Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 14 nov 2021, 20:14

pemifer Escreveu:
14 nov 2021, 16:45
Em relação o OBDs, uma vez que eles não são universais, a melhor coisa é mesmo contatar um vendedor e experimentar antes de comprar.
Como anda muito pela margem sul , pode entrar em contato com o Carlos Fernandes (https://www.olx.pt/ads/?search%5Buser_i ... ved_search).
Em relação a Apps, a melhor é a Torque.
Em breve farei um post acerca disso.
Obrigado, mas adiantei-me na compra do OBD, mandei vir estes 2:

VEEPEAK
https://www.amazon.es/gp/product/B011NS ... UTF8&psc=1

e o VGATE ICAR PRO
https://www.amazon.es/gp/product/B07SQL ... UTF8&psc=1

Vou utilizar a OBD que faça corretamente o sleepmode/autowakeup por bluetooth.

Nas apps

Torque pro - ja o tinha comprado a uns anos ( Android) segui um video para colocar os PIDs, tudo OK, mas deu-me algum trabalho..

Adquiri o Car Scanner (IOS e Android) pelo que vi dos videos do Bjorn Nyland é basicamente ajustar o perfil...faltam-me testar a gravação e exportação de dados.

E estou em vias de adquirir a EVwatchdog (Android) pois permite a exportação de dados e tem um site dedicado para o efeito, parece-me que tem grande potencial....Nova versão do EV Watchdog (para e-Niro) ficou disponível no dia 11 de novembro.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por pemifer » 14 nov 2021, 21:31

EVUber Escreveu:
14 nov 2021, 20:14
pemifer Escreveu:
14 nov 2021, 16:45
Em relação o OBDs, uma vez que eles não são universais, a melhor coisa é mesmo contatar um vendedor e experimentar antes de comprar.
Como anda muito pela margem sul , pode entrar em contato com o Carlos Fernandes (https://www.olx.pt/ads/?search%5Buser_i ... ved_search).
Em relação a Apps, a melhor é a Torque.
Em breve farei um post acerca disso.
Obrigado, mas adiantei-me na compra do OBD, mandei vir estes 2:

VEEPEAK
https://www.amazon.es/gp/product/B011NS ... UTF8&psc=1

e o VGATE ICAR PRO
https://www.amazon.es/gp/product/B07SQL ... UTF8&psc=1

Vou utilizar a OBD que faça corretamente o sleepmode/autowakeup por bluetooth.

Nas apps

Torque pro - ja o tinha comprado a uns anos ( Android) segui um video para colocar os PIDs, tudo OK, mas deu-me algum trabalho..

Adquiri o Car Scanner (IOS e Android) pelo que vi dos videos do Bjorn Nyland é basicamente ajustar o perfil...faltam-me testar a gravação e exportação de dados.

E estou em vias de adquirir a EVwatchdog (Android) pois permite a exportação de dados e tem um site dedicado para o efeito, parece-me que tem grande potencial....Nova versão do EV Watchdog (para e-Niro) ficou disponível no dia 11 de novembro.
A Torque é a melhor, então se comprares o plugin Realtime Charts (custa 2€ e qualquer coisa) ainda fica melhor.
A Torque tambem tem um site.
Podes enviar para o site os PIDs à tua escolha e esses dados aparecem em gráfico e com a respetiva localização no mapa.
No meu caso escolhi velocidade, SOC e temperatura da bateria.
20211024_143116 - Copy.jpg
No meu caso, que comprei o e-Niro usado, até configurei 2 PIDs só para mim. Um com os quilómetros feitos por mim outro com os quilómetros reais feitos pelo carro uma vez que tive de substituir o quadrante e os quilómetros começaram do zero.
20211024_152649.jpg
Por exemplo, se quiseres fazer um gráfico de carregamento, tem de ser a Torque com o Realtime Charts!
Fazes gráficos com PIDs à tua escolha, o plugin vai guardando os dados e depois podes exportar.
20210611_184800.jpg

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 14 nov 2021, 23:46

Não sei, estou a gostar bastante do que vejo no facebook do grupo EV watchdog, principalmente nos gráficos que dizem respeito a degradação de baterias.
Comparar a própria bateria com as de outros utilizadores..
https://www.facebook.com/groups/ev.watchdog/

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por cfvp » 15 nov 2021, 01:12

DB muito interessante, obrigado por partilhar. Estou curioso para ver como o carro se irá comportar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por pemifer » 15 nov 2021, 11:04

EVUber Escreveu:
14 nov 2021, 23:46
Não sei, estou a gostar bastante do que vejo no facebook do grupo EV watchdog, principalmente nos gráficos que dizem respeito a degradação de baterias.
Comparar a própria bateria com as de outros utilizadores..
https://www.facebook.com/groups/ev.watchdog/
Está a consultar o grupo de facebook errado e a usar a app errada... enfim, não foi por falta de informação...
viewtopic.php?f=63&t=8371

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 15 nov 2021, 20:52

@pemifer
Eu vou fazer uso intensivo e profissional do E-Niro, dou preferencia a uma app "pronta usar" que me vai fazer o backup e enviar os dados para o servidor durante 10h p/dia.

