponder ao que vamos realizando ao longo da viagem.
Se formos abaixo dos valores legais, por exemplo, 40, 70, 80, 110 km/h, fica muito notório o que se poupa: o gráfico é actualizado por cima, menos consumo. Maiores consumos por acelerações e maiores velocidades e o gráfico é actualizado por baixo com implicações no valor de % de SOC à chegada.
Em termos de ver o efeito da regeneração, só a consigo visualizar no Trip: quando há uma descida acentuada o Trip já previamente a considerou no traçado inicial de rota prevista pelo Nav. Mas se for a "forçar" o Regen por ir abaixo da velocidade legal do troço, o gráfico do Trip é actualizado por cima. Os 30 a 40 km de regeneração que terás visto no Fluence (ou Zoe) aqui correspondem a aproximadamente 10% (para o meu caso do S 85D). Em condução normal não se verá o efeito do regen porque está pré-calculado. Mas se por exemplo subir a CREL de Alverca para a A10 a 100 km/h em vez de 130 km/h, o Trip fica notoriamente acima do traçado previsto original e a % de carga no fim da viagem pode ser significativamente maior do que a prevista, por exemplo 10% maior (aproximadamente 40 km), mas depende tb de qão longo é o percurso para obter ganhos (ou perdas) significativas face ao previsto.
Para mim, habituei-me tanto ao Trip e o que me indica em tempo real da progressão do consumo até ao momento e do projectado até à chegada, que viagem sem trip não é viagem :)
Penso que os traçados originais do Trip são feitos recorrendo a aproximadamente 200 Wh/km de consumo (caso do S 85D), e é perceptível flutuações em função de piso molhado ou seco, pressão dos pneus maior ou menor, ventos favoráveis ou não. Deve influenciar marginalmente a temperatura do ar ;) mas para os cálculos iniciais do gráfico do Trip acho que só entram o consumo típico (uma constante), e os declives e velocidades legais nos troços do trajecto. Depois ocorre a actualização (por cima = poupança; por baixo = mais consumo) em função do tipo de conduções e condições do piso.
Aqui um pequeno exemplo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... at-stress/
esses consumos são excelentes 8-)
Hoje vim do Algarve, velocidade estabilizada a 130 kms, e feito quase totalmente em autopilot e fiz uma média de 240 Wh/km
Sai com 88%, cheguei com 28% a Alcacer.
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Re: Flyer X

Mensagem por migle » 20 dez 2018, 23:27

Flyer Escreveu:
20 dez 2018, 22:13
... média de 240 Wh/km
cof, cof, cof...
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Re: Flyer X

Mensagem por Flyer » 21 dez 2018, 23:55

Dentro da temática do pneu sobresselente, e depois de ter ficado apeado no passado recente, comprei este para o X

Imagem

Claro que o X permite pois tem espaço para dar e vender...
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Re: Flyer X

Mensagem por migle » 22 dez 2018, 01:06

Óptimo investimento. O kit de reparação deixa o pneu cheio de goma, e pode mandar um pneu para a sucata por causa de um simples furo que custaria 5€ a reparar.
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Re: Flyer X

Mensagem por Flyer » 22 dez 2018, 10:41

migle Escreveu:
22 dez 2018, 01:06
Óptimo investimento. O kit de reparação deixa o pneu cheio de goma, e pode mandar um pneu para a sucata por causa de um simples furo que custaria 5€ a reparar.
Para além disso, os meus últimos 3 furos foram catastróficos e o kit não serve para nada nessas situações.
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Re: Flyer X

Mensagem por Filipe » 22 dez 2018, 11:11

A fazer furos dessa maneira, tens a certeza que não compraste um berbequim camuflado? :mrgreen:
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Re: Flyer X

Mensagem por RS232CSerialUser » 22 dez 2018, 15:53

migle Escreveu:
20 dez 2018, 23:27
Flyer Escreveu:
20 dez 2018, 22:13
... média de 240 Wh/km
cof, cof, cof...
o X é mais guloso

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Re: Flyer X

Mensagem por RS232CSerialUser » 22 dez 2018, 15:57

Flyer Escreveu:
21 dez 2018, 23:55
Dentro da temática do pneu sobresselente, e depois de ter ficado apeado no passado recente, comprei este para o X

Imagem

Claro que o X permite pois tem espaço para dar e vender...
experimentaste à frente e atrás?
eu até acertar na roda "certa" foi um grande sarilho, o que serve nos US cá não serve, fiz vários ensaios e nem sempre funcionavam nos dois eixos, uma das soluções funcionava num dos eixos, não no outro, acabei por comprar roda inteira e antes de a pagar experimentei nos dois eixos a ver se não batia nos travões, no meu caso não foi processo simples encontrar a solução, as rodas indicadas nos US não funcionaram no meu.
Por outro lado para o peso do X eu não confiava numa roda parcial :(

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