Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

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cfvp
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 02 set 2021, 22:10

Não percebi bem. O que tem ficar dentro do carro com ele desligado?
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rjspedition
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por rjspedition » 03 set 2021, 12:54

Quando se aguarda dentro do veículo por longos períodos, manter a "ignição" ligada, e não contar apenas com a carga da bateria dos 12v para alimentar os acessórios.

Isto a utilizar a iluminação interior, ventilação ou multimédia.

Penso que seja isso. ;)

ruramos
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por ruramos » 03 set 2021, 13:02

rjspedition Escreveu:
03 set 2021, 12:54
Quando se aguarda dentro do veículo por longos períodos, manter a "ignição" ligada, e não contar apenas com a carga da bateria dos 12v para alimentar os acessórios.

Isto a utilizar a iluminação interior, ventilação ou multimédia.

Penso que seja isso. ;)
Exatamente..

Fazendo o que o pemifer diz poupamos a bateria de 12v.

cfvp
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 03 set 2021, 13:35

No Leaf supostamente tendo o carro no modo ON, chega para alimentar a bateria de 12v. Depois ainda há o modo de tração. É preciso estar mesmo no modo de tração?
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 06 set 2021, 21:58

cfvp Escreveu:
03 set 2021, 13:35
No Leaf supostamente tendo o carro no modo ON, chega para alimentar a bateria de 12v. Depois ainda há o modo de tração. É preciso estar mesmo no modo de tração?
Sim!

Aquilo a que eu chamo "modo acessórios", se calhar incorretamente, é quando se liga o carro no botão "Power" sem carregar no pedal do travão.
Nesse caso o carro fica a gastar apenas a energia da bateria de 12v.
É suposto o carro ir carregando a bateria de 12v mas, aparentemente, este "carregamento" tem falhas.
Se ligarmos o carro no botão "Power" com o pé no travão, o carro fica pronto para conduzir e está constantemente a monitorizar e a carregar, quando necessário, a bateria de 12v.
Ter o carro pronto para conduzir é como ter um fumarento com o motor ligado e o alternador a carregar a bateria de 12v.

cfvp
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 06 set 2021, 22:40

Ok, mas ainda há um outro modo que é carregando 2x no botão de power, sem ter o pé no travão. Esse modo não carrega a bateria de 12v? Tenho ideia de ter lido no manual que sim.
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 06 set 2021, 22:58

cfvp Escreveu:
06 set 2021, 22:40
Ok, mas ainda há um outro modo que é carregando 2x no botão de power, sem ter o pé no travão. Esse modo não carrega a bateria de 12v? Tenho ideia de ter lido no manual que sim.
Penso que não!
O Kia dá o aviso da imagem que partilhei.

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 07 set 2021, 02:16

pemifer Escreveu:
06 set 2021, 22:58
Penso que não!
O Kia dá o aviso da imagem que partilhei.
Certo.
No Leaf fui agora ver ao manual e encontrei isto:
Se necessário, a bateria de iões de lítio carrega a
bateria de 12 volts quando o comutador de alimen-
tação está na posição READY to drive (Pronto para
conduzir) ou ON.
Basicamente era como eu estava a dizer, mas isto no Leaf, claro.
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por mjr » 08 set 2021, 10:54

Falta mencionar que também carrega a bateria de 12V quando a própria bateria de tração está a ser carregada.
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 02 out 2021, 11:36

No dia 16 de Setembro, ao entrar no carro, tive esta surpresa.
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Depois de ligado ficou assim!
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No mesmo dia desloquei-me à Univex de Chelas.
Marcaram diagnóstico para o dia 21 (3 dias uteis).
Tirando não ter informação no display o carro funcionava normalmente.



No dia do diagnóstico, dia 21, até me assustei, por momentos funcionou normalmente, pensei que exatamente nesse dia iria funcionar normalmente para estragar o diagnóstico.

Foi sol de pouca dura, nem me deixou tirar foto!
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Em relação ao carro, nada foi feito.
Tiraram fotos, ao tablier e ao livro de revisões, também fizeram um vídeo, para melhor mostrar a avaria, e enviaram tudo para a Kia, disseram-me para aguardar a resposta da Kia para a reparação ser feita ao abrigo da garantia.
Não me cobraram nada e ainda me limparam o carro por dentro e por fora.
Disseram-me que, o normal seria contactarem-me ainda na mesma semana.
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Enquanto esperei, para obter alguma informação, só mesmo através da Torque.
Ando com um furo lento, aqui pode ver-se que tinha acabado de encher o pneu com o furo lento, é o que tem mais pressão.
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No dia 23 (2 dias uteis após o diagnóstico) recebo novidades da UNIVEX: a Kia aceitou a reparação em garantia, a peça foi encomendada à Kia, afirmaram que me iriam contactar quando a peça chegasse.

No dia 29, mais novidades da Univex (4 dias uteis após a aceitação): a peça chegou.
Informaram-me que poderiam fazer a reparação no dia 30.

No dia 30 entreguei o carro às 9:30, fui buscá-lo por volta das 12:30, com esta surpresa: ZERO quilómetros!
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Tempo total do diagnóstico na UNIVEX até à devolução do carro reparado: 9 dias (7 dias uteis).
Fiquei muito satisfeito com a Univex e com a Kia!
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Pelo que se vê a Torque vai buscar a informação ao mesmo sitio que o display do carro.

Foi adicionada uma anotação no livro de revisões do carro.
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Entretanto já consegui criar 2 PIDs, na Torque, especificos para o meu carro. Assim saberei sempre a quilometragem real do carro sem precisar de decorar o numero.
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Última edição por pemifer em 02 out 2021, 17:30, editado 1 vez no total.

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