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Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Enviado: 19 abr 2024, 19:15
por Nonnus
Vou dar início a este diário de bordo explicando todo o processo de importação e do porquê ter optado por esta solução.

O processo já está em andamento, o carro já foi adquirido pela empresa Importrust que o vai trazer para Portugal e tratar da legalização.

O que me levou a optar por esta solução, claro está, é devido ao dinheiro que se pode poupar, este tipo de negócio se calhar não é para todos, pois implica comprar um carro sem o ver ao vivo e testar. No entanto o que não falta é relatos de pessoas que compraram carros onde fizeram testdrives e acabaram por ser enganados. Portanto vale o que vale.

O carro tem ~42000km é de 10/2020. Inicialmente queria comprar um de 2019 por ser mais barato, mas como quero dar a minha Nissan Primera de 2003 para abate e assim concorrer ao incentivo de até 3000€, onde um dos requisitos é que o carro a comprar tem de ter menos de 4 anos.

Como funciona?

O carro é escolhido por nós numa plataforma de venda de automóveis, no meu caso foi no autoscout24.com. Depois de encontrar o carro que queria enviei o link para Importrust e eles entram em contato com o vendedor do carro negociando o valor do carro e garantindo que o carro corresponde ao que está no anúncio. Depois é enviado para nós um checkvin para termos acesso a todo histórico do carro, como km, se teve acidentes, se foi roubado, se esteve em locais de desastres naturais, etc.

O carro que escolhi tinha anunciado 20990€ e o vendedor baixou para 19990. Foi explicado depois que como o carro não pagou IVA na França vai ter que o pagar cá.

Então:

19990 - 21% = 15792€

15792 X 1.23 = 19424€

A este valor tem de juntar o valor que a Importrust leva por todo este processo que no meu caso foi de 2800€.

No total o carro fica em 22.224€

Até este momento ainda não paguei qualquer valor, mas a Importrust já celebrou o contrato com o vendedor e o anúncio do carro já foi retirado. Agora tenho de esperar entre 20 a 30 dias até o carro me ser entregue legalizado.

Neste momento um carro igual com o mesmo n° de km e do mesmo ano à venda em Portugal importado custa mais 5000€ e nalguns casos mais 8000€. Para conseguir estes valores tem de ser carros com ~100000km

Alguns podem por a questão da garantia. A garantia é da Kia de 7 anos, e para as baterias 8 anos ou 160000km.

Vamos ver se até ao final de todo o processo as coisas correm bem e como me tem sido explicado até ao momento.

Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 20 abr 2024, 16:39
por civic
Espetacular este relato, :clap: tinha muitas duvidas com estes processos, assim fico com uma ideia muito melhor de como se processa, sou gajo para me meter numa coisa dessas um dia. ;)
Agora só falta esperar, não há uma foto? 8-)

Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 20 abr 2024, 19:49
por Nonnus
Não há foto porque o anúncio já foi retirado pelo vendedor.

Eu tinha ouvido falar destas empresas que se dedicam a este tipo de negócio mas não fazia a mínima ideia de como funcionava. Estou a aprender e se tudo correr como o esperado é um excelente negócio para nós.

Consegue-se perceber que os stands que vendem carros importados põem muitos milhares ao bolso. Há quem tente justificar os valores com as garantias dadas pelos stands. Ok, então retirem o valor e não dêem garantia, porque os carros como este, em caso de algum problema tem a garantia da marca.

Em qualquer negócio tem de se ganhar dinheiro, mas o Zé tuga tem o dom de abusar.

Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 22 abr 2024, 17:16
por kony76
Nonnus Escreveu:
20 abr 2024, 19:49
Não há foto porque o anúncio já foi retirado pelo vendedor.

Eu tinha ouvido falar destas empresas que se dedicam a este tipo de negócio mas não fazia a mínima ideia de como funcionava. Estou a aprender e se tudo correr como o esperado é um excelente negócio para nós.

Consegue-se perceber que os stands que vendem carros importados põem muitos milhares ao bolso. Há quem tente justificar os valores com as garantias dadas pelos stands. Ok, então retirem o valor e não dêem garantia, porque os carros como este, em caso de algum problema tem a garantia da marca.

