Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

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EVUber
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Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 11 nov 2021, 13:23

Abri este Diario de Bordo com o intuito de partilhar e ficar registado o que é fazer uma media de 350km diários em Veiculo Eléctrico.

Existem muitas duvidas aquando da compra de um veiculo eléctrico, muitos mitos sobre a residência e durabilidade das baterias.

Consegue fazer 1 milhão de KM ?
e o preço da bateria ?
e a manutenção ?
e os carregamentos ?

São estas duvidas que eu próprio quero ver respondidas, experimentando na 1 pessoa.

TVDE - TESTE DE FOGO

Sou Gerente/Motorista de uma empresa RNAVT + TVDE e actualmente os baixos custos de rentabilidade das viagens ao preço por KM exigem muitos km e horas na estrada, o que define a rentabilidade do negocio é ir do ponto A > B > B > A sempre com clientes.

É um negocio que requere uma gestão profissional com alguma sorte na durabilidade da viatura... pois no TVDE as plataformas teem o total control do preço das viagens, cobrando ainda 25% do valor da viagem, as empresas inscritos nas plataformas teem a seu encargo todas as despesas com empregados, contabilista, impostos, aquisição e manutenção de viaturas.

Actualmente considero algumas marcas de viaturas TVDE "descartáveis" pois os 100.000km a 120.000km anualmente, colocam um tremendo desgaste a nível de Motor, Caixa de velocidades, Interiores, Suspensões e agora Bateria.
Sempre fiz as revisões de todas as viaturas na marca, com intervalo com o máximo de 15.000km, pois considero que a qualidade do oleo é fundamental para a durabilidade da viatura a Diesel.


TIPO DE UTILIZAÇAO e DESGASTE

Entre um Misto entre Lisboa e Margem sul, que inclui AE, Vias Rápidas e Nacionais, calçadas e becos em lisboa com muito sobe e desce, muitas lombas e vias degradadas, muito para-arranca, os congestionamentos, acessos de terror as praia na costa da caparica no verão e aquelas infelizes viagens com estradas em terra batida, as malas e bagagens de diversos tamanhos e formatos...e o entra e sai de todo o tipo passageiros com uma diversidade de acessórios e vestuário... isto 30 vezes ao dia.
No fundo o automóvel é um carro de trabalho com uma utilização intensiva.

Razoes Porque escolhi um Veiculo Electrico e porque foi o Kia E-Niro

Carregamento em Casa
Protocolo Kia/Uber
Carregamento fora de casa Protocolo Uber
Iva Dedutivel p/ empresa
Feedback Geral sobre VE e o E-Niro
Refrigeração de baterias
Autonomia
Espaço Segmento B-SUV
Custos de Manutenção e operacionalidade

As razoes anteriores são perfeitamente compreensíveis, mas os Custos de Manutenção e operacionalidade requerem um registo diario de detalhado dos custos da viatura em combustíveis, carregamentos e manutenção.

Viatura a Diesel
350km por dia com um custo combustível 7€/100km = 24€ dia
Manutenção programada na marca para 150.000km - 2231€ ou 6€ dia (não inclui pneus, pastilhas, discos, peças de desgaste ou avarias)

total = 11430€

Viatura Eléctrica (Estimativa)
Valores estimados para 350km por dia com um custo de carregamento em casa de 1,5€/100km = 5,25€ dia
Valores Manutenção na Marca programada para 150.000km - 691€ ou 1,8€/dia (não inclui pneus, pastilhas, discos, peças de desgaste ou avarias)
total = 2573€

Os Custos de Manutenção e Operacionalidade após a dedução do IVA da energia, combustível e revisões rondara uma poupança de 7500€ por ano ou pelo menos é o que eu pretendo demostrar...

Carregamento em Casa (Estimativa)

O carregar em casa foi a principal razão para a compra do veiculo electrico, mas devido a uma media estimada de carregamento alto entre os 40kW e os 50kW diariamente e devido aos custos proibitivos de uma instalação trifasica era necessário obter o máximo de “sumo” em monofásico.

