Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Enviado: 03 dez 2023, 12:32
Infelizmente o E -Niro com 2 anos e 230.000km e deixou de carregar em AC e DC e ja nao tem garantia.
Estou aberto a sugestões de oficinas especializadas em VE para reparar.
Para ja considero estas hipoteses mas todas elas estao super-lotadas de EVs a reparar (é assim o mundo VE)
Kia setubal
Evolution
Auto16on
Efeméride
Domingo 26
- evse deteta FAIL: GFI e parou carregamento AC (temperatura elevada)
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
- segundo o log do openEVSE detetou fuga a terra no sensor diferencial
- carga em CCS de 10kWh tudo normal
https://imgur.com/a/N2J1Q69
Segunda 27
Carregamento AC OK
Terca 28
- nao carrega AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quarta 29
-nao carrega em AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quinta 30
-evse deteta FAIL : GFI
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento
- sensor diferencial do quadro principal e parcial vao abaixo, o que significa falta de terra
-nova tentativa apos resets e o quadro principal e parcial novamente abaixo.
- box nivel 2 de backup e tambem nao carrega
- box kia nivel 1 e tambem nao carrega indicando FAULT.
- ida a 2 postos rapidos e nao deteta o cabo.
- teste diagonostico OBD efectuado e indica erro 4WD #1 onboard charger P0D27
- limpo o erro OBD
- ligado novamente ao OPENEVSE agora indica FAIL DIODE CHECK
- o carregador interno do carro tem um DIODE que a EVSE testa, e neste momento nao o deteta.
https://imgur.com/a/h11FdD6
https://imgur.com/a/kr3sqGu
https://imgur.com/a/GsZziko
Sabado 2 dezembro
- carregamento bateria de 12V atraves conversor
- openEVSE continua a detetar FAIL : diode check
Continua….
Estou aberto a sugestões de oficinas especializadas em VE para reparar.
Para ja considero estas hipoteses mas todas elas estao super-lotadas de EVs a reparar (é assim o mundo VE)
Kia setubal
Evolution
Auto16on
Efeméride
Domingo 26
- evse deteta FAIL: GFI e parou carregamento AC (temperatura elevada)
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
- segundo o log do openEVSE detetou fuga a terra no sensor diferencial
- carga em CCS de 10kWh tudo normal
https://imgur.com/a/N2J1Q69
Segunda 27
Carregamento AC OK
Terca 28
- nao carrega AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quarta 29
-nao carrega em AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quinta 30
-evse deteta FAIL : GFI
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento
- sensor diferencial do quadro principal e parcial vao abaixo, o que significa falta de terra
-nova tentativa apos resets e o quadro principal e parcial novamente abaixo.
- box nivel 2 de backup e tambem nao carrega
- box kia nivel 1 e tambem nao carrega indicando FAULT.
- ida a 2 postos rapidos e nao deteta o cabo.
- teste diagonostico OBD efectuado e indica erro 4WD #1 onboard charger P0D27
- limpo o erro OBD
- ligado novamente ao OPENEVSE agora indica FAIL DIODE CHECK
- o carregador interno do carro tem um DIODE que a EVSE testa, e neste momento nao o deteta.
https://imgur.com/a/h11FdD6
https://imgur.com/a/kr3sqGu
https://imgur.com/a/GsZziko
Sabado 2 dezembro
- carregamento bateria de 12V atraves conversor
- openEVSE continua a detetar FAIL : diode check
Continua….