Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2021, 23:16

A ideia que eu tenho, das minhas incursões dos últimos 2 anos a Alcácer, é que "para baixo" é de borla, "para cima" custa muito mais.
Sem exagero o carro diz que gasta menos da intersecção da A1 com a A10 até Alcácer a cento e.... muito! :? do que no sentido inverso a menos de 120.

Não fiz nunca sequer o estudo da elevação ou do vento, o migle é que tinha isso tudo estudado (que é feito dele?). Mas seguramente que é mais favorável "para baixo". Pode explicar essa diferença significativa que verificaste.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por ruramos » 08 jun 2021, 23:21

Não esquecer o vento, está muitas vezes de norte para sul. Custando a vinda para Lisboa muito mais

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por zeuz » 08 jun 2021, 23:31

BrunoAlves Escreveu:
08 jun 2021, 23:16
Não fiz nunca sequer o estudo da elevação ou do vento, o migle é que tinha isso tudo estudado (que é feito dele?).
Também já notei, lamentavelmente, a ausência dele...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Arad79 » 08 jun 2021, 23:40

Para Sul é a descer! :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Nonnus » 09 jun 2021, 03:41

BrunoAlves Escreveu:
08 jun 2021, 23:16
o migle é que tinha isso tudo estudado (que é feito dele?).
Ele continua cá, menos interventivo, mas continua a ler as nossas barbaridades 😛
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 09 jun 2021, 10:06

Chamo a atenção que a diferença de consumos deveu-se à mudança de velocidade.
Para baixo, mais ou menos a 110km/h, só uns minutos, poucos, acima de 119.
Para cima, praticamente sempre acima dos 119km/h.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2021, 12:03

Sim, mas acho que 10km/h não reduzem 100km na autonomia como estavas a sugerir.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por frankesousa » 09 jun 2021, 13:00

BrunoAlves Escreveu:
09 jun 2021, 12:03
Sim, mas acho que 10km/h não reduzem 100km na autonomia como estavas a sugerir.
Mas somando a uns 20km/h de vento já dá 50km/h a mais (20 do vento a favor + 20 do vento contra + 10 da velocidade superior). Isto tudo com o atrito a aumentar de forma quadrática com a velocidade e o formato SUV atiram o consumo para valores altos ;)

Mas quem se preocupa com isso quando se tem 60kWh para utilizar? :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 09 jun 2021, 15:29

Obviamente que quando refiro que vim a mais de 119km/h quero dizer que vim a 120 pois é a velocidade legal.
Só acrescento que de Alcacer a Lisboa apenas fui ultrapassado por 2 BMW que vinham picados um com o outro.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por jfr2006 » 09 jun 2021, 16:56

pemifer Escreveu:
08 jun 2021, 22:47

A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...
De acordo com o teste deste senhor, a 130 km/h reais, fará os 300km:


Responder

Voltar para “Kia”