O carregador Onboard do Kia e-Niro carrega em monofásico até máximo de 7.2kWh

Alteração de potencia para 10.35kVa e 45A (Maximo )
Instalação da EVSE inteligente configuravel a 1A a 1A com cabo de 10metros
Instalação de quadro electrico parcial a 20metros do Quadro electrico com cabo de 6mm

Desta forma deverei conseguir carregar durante periodo bi-horario diario segundo o site https://evcompare.io/charging-calculator/ em cerca de 8h a 10h no bi-horario ou até menos.

Nota: estou a ter problemas com a visita da EDP/E-REDES com 1 mes de espera para alterarem o limitador de potencia no quadro de 20A para 30A


Carregamento fora de casa (estimativa)
Fora de casa será feito apenas feito em caso de extrema necessidade recorrendo aos postos da PowerDot Uber (lisboa) e com o pedido de alguns cartões caso necessite de fazer uma viagem mais longa.
Última edição por EVUber em 22 out 2023, 16:26, editado 3 vezes no total.

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Apr » 11 nov 2021, 14:28

Código: Selecionar todos

Desta forma deverei conseguir carregar com a EVWallbox a 24A e 5,5kWh
24A das 10 da noite às 08 da manhã, todos os dias, partilhado com o resto dos consumos da casa, é na minha opinião um regime demasiado rigido e tem tudo para o deixar mal disposto de manhã, de forma recorrente.

Não pode aumentar para os 45A ou mesmo passar a trifásico? O que é que é incomportável em termos de custo no trifásico?

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Apr » 11 nov 2021, 14:29

E obrigado por fazer este registo de Uber, vou acompanhar com muito interesse :-)

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Nonnus » 11 nov 2021, 14:59

Bem-Vindo,

Realmente vai ser interessante acompanhar este DB.

Não sou Uber, mas o meu carro a certa altura fez 200km diários durante mais de um ano as minhas contas estão no meu DB.

1º - ano: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=80#p111443

2º - ano: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=170#p126578
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 11 nov 2021, 17:41

Apr Escreveu:
11 nov 2021, 14:28

Código: Selecionar todos

Desta forma deverei conseguir carregar com a EVWallbox a 24A e 5,5kWh
24A das 10 da noite às 08 da manhã, todos os dias, partilhado com o resto dos consumos da casa, é na minha opinião um regime demasiado rigido e tem tudo para o deixar mal disposto de manhã, de forma recorrente.

Não pode aumentar para os 45A ou mesmo passar a trifásico? O que é que é incomportável em termos de custo no trifásico?
Segundo o electricista que veio ca a casa a minha instalação é monofásica e acarretava custos elevados para o trifasico e não seria compensatorio para ganhar apenas algum tempo de carga.
Mas segui o teu conselho e pedi a alteração para 10.35kVa e 45A deste modo devo conseguir carregar em Monofasico 32A.. 7.2kW, a ver vamos.

Uma Questão alguem fornece um link para um OBD que funcione com o E-niro e que app é que recomendam, pode ser iPhone ou Android.
Para verificar o estado da bateria e outros parâmetros que achem úteis para manter o OBD actualizado.

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zeuz
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por zeuz » 11 nov 2021, 18:06

EVUber Escreveu:
11 nov 2021, 17:41
Uma Questão alguem fornece um link para um OBD que funcione com o E-niro e que app é que recomendam, pode ser iPhone ou Android.
Para verificar o estado da bateria e outros parâmetros que achem úteis para manter o OBD actualizado.
Em relação à App, o que vejo recomendar no grupo do Facebook dedicado a e-Niro é a EVWatchDog, da autoria de um português.

Salvo erro, na App há uma secção com os leitores OBDII que funcionam com a App.

Vou acompanhar o DB. ;)

P.S.:
EVUber Escreveu:
11 nov 2021, 17:41
Espaço Segmento B-SUV
Não será antes "Espaço Segmento C-SUV" ? É que segmento B-SUV será o Kona, e outros do género, e o Niro parece-me maior... :think:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por frankesousa » 11 nov 2021, 20:01

Apr Escreveu:
11 nov 2021, 14:28

Código: Selecionar todos

Desta forma deverei conseguir carregar com a EVWallbox a 24A e 5,5kWh
24A das 10 da noite às 08 da manhã, todos os dias, partilhado com o resto dos consumos da casa, é na minha opinião um regime demasiado rigido e tem tudo para o deixar mal disposto de manhã, de forma recorrente.

