Kia Niro EV / KIA e-Niro

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Kia Niro EV / KIA e-Niro

Mensagem por Nelson » 05 set 2018, 21:06

Ora aí está.

O Bjørn Nyland conseguiu deitar as mãos a um Kia Niro EV. Vai fazer uma serie de videos. Este é o 1º e ele consegue ser bastante exaustivo (às vezes até demais). É inevitável a comparação com o Hyunday Kauai Eletric: têm os mesmos donos.

Videos de Bjørn Nyland sobre o Kia Niro EV(atualizado 14/09/2018):
Comprimento: 4,375m | Largura: 1,805m | Altura:1,560m
Bateria versão Long Range: 64kWh | Autonomia prevista 450km | Carregamento AC:7,2kW | Carregamento DC: até 100kW

Imagem
Última edição por Nelson em 20 fev 2019, 16:16, editado 11 vezes no total.
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: KIA Niro EV

Mensagem por BrunoFonseca » 05 set 2018, 23:09

Good shiet!

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: KIA Niro EV

Mensagem por aaasilva » 07 set 2018, 18:47

Muito bom o video do Bjørn Nyland. Este ninja vai sempre aos pormenores que interessam: ninguém se ia lembrar da fita métrica ou do som a bombar!
Adiante e com bons argumentos:
- Mais espaçoso que o Kauai!
- Com quase a mesma eficiência no consumo (noutro video publicado ontem);
- Acabamentos melhores que o Kauai!

Not so good:
- Aquele volante com a bola ainda me custa olhar mas pode ser que passe.

Para a semana vou tentar encomendar. Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
"Stay Hungry, Stay Foolish"

fireballpt
Mensagens: 19
Registado: 14 abr 2018, 22:06
Data de fabrico: 01 mai 2011
Capacidade bateria: 8 barras

Re: KIA Niro EV

Mensagem por fireballpt » 08 set 2018, 17:15

Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
Refereste ao Niro ou ao Kauai ?

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: KIA Niro EV

Mensagem por aaasilva » 09 set 2018, 04:33

Kauai
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: KIA Niro EV

Mensagem por Orlando » 09 set 2018, 10:58

aaasilva Escreveu:
07 set 2018, 18:47
Muito bom o video do Bjørn Nyland. Este ninja vai sempre aos pormenores que interessam: ninguém se ia lembrar da fita métrica ou do som a bombar!
Adiante e com bons argumentos:
- Mais espaçoso que o Kauai!
- Com quase a mesma eficiência no consumo (noutro video publicado ontem);
- Acabamentos melhores que o Kauai!

Not so good:
- Aquele volante com a bola ainda me custa olhar mas pode ser que passe.

Para a semana vou tentar encomendar. Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
No volante ele refere bem que o Niro está bem abaixo do Kauia.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: KIA Niro EV

Mensagem por ruramos » 09 set 2018, 11:50

Mais um a vir para os 45.000€?

Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Re: KIA Niro EV

Mensagem por Nelson » 09 set 2018, 12:01

Orlando Escreveu:
09 set 2018, 10:58
aaasilva Escreveu:
07 set 2018, 18:47
Muito bom o video do Bjørn Nyland. Este ninja vai sempre aos pormenores que interessam: ninguém se ia lembrar da fita métrica ou do som a bombar!
Adiante e com bons argumentos:
- Mais espaçoso que o Kauai!
- Com quase a mesma eficiência no consumo (noutro video publicado ontem);
- Acabamentos melhores que o Kauai!

Not so good:
- Aquele volante com a bola ainda me custa olhar mas pode ser que passe.

Para a semana vou tentar encomendar. Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
No volante ele refere bem que o Niro está bem abaixo do Kauia.
Os dois carros são bastante parecidos. Quem previligiar espaço o Niro é melhor, quem quiser mais eficiencia o Kauai é melhor. O próprio Bjørn tira essa conclusão. .
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: KIA Niro EV

Mensagem por aaasilva » 09 set 2018, 15:35

O Bjørn está a fazer um trabalho gigante com estes EV e está a pender - e bem - para o Niro.

