Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 25 dez 2019, 22:38

Após um 15 meses com o leaf 40kWh e 36 mil km, chegou a hora do upgrade.
Tudo começou em abril quando numa procura no mobile.de vi o anûncio e achei um bom negocio, entrei em contacto com o stand da kia na alemanha (ludenscheid), fiz as perguntas que achava necessárias, e decidi avançar com a reserva.
O carro só podia ser levantado no final de novembro (tem matricula de janeiro 2019).
Chegou a altura de o ir buscar e fazer 2400 km até casa :)
Pedi para ter a bateria a 100%, pois iria precisar, pois a 1º paragem seria na bélgica na Ionity a 320km distância.
Umas fotos antes da partida:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Siga fazer 320km até ao 1º ionity.. e pimba.. rede em baixo impossivel iniciar carrregamento pela APP. Fez-me lembrar os apagões da mobi.e
Havia 2 pcr's ao lado da tritium, e pimba tambem avaridos. Ai a minha vida, está a começar bem..

Imagem

como so tinha 50km de autonomia decidi esperar.. passado uns 40min aparece um tesla e consegue colocar a carregar.. estranho, fui falar com ele estava a usar um cartão da Newmotion.
Pedi-lhe para pôr o meu a carregar e dei-lhe 8€ que é custo de cada sessão na Ionity, muito simpatico este sr. :D

Imagem

Imagem

Segui viagem e os seguintes 5 carregamento foram todos na rede ionity em frança. Nos 2 carregamentos seguintes tive de ligar para o apoio para me iniciarem a carga remotamente.
Os outros 3 carregamentos já consegui através da APP

Fiz os primeiros 800km e decid reservar um hotel para passar a noite, não queria arriscar, ainda por cima sempre debaixo de chuva e vento, uma constante na viagem toda.
Ultimo carregamento antes de ir descansar, muito bonito este posto da Ionity:

Imagem

Imagem

Pelas 8h da manhã segui viagem.
França é muitoooo grande.... no ultimo PCR de frança, em Bayonne, mais um dissabor, o pcr não funcionava, tinha 8% de autonomia uns 40km..
o pcr mais perto era uns 15km.. siga... chego lá e funciona, mas limitado a 35kWh.. O que interessa é funcionar.. como calhou na hora de jantar nem me importei muito.

Imagem

Proxima paragem, ja em espanha mais precisamente em Vitoria-Gasteiz, experimentar os supercharger da repsol 350kW..
Segundo parece bati o recorde de velocidade de carregamento no e-niro 79kWh :D, o maximo até agora visto era 77 ou 78.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A app faz-nos a curva de carga, das melhores app's que usei.
Imagem

e a factura, muito muito caro!!!!!!
Imagem

Daqui para a frente parei em valladolid, em salamanca e depois já em portugal no Fundão.
Em valladolid e salamanca ainda mandei umas sestas enquanto carregava, o carro é bastanta confortável até para dormir :D
Primeiro carregamento no Fundão:

Imagem

Chegada a casa na 5ºfeira por volta das 8h30 da manhã, fui descansar um pouco.. à tarde ja tinha de ir a inspecção tipo b

Imagem

No sabado de manhã já tinha matricula portuguesa :D
Em termos de gastos da viagem, gastei 454€, desde que saí de casa até que cheguei.


Para terminar 2 fotos já por terras lusas:

Imagem

Imagem



Comparando com o leaf o que menos gosto:
- O acelerador tem um delay de milissegundos quando se carrega a fundo, enerva não responder logo, já ouvi pessoal do kuai a queixar-se do mesmo.
- As luzes led em automático demora mais tempo a responder, no leaf era muito rápido.
- A bagageira do leaf dava a sensação de ser maior, ou era de ser mais funda, mas ambos tem +- os mesmos litros.
- A APP do leaf embora lenta dava muito jeito, aqui não há app :(


O que mais gosto:
- Cruise control melhor que o propilot da nissan.
- Mais espaço interior, principalmente espaços para arrumação, mesmo muitos.
- Patilhas no volante estão muito bem pensadas, nas descidas consegue-se regenerar muito mais.
- Eficiência do motor/electrónica diria que está 30% mais eficiente que no leaf, comparando os percursos que tenho feito.
- pronto, e tudo o resto :Daqui


Tenho de ir fazer a revisão agora em Janeiro, é estúpido ter que fazer todos os anos ou de 15 em 15 mil klm.
Até ver excelente compra, aprovadissimo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 25 dez 2019, 23:07

