Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

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rimsilva
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por rimsilva » 25 mai 2021, 09:41

Parabéns pela nova máquina!

FernandoSilva
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por FernandoSilva » 25 mai 2021, 09:52

Bela maquina,
Votos de muitos e aprazíveis kms

Abraço

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pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 25 mai 2021, 14:47

O porta bagagens do Niro tem duas áreas de lado que parecem ideais para por coisas pequenas.
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Normalmente sou cuidadoso e pensei logo "deve haver maneira de desmontar isto!"
E lá procedi eu à desmontagem e esvaziamento do porta-bagagens.


"Deve ser preciso desmontar este plástico"
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"Ah! Bolas! Afinal não é uma peça inteira, são três!
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Já sem os 3 plásticos!
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Já sem o esferovite que retem o equipamento de reparação de furos.
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"Ui tanta coisa!" 3 plásticos, 2 peças de esferovite e 1 tampa por cima de tudo
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Depois de tudo desmontado, não havia meio de perceber como se desmontava aquilo que parecia uma tampa...
Enquanto abanava a tampa, para perceber onde ela fazia força, PLOP! Ela desencachou-se!
Afinal é mesmo uma tampa presa com molas!

Lado esquerdo:
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Lado direito:
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Lado direito sem a tampa:
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Lado esquerdo sem a tampa e já ocupado:
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Uma das molas da tampa:
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"Cover lugg side tray"
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Afinal como se tiram as tampas?
Assim:

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LuisG
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por LuisG » 25 mai 2021, 20:19

Realmente ... que desperdício de espaço :lol: :lol:
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pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 29 mai 2021, 15:09

Ontem fiz a atualização do sistema de infotainement.

Esta é a página 1 das definições antes da atualização (botão "SETUP")
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Página 2 das definições antes da atualização, toquei em "Informações do sistema"
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"Informações do sistema" antes da atualização
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Este é o cartão! Tem a indicação de que é LG! Copiei o conteudo do cartão para uma pasta, copiei o conteudo do ficheiro de atualização para o cartão.
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Assim que introduzo o cartão aparece esta mensagem
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E começa a atualização...
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Esta mensagem vai aparecer diversas vezes, isto porque o sistema vai reiniciar diversas vezes.
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Outra mensagem que vai aparecer diversas vezes, esta já era a 3ª vez de 3...
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Será que acaba aqui?
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Cá está ela a aparecer mais uma vez, afinal não eram só 3 de 3...
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Será que é agora que termina?
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Mais um reinicio...
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Reinicio numero N
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Desta vez uma mensagem diferente, parece estar a terminar...
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A mensagem usual de quando se liga o carro
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Atualização concluída 18 minutos depois
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Página 1 das definições depois da atualização
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Página 2 das definições depois da atualização, desapareceram 5 opções
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Os dados da versão deixaram de estar na opção "Informações de sistema" e passaram a estar nas "Definições gerais".
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O meu agradecimento ao Ruben Ramos (ruramos) pela disponibilização do ficheiro e pela explicação.
O ficheiro é este: https://drive.google.com/file/d/11RyRBj ... 6Ow60/view
Só para carros anteriores a 2020. que não tenham o ecrã wide de 12" e que sejam LG (vê-se no cartão como mostrei em foto acima)

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 02 jun 2021, 22:51

Uma compilação dos tempos, para as diversas potências de carregamento, previstos pelo carro quando o pus a carregar pela primeira vez.
O valor 1,2kW repete-se porque no fim de testar todas as potências liguei o carregador a uma tomada que tenho que não tem terra e só aguenta 10A.
Os objetivos do teste eram:
1 - saber se o e-niro carrega a 6A ( sim! )
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
20210525_232644.jpg
Potências de carregamento - Copy.jpg
Potências de carregamento - Copy.jpg (47.55 KiB) Visto 5370 vezes

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 04 jun 2021, 10:21

Desta vez um pequeno e insignificante pormenor mas que achei delicioso...

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 04 jun 2021, 10:54

Mais um teste ao carregamento do e-Niro.
No fim um quadro resumo.

EVSE Kia configurado para 8A ( 8 x 230 = 1840W = 1,8kW )
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O carro acusa 1,6kW
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Tinha o AC ligado, o carro avisa que os tempos de carregamento serão maiores.
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Esta oscilação é o AC a retirar energia do carregamento
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Aqui pode-se ver a diferença entre ter o AC ligado e desligado. Na bateria, com AC desligado estavam a entrar à volta de 1,2kW
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EVSE Kia configurado para 10A ( 10 x 230 = 2300W = 2,3kW )
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O carro acusa 2,1kW
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Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. O salto foi quando liguei o AC.
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EVSE Kia configurado para 12A ( 12 x 230 = 2760W = 2,8kW )
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O carro acusa 2,5kW
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Na bateria estão a entrar à volta de 2,0kW. O salto foi quando liguei o AC.
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O primeiro EVSE do APR, a sinalética está destualizada, existe mais uma hipotese que é de 14A.
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Opção no EVSE 6A (1,4kW), o carro acusa 1,2kW
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Na bateria estão a entrar à volta de 0,75kW. O salto foi quando liguei o AC.
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Opção no EVSE 10A (2,5kW), o carro acusa 2,1kW
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Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. Desta vez não liguei AC.
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Opção no EVSE 14A (3,2kW), o carro acusa 2,9kW
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Na bateria estão a entrar à volta de 2,3kW. O salto foi quando liguei o AC.
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Opção no EVSE 16A (3,7kW), o carro acusa 3,2kW
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Na bateria estão a entrar à volta de 2,7kW. O salto foi quando liguei o AC.
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Quadro resumo. O cáculo das perdas é em relação ao que o carro acusa e não em relação ao valor nominal dos EVSEs
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por zeuz » 04 jun 2021, 11:44

Excelente que o EVSE original permita 3 opções, mas era melhor que as opções fossem : 6A, 8A, 10A

8A e 12A poderão ser demasiado em algumas instalações eléctricas.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 08 jun 2021, 22:47

Este fim de semana carreguei pela primeira vez a 100%, foi necessário 2 dias!
Fui dar uma voltinha que tambem dei com o Leaf 24 e com o Leaf 40.
Com o Leaf 24, devagarinho, tive de carregar em Alcácer...
Com o Leaf 40, devagar, não precisei de carregar mas a autonomia foi à conta...
Desta vez, nem precisei de carregar, nem precisei de ir devagar...

Esta era a informação que o carro apresentava antes de sair
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Com AC ligado
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Com AC desligado
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Neste grafico podemos ver:
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Não fui propriamente devagar, comecei com o CC a 105, mas depois passei para 110.
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À espera do barco...
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Enquanto esperava...
O consumo foi 16kWh/100km, não é propriamente baixo, ainda assim, somando os 49,6km feitos aos 418km que faltavam, a previsão de fazer 467km mantem-se ( 418 + 49,6 = 467,6 )
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Já no barco...
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Depois do almoço, já de regresso...
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Álcacer - Lisboa foi feita maioritariamente acima de 119km/h
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
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Lá se foi a previsão dos 467km... ( 118 + 225,5 = 343,5km )
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Este é o histórico atual!
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A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...

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