Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por rjspedition » 19 ago 2021, 12:40

Fantástico relato!

Isto para quem está a dar os primeiros passos com um Leaf, e depois vir ler isto ... dá vontade de rifar o Leaf. :lol: :lol:
Espetáculo! ;)


Fora de brincadeiras, e pegando em números, fico com uma ideia cada vez mais fixa que carregar fora de casa resulta em custos de combustível ao nível de um diesel.
No total, gastei 62,2€ fora de casa, em casa, para repor a bateria a 100% teria de carregar cerca de 43,5kWh, 43,5 x 0,16€ = 6,96€.
928km por 69,16€ o que dá 0,075€ por km
O preço médio do gasóleo hoje, 17-8-2021, custa 1,528€ por litro.
69,16€ daria para 45 litros.
Atestei a semana passada a 1.349 para fazer uma tirada de 1100 km.
Assumindo uma média por alto de 5,5 l/100 (a média global do carro é inferior) o custo fica pelos 68,85.
Perto de Ayamonte ainda se consegue abastecer a 1,159 pelo que o custo baixava mais uns euros no total.

Qual a razão para estes valores tão aproximados? Haverá também diferença entre preço de carregamentos daqui para Espanha?
O caminho não deveria ser um menor valor nos carregamentos para um maior incentivo?

Acredito que o diesel será penalizado em breve com mais taxas, mas o preço da energia também não tem estado a baixar.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por ruramos » 19 ago 2021, 12:41

Bom relato pmifer :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 19 ago 2021, 15:09

Bom relato.
pemifer Escreveu:
17 ago 2021, 21:22
Pela primeira vez (mais uma primeira vez) planeei a minha viagem a contar com um PCN, ao contrário do que sempre fiz.
O carregamento parou aos 88%!
Não posso dizer que me estragou a viagem nem que fiquei surpreendido por um carregamento em PCN não ter corrido bem.
Podia ter sido pior!
É realmente estranho esses problemas com PCNs. Eu já carreguei imensas vezes em PCNs e funcionou sempre bem, tirando uma vez, que o posto tinha uma avaria qualquer. Já cheguei a deixar 7h seguidas num PCN e funcionou bem. Já ouvi dizer que ao fim de 8h o posto pára o carregamento, mas no teu caso nem isso foi, se percebi bem.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 19 ago 2021, 21:02

cfvp Escreveu:
19 ago 2021, 15:09
É realmente estranho esses problemas com PCNs. Eu já carreguei imensas vezes em PCNs e funcionou sempre bem, tirando uma vez, que o posto tinha uma avaria qualquer. Já cheguei a deixar 7h seguidas num PCN e funcionou bem. Já ouvi dizer que ao fim de 8h o posto pára o carregamento, mas no teu caso nem isso foi, se percebi bem.
Parou ao fim de 3 horas e 27 minutos.
Tinha planeado ir buscar o carro às 12 e qualquer coisa, quando cheguei da praia tinha uma mensagem da Miio com quase 1 hora a dizer que o carregamento tinha terminado.
Mais uma vez ocupei o posto indevidamente sem estar a carregar, mas desta vez foi culpa do posto!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 19 ago 2021, 21:53

Passeio de domingo inesperado, nem sequer carreguei a 100% de véspera, ainda assim queria demorar o menos tempo possivel pelo que fui sempre a 120km/h.
Sai com 69,5%, cheguei com 36,5%. Gasto 33%.
Imagem

Na hora de voltar, tinha 34,5%, apesar de ter 3 PCRs pelo caminho decidi fazer os 116km até casa com os 120km de autonomia que tinha sem carregar. Afinal, pensava eu, bastaria andar um bocadinho mais devagar.
Imagem

Perto de Aveiras, o ultimo PCR da A1 antes de chegar a Lisboa, a diferença entre a autonomia e o que me faltava percorrer ainda era só de 10km. Continuei a pensar que conseguiria, na pior das hipoteses teria de reduzir a velocidade.
Imagem

A seguir a Aveiras há uma descida, depois da descida a diferença entre o que me faltava e a autonomia passou a ser de 17km.
Imagem

Aos 8% um aviso do carro apesar de ainda ter 30km de autonomia.
Imagem

Afinal, dos 120km que tinha de autonomia, para fazer os 116km de regresso a casa, gastei 94km.
Imagem

Cheguei com 7%.
Imagem

Iniciei a viagem com 34,5%, terminei com 7%. Gastei 27,5%.
E não precisei baixar dos 100km/h.
Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 19 ago 2021, 22:24

Por momentos ainda pensei que ias ficar apeado. :P
Quando chega a 0 é mesmo 0 ou tem alguma reserva?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 20 ago 2021, 16:13

cfvp Escreveu:
19 ago 2021, 22:24
Por momentos ainda pensei que ias ficar apeado. :P
Quando chega a 0 é mesmo 0 ou tem alguma reserva?
Ainda não experimentei.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 20 ago 2021, 21:53


cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 20 ago 2021, 23:31

Pelos vistos a máquina não tem sempre razão. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

sweatmania
Mensagens: 38
Registado: 21 ago 2021, 01:19
Data de fabrico: 08 jun 2021
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por sweatmania » 21 ago 2021, 17:39

Boa tarde

Poderia me explicar como faço para carregar apenas 80% no Niro?

Carrego sempre em casa a 2 kW (tomada normal)

Obrigado e gostei muito de ler a sua experiência

Jose
Andar a electrões é outro nivel :mrgreen:
Kia E-Niro 64Kwh desde julho de 2021
Hyundai ioniq 28 Kwh desde março 2022

Responder

Voltar para “Kia”