Não pode aumentar para os 45A ou mesmo passar a trifásico? O que é que é incomportável em termos de custo no trifásico?
Na eventualidade de não ter mais nenhum "grande consumidor" em casa, eventualmente não terá porque se ainda não tinha nem 6.9kVA é porque não precisava de muita potência, carregar a 24A "toda a noite" é possível MAS com um EVSE dinâmico com controlo de potência máxima no quadro geral.

É o que tenho e faz milagres.

Sem isso, vai ligar o micro ondas ou a máquina de lavar loiça/roupa às 22h30 e pimba, quadro abaixo!

Fica aqui o print do meu EVSE a "tentar" carregar a 30A com potência contratada de 30A e mais a casa a gastar ao mesmo tempo, mesmo que pouco.
Imagem

Com isto podias deixar o carro a carregar as 10 horas a "30A" sabendo que ele ia baixar se necessário (até aos 6A que é o mínimo).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Apr » 13 nov 2021, 23:14

Concordo contigo frankesousa, no outro dia tive o controlo automatico interrompido e não conseguia decidir-me a que potencia devia carregar o carro... a nossa inteligência não é adequada para andarmos preocupados a mudar amperes ;)

mas neste caso acho que é preciso folga na potência e no tempo, um EVSE dinâmico seria a cereja no topo do bolo.

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pemifer
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por pemifer » 14 nov 2021, 16:45

Em relação o OBDs, uma vez que eles não são universais, a melhor coisa é mesmo contatar um vendedor e experimentar antes de comprar.
Como anda muito pela margem sul , pode entrar em contato com o Carlos Fernandes (https://www.olx.pt/ads/?search%5Buser_i ... ved_search).
Em relação a Apps, a melhor é a Torque.
Em breve farei um post acerca disso.

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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 14 nov 2021, 19:55

CARREGAMENTO EM CASA (actualizando o diario de Bordo)

Nem tudo corre como queremos, principalmente quando temos de lidar com a EDP e a E-redes, e quando estamos sob pressão porque queremos ter tudo pronto a funcionar antes do carro eléctrico chegar...

No meu caso alterei ao Potencia contratada para para 6,9kVa 30A e depois para 10,35kVa 45A, o pedido de alteração é simples se tiverem um contador inteligente, recebem um SMS quando a potencia for alterada, normalmente em menos de 24 horas...... mas se tiverem um Limitador de potencia junto ao Quadro, não esperem a vida facilitada nem a visita dos técnicos da E-REDES.

Os prazos de espera neste momento são em media 30 dias para a visita a casa....

Solução: Download app da E-REDES e reportar uma avaria na app com o quadro em baixo (não percebo os 30 dias de espera pois o piquete de avarias é o mesmo da e-redes)

SAGA DOS ELECTRICISTAS PRECISAM-SE

Dos cerca de 15 electricistas/empresas da margem sul que contactei:

9 estão cheios de trabalho.
2 prometeram que passavam na morada e deixaram de atender o telemóvel
1 veio a residencia e também deixou de atender o telemóvel
1 veio a residencia e deu-me um orçamento ao preço do ouro..(mão de obra 160€.....é obra :shock: )
1 prometeu-me que vem 3F dar orçamento
1 esta em standby

A instalação requer:
1 dia de trabalho :
cabo de 20m (6mm), quadro parcial ( até a box pois o quadro electrico não tem capacidade para receber mais modulos) disjuntor, interruptor 2P, calha técnica (quase tudo a direito sem curvas) etc etc...
Portanto ando a 2 semanas com os euros a arder no bolso para a instalação eléctrica.

A box escolhida acabou por ser a EVSE inteligente (ca do forum) com cabo a medida por encomenda de 10 metros...
O e-Niro deve ter matricula esta semana e a pressão aumenta para ter tudo a funcionar...
Última edição por EVUber em 23 abr 2022, 22:47, editado 1 vez no total.

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