Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 01 fev 2022, 22:52

zeuz Escreveu:
01 fev 2022, 12:14
Na semana passada tive necessidade de usar um Uber, então fiz o de costume e pedi um Uber Green. Apareceu um KIA e-Niro 64kWh! :D

Perguntei se era aqui o @EVUver , mas nem conhecia o fórum.

O senhor tem um LEAF 30kWh como carro pessoal e só quer BEV!

Mostrou-me, com orgulho, a média de 12,3kWh/100km e elogiou muito o carro.

Ainda houve tempo para dizer que não foi para um KIA EV-6 porque a diferença de preço não compensava para o extra de autonomia.


Pessoalmente, nunca tinha andado num e-Niro e fiquei fã!

Bom espaço atrás, em todos os sentidos.
Boa luminosidade interior, se bem que seria melhor com tecto panorâmico.
Os materiais, sem serem de topo, não desiludem. Idem para os acabamentos.
Não senti que ia sentado com a bumba abaixo dos joelhos, como acontece nos LEAF 40kWh ou ZOE.
:D :D :D :D :D

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 05 mar 2022, 22:05

Carregamentos e os 30.000km

Actualmente o E-Niro tem 37749 Km em 107 dias de utilização (3 meses e alguns dias) , o que esta dentro da media prevista de 354Km por dia.

A revisão dos 30.000km foi mais caro que o esperado, cerca de 154€, pois o site da KIA não assume a matricula, e apenas colocando o VIN nos informa do preço correcto da revisão.
O Consumo total de carregamento foi de aproximadamente 5494 kWh com um custo aproximado de 600€, ou a media 1,59€/100Km

Imagem


Comparaçao Diesel VS electrico diario

Eléctrico 5,60€ para fazer os 350km
VS
Diesel 26,60€ para fazer os mesmos 350km (dados com gasóleo a 1,50€/Litro)
Diesel 35,70€ para fazer os mesmos 350km (dados com gasóleo a 1,94€/litro)

Poupança entre os 21€ e os 30€ por dia

Comparaçao Diesel VS electrico em 37749 km

Electrico 600€ para fazer 37749 km
VS
1 - Diesel 2984€ para fazer 37749 km (dados com gasóleo a 1,50€/litro)
2- Diesel 3859€ para fazer 37749 km (dados com gasóleo a 1,94€/litro)

1A - Poupança de 2384€
2A - Poupança de 3259€

Imagem
Imagem


Wallbox

Na semana passada e ao fim de 3 meses a EVWALLBOX berrou e foi para a garantia, estive 4 dias que necessitei de usar um posto de carga rápida, e neste periodo de transição o APR consegui arranjar-me uma EVSE inteligente para me desenrascar enquanto a outra wallbox chegava da garantia.

Fiquei maravilhado com a box do APR é um "diamante em bruto" que cumpre acima das expectativas...tem grande potencial para ser um produto de grande sucesso comercial.

Com a chegada da Evwallbox reparada agora fiquei com duas wallbox, uma serve de backup da outra e vice-versa pois o sistema esta montado com tomadas PCE 32A.

Imagem

Autonomia, Durabilidade e Consumo do Kia E-Niro em TVDE

A viatura não apresenta ruídos parasitas ou avarias, a nível dos bancos traseiros mantenho uma manutenção rigorosa na limpeza de estofos...

Quanto a autonomia mantém-se nos 500km reais com consumo de 13,2 kWh

A utilização em Modo ECO e com a regeneração em Zero/manual

As vezes vou na A5 a quase 120km/h e quando desacelero dou por mim a pensar o que acontece a mecânica para proceder ao processo de regeneração aquela velocidade....prefiro manter regeneração a Zero.

