Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por mjr » 18 nov 2021, 22:18

LiFePO4 (LFP), que eu saiba em Portugal só o Tesla Model 3 SR+ made in China é que usa esta química.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 19 nov 2021, 23:07

Primeiro dia de Uber e cerca de 350km realizados.
Sai de casa com a bateria a 80% e regressei com 17% ( ainda 90km autonomia) com uma media de 12,8kWh/100km
Infelizmente fechei por acidente a app evwatchdog a meio do dia e fiquei sem os dados completos.

Ainda estou verde na utilização da VE, mas uma bateria com esta autonomia + toda a regeneração em cidade é suficiente para a actividade TVDE, faz a vontade 500km para chegar a qualquer lado, em cidade uso a regeneração ECO, em AE e vias rápidas uso menos um toque.

Alguns elogios ao Kia E-niro por parte de alguns clientes, e muitos olhares desviados na rua...
Atras tem imenso espaço para as pernas, mas devido a altura ao solo uma pessoa mais idosa poderá ter uma pequena dificuldade em entrar.

Faz falta trip 1 e trip 2 com reset manual, gosto de controlar os km diarios e km semanais..
Neste momento uso info trip para Km diarios (creio que faz reset automático apos as 23.59pm) e o trip acumulado para a semana, este ultimo faz reset.

Gosto imenso destes pormenores:

Sensor de aviso lateral, extremamente útil em mudança de faixa.
Sensor de aviso que a viatura da frente se deslocou em fila de transito.
Auto-hold e função de P funcionam muito bem.

Uma Wallbox é imprescindível para quem faz todos estes KM, a instantes deixei a carregar com a box portátil da kia max 12A numa tomada normal e demorava 24h dos 17% aos 90% a 2,7kWh... amanha ja tenho a EVwallbox instalada....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 20 nov 2021, 00:13

Excelente, óptimo relato :clap:

No fundo tudo aquilo que os habituados a VE sabem, tudo aquilo que os não habituados devem saber. :clap:

Votos de muitas poupanças e muitos km de VE. Ah e tal 1000km de autonomia. Não pahhhh. Não... :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Nonnus » 20 nov 2021, 01:29

BrunoAlves Escreveu:
20 nov 2021, 00:13
Votos de muitas poupanças e muitos km de VE. Ah e tal 1000km de autonomia. Não pahhhh. Não... :mrgreen:
E se quiseres ir a Barcelona beber um café? Antigamente era ir ao Algarve, mas como já é possível, agora é a Barcelona.🤪
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 20 nov 2021, 19:51

Mais uma etapa VE (e não foi fácil) , a instalação da EVWallbox...

Actualmente existe uma procura ENORME no mercado de electricidade, existe muita falta de mão-de-obra, e os orçamentos são cada vez mais elevados..
Actualmente os electricistas neste tipo de instalação residencial levam 20€/h e pode demorar 6h a 8h a executar..

No meu caso foi necessário um Quadro parcial e 25m de cabo 6mm e algumas alterações no Quadro principal por falta de espaço, quem precisar de um bom electricista certificado (honesto) com bons preços de instalação em Lisboa ou Margem sul... mande-me PM

Coloquei um pequeno contador digital para ir tirando leituras mensais dos carregamentos....(falta uma tampa no Quadro)

Imagem


A EVWallbox (modelo novo com wifi) para clientes exigentes que precisam de fazer muitos KM, carrega até 32A em Monofasico, regulavel a 1A, esta wallbox ja vem um com contactor ou contator que ao que parece aguenta/mantem a carga mesmo com aumento de temperatura.

Ainda não tenho o wifi activo, mas ao que parece também tem uma serie de funções a utilizar....Preço muito em conta.

Imagem

Tempo de carregamento estimado para 410km p/dia...

Segundo o vendedor da KIA, o E-Niro faz um calculo do tempo que demora a carregar segundo a hora definida de partida...
Por exemplo:
Se eu definir que a hora de saída da viatura é as 07.00am, e definir que carrega até aos 80%, usando a tarifa bi-horaria das 22.pm as 08.00am, o E-Niro começa o carregamento o mais lento possível para que as 07.00am esteja a 80%.


Imagem
Última edição por EVUber em 20 nov 2021, 20:14, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 20 nov 2021, 20:09

Boa ;)
Esses 205V são medidos? Está um bocadinho baixo ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 20 nov 2021, 20:17

BrunoAlves Escreveu:
20 nov 2021, 20:09
Boa ;)
Esses 205V são medidos? Está um bocadinho baixo ;)
A queda de tensão deve-se porque está a trabalhar no maximo. 31A.
Se reduzir para 16A sobe para 216V, pode ser da linha da EDP ou da cablagem da casa.

AJCaiado
Mensagens: 5
Registado: 12 nov 2021, 22:57
Data de fabrico: 01 jan 2022
Capacidade bateria: Arrouquelas

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por AJCaiado » 21 nov 2021, 00:46

Boas,
O Kia permite definir períodos de carregamento? Por exemplo, carregar das 22h as 24h e depois das 2h até atingir 80% da carga total?

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por FullElectric » 21 nov 2021, 01:46

Estás a perder mais de 300W na linha, isso vai aquecer bastante. Qual a secção e o comprimento do cabo?
Além disso, esse diferencial que o eletricista aplicou não é o indicado. Deverá ser substituído por um de sensibilidade 30mA e tipoA

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por JLMF » 21 nov 2021, 13:06

EVUber Escreveu:
20 nov 2021, 20:17
BrunoAlves Escreveu:
20 nov 2021, 20:09
Boa ;)
Esses 205V são medidos? Está um bocadinho baixo ;)
A queda de tensão deve-se porque está a trabalhar no maximo. 31A.
Se reduzir para 16A sobe para 216V, pode ser da linha da EDP ou da cablagem da casa.
A queda de tensão é uma consequência, não uma razão.
Não sei qual a tensão de chegada ao circuito mas se existe disponibilidade na zona para 32 A não é normal no interior do circuito existir essa diferença de tensão entre um consumo a intensidade de 16 A e 31 A. Há excesso de temperatura (perda de tensão) em alguma porção do circuito interno que se traduz em perda de dinheiro considerando as muitas horas quotidianas do consumo previsto e sobretudo estará em causa a segurança. Basta cumprir as normas e tal não acontece.
Ligações, secção de cabos em função da intensidade e comprimento.
Eu aprofundaria a questão.

Responder

Voltar para “Kia”