Parabéns pela compra e obrigado pelo relato detalhado :clap:

Agora é curtir da máquina. Venham de lá mais relatos!
Em relação aos 15.000kms entre revisões, de facto é aborrecido, são baratas mas o carro não vai lá mesmo fazer nada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por marcopns » 25 dez 2019, 23:14

Parabéns e boa sorte com a máquina. Os 500km são atingíveis?
Por curiosidade, o que precipitou a venda do Leaf?
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 25 dez 2019, 23:21

marcopns Escreveu:
25 dez 2019, 23:14
Parabéns e boa sorte com a máquina. Os 500km são atingíveis?
Por curiosidade, o que precipitou a venda do Leaf?
Fazia viagens grandes demasiadas vezes.. aproveitei para vender enquando ainda valia qualquer coisa.
O GOM demora muitoooooo tempo a adaptar, já fiz 1000km desde que cheguei e ainda só mostra 400km a 100%. Mas noto que a cada carregamento vai aumentando a autonomia. É uma forma diferente de fazer os cálculos. No leaf numa viagem de 50km o gom já estava adaptado.
Mas faz-se facilmente 300km a 120km/h.

lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por lifao » 25 dez 2019, 23:31

Olá, obrigado pelo relato. Tenho muita curiosidade neste carro.

Permita-me umas perguntas:
1-Qual a versão? Design ou premium (nomes variam de país para país).

2-A kia aceitou vender o carro novo diretamente a si?

3- tendo em conta o valor que imagino que pagou, porque não o TM3 SR+?

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 25 dez 2019, 23:36

lifao Escreveu:
25 dez 2019, 23:31
Olá, obrigado pelo relato. Tenho muita curiosidade neste carro.

Permita-me umas perguntas:
1-Qual a versão? Design ou premium (nomes variam de país para país).

2-A kia aceitou vender o carro novo diretamente a si?

3- tendo em conta o valor que imagino que pagou, porque não o TM3 SR+?
O carro não foi vendido novo, os meses que estive à espera, esteve a fazer de carro de testdrive. Levantei-o do stand tinha 6500km. Mesmo no limite dos 6000km para o legalizar sem pagar iva. Mas porque iria para o tesla? Consigo melhores autonomias no Kia. É uma excelente opção. O tesla para mim só tem uma vantagem, a rede de carregamento, mas com uma bateria de 64kWh em Portugal não vou sentir problemas.

A versão na Alemanha é a Spirit, equivalente ao Tekna da Nissan. É a versão mais equipada.

lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por lifao » 25 dez 2019, 23:41

Ah ok já percebi. Fiquei com a ideia que seria novo.
Tendo apenas como critério a autonomia é claramente melhor o niro. Ando no dilema por isso lhe coloquei a questão.

Ainda não tive oportunidade de ver um e-niro ao vivo. Em PT tão depressa não se vendem novos.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 25 dez 2019, 23:45

lifao Escreveu:
25 dez 2019, 23:41
Ah ok já percebi. Fiquei com a ideia que seria novo.
Tendo apenas como critério a autonomia é claramente melhor o niro. Ando no dilema por isso lhe coloquei a questão.

Ainda não tive oportunidade de ver um e-niro ao vivo. Em PT tão depressa não se vendem novos.
Não sei de onde é, mas se quiser ver posso mostrar sem problemas.

Eu questionei a Kia, eles dizem que a partir do primeiro trimestre 2020 esperam ter á venda em Portugal.
O tesla também é mais caro de manter. Pneus, seguros, etc,.
Tudo conta ;)

lifao
Mensagens: 126
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por lifao » 25 dez 2019, 23:58

Obrigado pela disponibilidade, sou da zona do Porto.

Da Tesla vejo como vantagens "apenas" atualizações, qualidade reconhecida das baterias, postos de carregamento e eventual menor desvalorização.

No resto tenho a mesma ideia. Pode indicar por alto qual o valor do seguro para o niro?

Penso ser possível comprar um e-niro premium semi novo a custar menos 20% que o TM3 novo (semi novos não há e tão depressa não vai haver). A minha decisão será com base nos euros.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por Nerusonu » 26 dez 2019, 01:50

A nível logístico(legalização e afins) quanto ficou a despesa?
Gosto muito do e-niro.

Responder

Voltar para “Kia”