Página 1 de 5
					
				e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 15 set 2021, 19:37
				por pemifer
				Notícia muito interessante vinda da Nova Zelândia.
Um Kia e-Niro com 2 anos, 101000km e 0% de degradação.
O carro tem 104000km mas a medição do SOH foi aos 101000.
https://www.stuff.co.nz/motoring/evs/12 ... APB4Z_aKqE 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 15 set 2021, 20:18
				por BrunoAlves
				Há um amigo e colega do fórum que também tem um com 100kkm e 100% de SOH 

Se bem que o dele é carregado maioritariamente em AC. Mas está aí para as curvas
 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 11:01
				por frankesousa
				Isso quer dizem uma das seguintes coisas:
- O "Medidor" utilizado está a ir buscar o valor errado
 
- A medição está errada mesmo pelo BMS
 
- O BMS foi programado para "arrancar" nos 110% ou assim e manter o valor a 100% até baixar
 
Efectivamente é obvio que a degradação da bateria acontece igual como em todos os VE, mas é fixe que tenham metido buffers para esconder isso, assim não assusta.
Existe algum dado de testes de tomada em novo vs com 100.000km para termos uma ideia se o BMS "bloqueia" mesmo o carregamento a 100% real em novo para que a degradação não se perceba?
 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 11:41
				por pemifer
				O meu tem 3 anos, 53000km e 0% degradação.
Ainda tem os 64kWh disponiveis como comprovei no meu DB.
viewtopic.php?f=63&t=8300&start=70#p143054
Falam que tem cerca de 6% de buffer, eventualmente, a degradação está nestes 6%, ainda assim muito abaixo de outros veiculos.
Só espero é não ter uma surpresa tipo, passar de 100% de SOH para 80% de um dia para o outro.
 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 12:25
				por rimsilva
				Faz-me um pouco de "confusão" falar-se de % de degradação uma vez que a degradação que vou verificando não me parece que seja linear, ou seja, não é a mesma coisa dizer que a degradação do e-niro seja de 10% e ponto, porque no fundo deverá depender se é um e-niro de 39 ou 62 kWh.
Tenho notado isso no i3, em que se diz que o i3 de 60Ah degrada muito mais do que o i3 de 94Ah (há aqui o aspecto da evoluição da quimica das baterias que naturalmente ajudam a melhor o desempenho da bateria do i3 de 94Ah), no entanto é possivel perceber em vários casos que com o mesmo numero de anos e km aproximados a degradação "absoluta" em kWh anda próxima, não é nada cientifico, mas é algo que se pode constatar em vários casos.
Outro aspecto é uma maior capacidade util ao fim de alguns anos dos REX em comparação com os BEV, o que em meu entender revela outro promenor que explica a "maior ou menor" degradação em alguns casos, que é o facto de "forçar" o VE a andar muitas vezes com a bateria próximo dos 0%.
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 12:35
				por frankesousa
				Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro   ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o 
e-niro 400mil km   
 
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 13:55
				por ruramos
				frankesousa Escreveu: ↑16 set 2021, 12:35
Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro   ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o 
e-niro 400mil km   
 
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
 
Tudo dito frankesousa, bom post!
 

 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 19:12
				por pemifer
				frankesousa Escreveu: ↑16 set 2021, 12:35
Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro   ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o 
e-niro 400mil km   
 
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
 
Bem pensado!
 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 19:29
				por cfvp
				frankesousa Escreveu: ↑16 set 2021, 12:35
Tudo se resume a ciclos de carga (e idade claro).
Mais bateria = menos ciclos para os mesmos km percorridos.
Exemplo: E-niro 64kWh uteis vs leaf 30 com 28kWh uteis
para 100 mil km e admitindo consumo de 16kWh/100km para os 2 temos
e-niro   ->100.000*16/100=16.000kWh /64 = 250 ciclos completos
Leaf 30 ->os mesmos 16.000kWh carregados / 28 = 571 ciclos completos
Se admitirmos que 1000 ciclos já é um degradação bem boa, que não é mentira, vemos que o leaf 30 apenas percorre 175 mil km e o 
e-niro 400mil km   
 
É verdade que são contas "muito por alto" com erros de "arredondamento" consideráveis, mas é claro que a degradação de um carro com mais bateria que outro para os mesmos km é totalmente diferente!
 
Certo, pode ter menos mas daí a não ter nenhuma degradação, já é estranho. Só a idade, que no caso do e-Niro do pemifer são 3 anos, já é um bocado.
 
			 
			
					
				Re: e-Niro com 101000km e 0% de degradação
				Enviado: 16 set 2021, 20:45
				por pemifer
				Acho que mais uma vez se prova que os quilometros não são o fator determinante.
O Telmo comentou no Facebook que há um Kauai com 2 anos e 150000km e 0% de degradação.