Mas tenho as 3 apps, Torque Pro, EVwatchdog, Car Scanner, e tenho 2 OBD....se uma estiver aquem das expectivas tenho as restantes como backup.

De momento estou com tendência a gostar mais dos gráficos e perfis (pronto a usar) da EVWatchdog pois o Developer criou a app e os perfis exclusivamente para VE e Híbridos plug-in

A base de dados da evwatchdog esta a crescer e este tipo de partilha parece-me bastante interessante....Como podemos observar nem todos temos o mesmo estado de baterias ao fim de X km, e as app estão la para nos informar do estado das baterias.

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por pemifer » 16 nov 2021, 11:14

EVUber Escreveu:
15 nov 2021, 20:52
@pemifer
Eu vou fazer uso intensivo e profissional do E-Niro, dou preferencia a uma app "pronta usar" que me vai fazer o backup e enviar os dados para o servidor durante 10h p/dia.

Mas tenho as 3 apps, Torque Pro, EVwatchdog, Car Scanner, e tenho 2 OBD....se uma estiver aquem das expectivas tenho as restantes como backup.

De momento estou com tendência a gostar mais dos gráficos e perfis (pronto a usar) da EVWatchdog pois o Developer criou a app e os perfis exclusivamente para VE e Híbridos plug-in

A base de dados da evwatchdog esta a crescer e este tipo de partilha parece-me bastante interessante....Como podemos observar nem todos temos o mesmo estado de baterias ao fim de X km, e as app estão la para nos informar do estado das baterias.
Eu tambem tenho a versão paga da EVWatchdog.
Outra bastante boa, que gosto quase tanto como da Torque é a EV Notify.
Tambem já usei a Car Scanner e a Soul EV Spy.
Não percebi essa de enviar dados para o servidor...
A Torque e EV Notify enviam dados para os respetivos servidores.
O que não falta é informação na App EVWatchdog e no respetivo site, infelizmente, é uma App que não me permitiu tirar uma das grandes duvidas que tinha que era saber como é a curva de carregamento do e-Niro. Isso só na Torque.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por JLMF » 16 nov 2021, 13:15

EVUber Escreveu:
11 nov 2021, 13:23
Abri este Diario de Bordo com o intuito de partilhar e ficar registado o que é fazer uma media de 350km diários em Veiculo Eléctrico.

Existem muitas duvidas aquando da compra de um veiculo eléctrico, muitos mitos sobre a residência e durabilidade das baterias.

Consegue fazer 1 milhão de KM ?
e o preço da bateria ?
e a manutenção ?
e os carregamentos ?

São estas duvidas que eu próprio quero ver respondidas, experimentando na 1 pessoa.

Parabéns e tudo a correr bem com o E-Niro e com a atividade profissional.
Agradeço o DB que será concerteza util para a comunidade.

Partindo da premissa de 350 km diários, ou seja praticamente um ciclo diário, nunca equacionou um VE com baterias LFP visando um maior numero de ciclos aumentando a longevidade e recalculando a amortização?

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 17 nov 2021, 23:34

Fui hoje levantar o E-Niro :)

Versão de 2022..

Primeiras impressões...eu gosto de tecnologia, mas este infotainment tem centenas de atalhos possíveis e imaginários, não é dos mais intuitivos.....
Na primeira hora nem o radio sabia desligar :D agora ja atinei com a coisa e daqui a uns tempos ja devo ter assimilado tudo..

O tablier e as portas mereciam um material melhor...peca também pela falta de aquecimento e arrefecimento dos bancos.
A bagageira ja vinha sem os plásticos que vi alguns utilizadores retirarem para afundarem em espaço..

Imagem

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 17 nov 2021, 23:37

JLMF Escreveu:
16 nov 2021, 13:15

Parabéns e tudo a correr bem com o E-Niro e com a atividade profissional.
Agradeço o DB que será concerteza util para a comunidade.

Partindo da premissa de 350 km diários, ou seja praticamente um ciclo diário, nunca equacionou um VE com baterias LFP visando um maior numero de ciclos aumentando a longevidade e recalculando a amortização?
Equacionei a compra do E-Niro devido a uma condiçoes vantajosas do protocolo Kia/uber e uma autonomia suficiente para a actividade TVDE...
Não faço ideia que VE usam bateria LFP....

Responder

Voltar para “Kia”