Em qualquer negócio tem de se ganhar dinheiro, mas o Zé tuga tem o dom de abusar.
O que define os preços é o mercado e a lei da oferta/procura. Não são os stands. Se podes vender alguma coisa por 7, não a vais vender por 5. Qualquer um de nós fazia/faz isto.

Vou seguir atentamente este diário de bordo, como já seguia o anterior. Estou curioso pelos desenvolvimentos. É sempre bom ter referências de empresas que possam apoiar neste tipo de operações.

Quanto ao carro em si, de certeza que será uma excelente aquisição. Tenho amigos com Kia Niro e estão todos maravilhados com o carro.

Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 22 abr 2024, 23:40
por telelecas
Espero que tudo corra bem, acho isto uma boa alternativa para efectuar a aquisição de uma viatura.

Recentemente alguém próximo foi buscar um estrelinha (Mercedes eeheh) à Alemanha. No caso não era electrico, mas um plug in, mas foi uma aventura interessante e ele tratou de tudo literalmente :)

Por questões fiscais é especialmente interessante a aquisição de electricos ou plug in.

Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 25 abr 2024, 20:28
por Nonnus
kony76 Escreveu:
22 abr 2024, 17:16
O que define os preços é o mercado e a lei da oferta/procura. Não são os stands. Se podes vender alguma coisa por 7, não a vais vender por 5. Qualquer um de nós fazia/faz isto.

Vou seguir atentamente este diário de bordo, como já seguia o anterior. Estou curioso pelos desenvolvimentos. É sempre bom ter referências de empresas que possam apoiar neste tipo de operações.

Quanto ao carro em si, de certeza que será uma excelente aquisição. Tenho amigos com Kia Niro e estão todos maravilhados com o carro.
Eu vejo como um abuso por parte de quem vende. Quantas vezes os vendedores de automóveis já se manifestaram porque Portugal tem uma carga de impostos muito grande nos automóveis?

Segundo eles a carga de impostos faz com que as pessoas não consigam comprar carros com frequência. O governo abre uma excepção nos veículos electricos em que não cobra o IA para o preço ficar mais baixo. E o que é que o vendedores fazem? Aplicam preços exorbitantes ficando com margens brutais nos carros importados.

Então neste caso já não há problema de inflacionar os preços, as pessoas já conseguem comprar.

Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 03 mai 2024, 19:20
por Nonnus
Primeira compra para o Niro: https://www.amazon.es/dp/B07RVHNCKS?ref ... tails&th=1

Imagem

Como tenho o EVSE inteligente do Apr e tem ficha type 1 para o Leaf comprei este conversor para poder carregar o Niro.

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Enviado: 04 mai 2024, 09:06
por civic
Podias ter comprado a ficha type2, pois não vais ficar com o LEAF, ou vais?

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Enviado: 07 mai 2024, 00:26
por Nonnus
Vou. A ideia é ficar com os dois a não ser que a Nissan me ofereça dinheiro em vez da reparação. Se isso acontecer compro outro VE.

Neste momento quem anda no Leaf sou eu, faz casa - trabalho. Faz a semana toda com uma carga. Deixei de gastar 10€ todas as semanas em gasolina para gastar, sei lá, 0.75€ 🙂

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Enviado: 09 mai 2024, 14:48
por Ftomas
Boas


Tb tenho um leaf 24kwh que dá para o meio de transporte para o trabalho e está impéc!
Mas ando a pensar em trocar por um mais recente e com maior autonomia, e aí parece o kia e-niro ou o hyundai kauai..

queria de 2021, mesmo que com mais km (menor valor), pois só faço cerca de 20mkm ano

Relativamente ao KIA, queria ver um de 2021, penso que ai houve um restyling? ecrã maior e não sei mais o quê?
Sei que tu escolheste um de 2020... não vale a pena o restyling?

Todos os kias tem acesso à Kia Connect? e faróis de led?

Relativamente à questão Kia / Hyundai, eles são idênticos de mecânica, bateria, problemas de rolamentos? certo?
quero com isto dizer que a escolha é mais no design e espaço nos bancos atrás?

Obrigado