Melhor registo até a data

Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por cfvp » 05 mar 2022, 23:04

:clap:
EVUber Escreveu:
05 mar 2022, 22:05
As vezes vou na A5 a quase 120km/h e quando desacelero dou por mim a pensar o que acontece a mecânica para proceder ao processo de regeneração aquela velocidade....prefiro manter regeneração a Zero.
Mecânicamente acho que a diferença é pouca em relação a não ter regeneração, mas não tenho a certeza.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por mjr » 06 mar 2022, 18:16

A regeneração é um processo puramente elétrico que ocorre no motor, mecanicamente não há nenhuma alteração nas engrenagens. Entre usar o travão mecânico ou usar a regeneração, esta última é muito melhor pois:

- Carrega a bateria em vez de dissipar a energia nos discos de travão.
- Evita o desgaste dos calços e discos de travão.
- Em descidas prolongadas elimina o "brake fade" por sobre aquecimento dos travões.

A única potencial desvantagem é um maior esforço para a bateria, mas é tão insignificante que nem vale a pena considerar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Apr » 06 mar 2022, 22:43

Obrigado pelos elogios ao EVSE EVUber :)

Só para não haver mal entendidos de entre os interessados a quem disso que tinha o EVSE esgotado: o EVUber necessitava apenas do EVSE, sem o cabo type2 que foi reaproveitado da Box que avariou. Para além disso fiquei sensibilizado com a urgência e fiz um EVSE ligeiramente alterado para poder entregar rapidamente uma alternativa para o EVUber poder retomar os carregamentos mais rápidos.

Alterar a instalação para poder trocar de wallbox rapidamente quando há um problema é uma boa estratégia que te vai fazer poupar bastante tempo se acontecer outro episódio semelhante.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por ruramos » 12 mar 2022, 23:53

Apr Escreveu:
06 mar 2022, 22:43
Obrigado pelos elogios ao EVSE EVUber :)

Só para não haver mal entendidos de entre os interessados a quem disso que tinha o EVSE esgotado: o EVUber necessitava apenas do EVSE, sem o cabo type2 que foi reaproveitado da Box que avariou. Para além disso fiquei sensibilizado com a urgência e fiz um EVSE ligeiramente alterado para poder entregar rapidamente uma alternativa para o EVUber poder retomar os carregamentos mais rápidos.

Alterar a instalação para poder trocar de wallbox rapidamente quando há um problema é uma boa estratégia que te vai fazer poupar bastante tempo se acontecer outro episódio semelhante.
Top :clap:

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 13 mar 2022, 10:42

Uma curiosidade sobre o E-Niro

Ontem choveu de manha a noite, e em alguma vezes necessitei de fazer marcha-atras em algumas manobras.

Nao é que a escova traseira do E-Niro liga-se automaticamente

TOP..

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por zeuz » 13 mar 2022, 11:13

EVUber Escreveu:
13 mar 2022, 10:42
Uma curiosidade sobre o E-Niro

Ontem choveu de manha a noite, e em alguma vezes necessitei de fazer marcha-atras em algumas manobras.

Nao é que a escova traseira do E-Niro liga-se automaticamente

TOP..
Muitos carros quando têm os limpa-vidros ligados fazem isso. ;)

Há um "acessório" há venda "obrigatório" para o Niro. É uma pequena escova na ponta do braço do limpa-vidros traseiro, que limpa a câmara durante a rotação do braço.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por lmlr » 13 mar 2022, 17:14

Antes de comprares o carro, não te tinha falado no EVSE do APR que era o melhor :)

Acho que até te mandei alguns print screen.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por zeuz » 14 mar 2022, 10:57

zeuz Escreveu:
13 mar 2022, 11:13
EVUber Escreveu:
13 mar 2022, 10:42
Uma curiosidade sobre o E-Niro

Ontem choveu de manha a noite, e em alguma vezes necessitei de fazer marcha-atras em algumas manobras.

Nao é que a escova traseira do E-Niro liga-se automaticamente

TOP..
Muitos carros quando têm os limpa-vidros ligados fazem isso. ;)

Há um "acessório" há venda "obrigatório" para o Niro. É uma pequena escova na ponta do braço do limpa-vidros traseiro, que limpa a câmara durante a rotação do braço.
Kia Niro Rear view camera Wiper
Imagem

Não sabia que era tão caro... :?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Kia”