Soul EV esclarecimento e ajuda

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Erbium » 21 fev 2019, 16:42

pemifer Escreveu:
21 fev 2019, 15:12
20170626_213340_1.jpg
O contador está no tecto!?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por pemifer » 22 fev 2019, 13:06

Erbium Escreveu:
21 fev 2019, 16:42
O contador está no tecto!?
Sim, foi um pedido da administração do condomínio.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Filipe » 22 fev 2019, 20:56

Quer dizer que o administrador joga basquete :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por pemifer » 23 fev 2019, 22:39

Filipe Escreveu:
22 fev 2019, 20:56
Quer dizer que o administrador joga basquete :mrgreen:
Eu é que tenho de fazer ginástica para fazer a leitura :shock:
Mas já estou a magicar acabar com a ginástica mensal...
Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Erbium » 24 fev 2019, 12:30

pemifer Escreveu:
22 fev 2019, 13:06
Erbium Escreveu:
21 fev 2019, 16:42
O contador está no tecto!?
Sim, foi um pedido da administração do condomínio.
Então era meter o gajo a ir ler o contador! :roll:

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 25 fev 2019, 10:30

pemifer Escreveu:
23 fev 2019, 22:39
Filipe Escreveu:
22 fev 2019, 20:56
Quer dizer que o administrador joga basquete :mrgreen:
Eu é que tenho de fazer ginástica para fazer a leitura :shock:
Mas já estou a magicar acabar com a ginástica mensal...
Imagem
Muito bom :D :D :D :D :D :D :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Nonnus » 25 fev 2019, 11:06

Eu quando vi o contador no tecto abstive-me de comentar, mas achei e acho uma grande estupidez. :doh:

A decisão de ficar no tecto era porque ficava mal esteticamente numa garagem, que serve para guardar os carros :idea:?

Já estou a ver o sr. quando alguém vai lá a casa diz: aqui é o quarto, a cozinha, a sala e aqui temos a garagem, muito bonita por sinal não fosse aquele contador.

O sr do teu condomínio que teve essa ideia deve ser daqueles que põe os extintores no sitio mais recôndito possível e imaginário porque esteticamente fica feito e depois quando há um incêndio arde tudo porque não conseguiu chegar ao extintor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 27 fev 2019, 23:08

Ora cá estou eu novamente.
Hoje veio cá um eletricista que já fez alguns trabalhos deste gênero (obrigado migle) agora é esperar pelo orçamento.
No entanto ele diz que é melhor instalar uma tomada normal 220v e não uma CE??
Assim sendo não vai afetar o tempo de carga?
Ou seja com uma tomada normal e com um bom evse regulável será o mesmo que uma tomada CE?

Pelo que ele me disse o cabo de 2,5 é suficiente mas pedi orçamento para o de 4 também.

O que me dizem?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 27 fev 2019, 23:52

Uma tomada CEE também é de 230V (e não 220). Ele pode estar a pensar numa trifásica talvez?

O tempo de carga é igual porque a tomada não limita activamente a corrente que lhe é pedida. Mas uma shucko normal, a 16A, aquece muito mais e acaba por derreter os contactos, pelo simples facto de esses contactos serem mais pequenos e terem menos área de contacto do que uma CEE.

Uma CEE monofásica de 16A é o mínimo ;) Fêmea na parede, macho no EVSE que virás a ter no futuro ;)
https://www.chlengenharia.pt/catalog/fi ... sl-1023821
Por "meia duzia de patacos" não vale a pena facilitar ;)

E sim, 2,5mm2 chega. Os 4mm2 permitiriam menos perdas no fio, mas seguramente que 2,5mm2 e 16A são muito compatíveis ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 28 fev 2019, 10:00

Ok vou falar com ele para ver a possibilidade de colocar uma industrial.
Assim sendo com uma tomada industrial e com um cabo regulável mesmo em monofásico o tempo de carga não deve ser mais que 8 horas?
Digam.me que não......

Responder

Voltar para “Kia”