Soul EV esclarecimento e ajuda

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Nonnus
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Nonnus » 28 fev 2019, 10:36

Penso que ainda existe alguma confusão!

Se puseres uma tomada 16A e comprares um evse regulável até 16 amperes para um Soul de 27kWh vais carregar a ~3.6kwh: 27/3.6 = ~7h30m

Com perdas e balanceamento das células, sim precisas de 8h para carregar dos 0% aos 100%, como dificilmente chegarás a casa sempre com o carro nos 0% vais carregar em menos horas.

A ter em atenção: o evse de origem não carrega a 16A, não sei ao certo, mas o evse do Soul deve ser de 10A ou de 12A logo o tempo de carregamento com um evse de origem é muito superior. O facto de teres uma tomada de 16A CEE não vai alterar a velocidade de carregamento, vai sim fazer com que haja maior segurança para carregamentos a 16A com um EVSE que permita carregamentos de 16A.

A pensar no futuro até aconselharia deixar a instalação preparada para carregamentos até 32A, mas isto já requer outras alterações, como o cabo de 4mm e tomadas que permitam os 32A, além da alteração da potencia contratada para os 6.9kva, já que se vai mexer ficava já feito. Digo isto porque quando comprei o carro cai no erro de fazer a instalação para o carregamento do carro a pensar nos carregamentos com evse de origem a 10A. Conclusão, passado pouco tempo tive de fazer tudo outra vez porque comprei um EVSE até 32A.

NOTA: um carregamento a 30A em 5h o carro carrega dos 0% aos 100%
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 28 fev 2019, 11:10

:x
É sempre a mesma coisa.

Ao meu colega, eu disse para instalar ou 5 fios de 6mm2, ou 3 fios de 10mm2. No caso dele, a electricidade vinha de casa pela coluna de serviços e os planos são mudar a mulher para eléctrico também em breve. Acho que instalou 3 fios de 4mm2... apesar de eu ter feito uma tabela...

O maior custo aqui é o trabalho, o dele, o teu, os das pessoas do condomínio... Não faz sentido nenhum poupar no fio.

Se apenas tens hipótese de sacar electricidade do condomínio e não da tua casa, então mete fio de 4mm2 e tomada de 16A (se quiseres tirar os 16A, terás de comprar outro EVSE/wallbox, mas se não comprares, a velocidade de carregamento não vai aumentar em relação ao de origem).

Quanto ao tempo de carregamento: no dia a dia apenas carregas o que gastaste no dia anterior. Eu carrego umas 3-4h por noite e faço os mesmos kms, isto a 16A.
Com o EVSE de origem, eu não sei se o do Soul é de 10A, se é de 12A como o do Ioniq.

Então e o carro? Está assegurado?
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por noway » 28 fev 2019, 12:15

migle Escreveu:
28 fev 2019, 11:10
... e os planos são mudar a mulher para eléctrico também em breve.
E a mulher actual deixa? :mrgreen:
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 28 fev 2019, 13:29

Ora MT obrigado pela explicação.
De facto ainda existe confusão MT confusão MSM nesta minha cabeça.
Graças a vocês lá me vou elucidando.
Ainda bem que existem hahahahaha

Em relação ao carro th mantido contactos com estes vendedores são TDS importados mas com a garantia internacional da Kia até 2022

Opiniões aceitam.se sendo claro que estou MT inclinado para o mais barato

Kia Soul EV - IVA DEDUTIVEL
https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... M2CnN.html

Kia Soul ev
https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... Mpk4g.html


https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... LAvbx.html

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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 28 fev 2019, 18:04

Oh, nesse caso a escolha...
Três carros de 2015, portanto todos com a mesma garantia, todos com a mesma bateria (a de 30kWh chegou em 2017).... com preços dos 19 aos 23?

Ora... é o mais barato claro, depois de ver se está tudo em bom estado.
Parecem um bocado caros, sabendo que estamos na fasquia dos Leaf de 30kWh de 2016.

Ideal era um Kia de 2017...
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por pemifer » 28 fev 2019, 18:54

Parece-me que a melhor hipotese é o mais barato (se todos estiverem iguais; o do meio até é o que tem mais quilómetros).
Se fossem Leafs dizia-te para pores o Leaf Spy e comprares o que tivesse melhor saúde de bateria... assim... não sei... talvez com o Torque?

Voltando às tomadas, como já explicaram, se optares por uma CEE16 em vez de shucko, não carregas mais rápido.
Tens é mais segurança, menor possibilidade de derreteres a tomada ou a ficha.
Mas, derreter também só com EVSE regulável que carregue a 16A! Porque se usares o EVSE de origem que puxa 10A (o do Leaf), não derretes schucko nenhuma.
Eu até acho que as tomadas CEE são mais baratas.

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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 28 fev 2019, 19:10

Sim o mais barato é vde facto para onde estou mais inclinado.
Eu sei que á leafs de 30 por estes valores mas o carro é para os dois eu e a minha mulher e ela prefere o Soul e sinceramente eu até gosto do carro

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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por migle » 28 fev 2019, 23:04

Sim, nada contra o Soul e acho que cada um deve escolher o carro que gosta e não ter de andar a justificar a sua decisão aos outros.

É só que o Leaf 30 tem mais bateria (28) e menos um ano, e estamos a falar de carros onde já será possível observar uma redução da capacidade. {edit: ou seja, o preço devia vir ligeiramente para baixo, mas é um carro mais raro...)
pemifer Escreveu:
28 fev 2019, 18:54
Se fossem Leafs dizia-te para pores o Leaf Spy e comprares o que tivesse melhor saúde de bateria... assim... não sei... talvez com o Torque?


Sim. Eu sei configurar o Torque para ver o SoH no Soul. Em particular, o Soul de 27 é o carro mais bem conhecido entre os coreanos, e expõe significativamente mais informação na porta de diagnóstico do que o Ioniq, Kona.

O Soul dá o SoH de uma forma um bocado indirecta, tem dois PIDs, min deterioration e max deterioration. Mas os nossos amigos coreanos, com uma série de fórmulas conseguiram cozinhar a partir daí o SoH em percentagem. Também já puderam confirmar que o valor de SoH que calculam com estas fórmulas é igual ao que a Kia dá se for pedido um teste ao estado da bateria.

Eles também conseguem dar o SoH antes do buffer estar esgotado, coisa que nós no Ioniq não conseguimos fazer.
Um Soul novo vai ter 110% de SoH...Estes, com a idade e os kms, devem andar talvez nos 98%. Temos ainda a vantagem do clima da ilha de Jeju não andar tão longe do nosso (a Coreia continental é muito fria), e deles terem 20 carros lá em monitorização, por isso sabemos o que esperar.

Já disse que me ofereço para configurar o Torque no telemóvel e empresto o ELM-327.
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 28 fev 2019, 23:14

Sim migle já te tinhas oferecido para me ajudar e agradeço desde já. Eu tenho que falar melhor com os stands.
Uma outra opção é ir eu lá fora comprar. A França provavelmente.
Mas não sei quem nem como posso trazer o carro até Lisboa.

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BrunoAlves
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Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 28 fev 2019, 23:53

Como os outros vêm, em cima de um camião :mrgreen:
Também podes vir a andar, mas isso é um desafio interessante :)

A principal dificuldade é a interacção com os franceses na minha opinião. Ou falas a língua deles ou bola, pelo menos foi o que me aconteceu: enviei carradas de emails, acho que tive 1 resposta a dizer que o carro não estava disponível.
Podes ver com o Orlando ou com o Jasmim, são sempre recomendados por aqui por bons motivos ;) Perguntar é sempre de borla ehehehe
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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