Já fiz um test drive do Kauai, um amigo meu tem um a gasolina e... falta ali espaço especialmente nos bancos traseiros. Mais, o carro é bonito mas a Hyundai em PT está baralhada com a estratégia comercial EV para Portugal e a proposta aos clientes. Basta ir ao site hyundai.es para ver as opções de equipamento e os preços. E não me venham com a treta do mercado português é pequeno e tal. É mesmo uma falha estratégia como aconteceu com o Ioniq.

Mas falando do Niro.
Acabamentos: de um modo geral a Kia tem acabementos melhores. O Bjørn fala disso sobretudo a qualidade dos plásticos dianteiros e já comparados com o Kauai. Mas:
- o volante fica uns pontos abaixo do Kauai. Nos Hyundai ( e no meu Ioniq ) o volante tem muita qualidade o do Kia é baratucho...
- Não tem o HUD, mas não sei se é assim tão importante,
- Tabelier e Display são aceitáveis se bem o display do lado esquerdo não se percebe muito bem. No Kauai - melhor que Ioniq - os modos de condução são muito bons - quase como o LFA da Lexus :lol: .
- Bancos - parecem muito semelhantes ao Kauai na qualidade dos materiais ( são iguais ?) excepto nos sistema de memória que o Kauai não tem e que eu adoro 😊 pois quando a dona da casa conduz é só carregar e tá feito. Posição de condução: deve ser da idade :doh: mas o Ioniq começa a ficar baixinho :lol:
- A “ Roda” das mudanças e consola central. O Kauai é quase igual ao Ioniq e (muito parecido com a Nexo) e que está bem muito bem feito. A roda vai exigir mais uma adaptação. Em contrapartida tem mais espaço. Aquela prateleira de baixo não faz muito sentido - como o Bjørn mostrou ontem - pois não consegues colocar nada de útil.
- Climatizador - vamos ver se o Kia vem com Heat Pump ( como o PHV da Toyota). O sistema é diferente do Ioniq pois esta ligado ao TMS da bateria por aquilo que vi e isso é uma vantagem. No Inverno o Ioniq perde logo 30km de cálculo de autonomia para aquecer. :doh: Já tive de fazer uma viagem de Coimbra a Lisboa com a crianças vestidas e com frio no banco de trás. Coisas de principiante no EV.
Mais: o Kia tem um coisa chamada CLEAN AIR “Purificador do ar Um inteligente gerador de iões permite filtrar odores desagradáveis, limpando o ar do habitáculo para que as suas viagens sejam mais confortáveis.” O que para quem tem um pavor de fumarentos é uma boa ideia. Tenho de investigar.

Tecnologias - por mim isto a Kia / Hyundai devia de vir com tudo e mais um par de botas por causa da Tesla. E mesmo assim... o sistema LFA parece muito bom. O SCC do Ioniq é bem desenhado mas o algoritmo pode ser melhorado. No teste do Bjorn na Coreia quando ligou o SCC do Kia na AE ficou impressionado porque o alarme disparou quase um minuto depois de largar o volante... o que é uma eternidade. No Ioniq são +- 10 segundos. :shock:

Faróis LED - é quase obrigatório desculpem lá.

Preço: a Kia não sabe, mas se o PHEV está pelo 35k, para a versão top do EV poderiam ir até aos 43k para lançamento

Conclusão: se a Kia fizer o trabalho de casa bem vou optar pelo Niro. Dia 20 de setembro devo ter novidades.
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Kia Niro EV

Mensagem por migle » 11 set 2018, 23:19

Comecei a ver os vídeos hoje. Partilho do entusiasmo. Isto, a mim, parece-me um EV sem compromissos. Melhor que isto? Só num dia, ainda muito distante, em que o carregamento pudesse ser mais rápido. Ou então, a bateria não sofresse qualquer degradação.

Não me falem na rodinha das mudanças, é como ele diz, "I guess you can get used to it", usa-se uma vez quando se começa a andar e outra vez para parar. Não me falem em volante. Se não, bem podem comprar um e-Golf, que deve ter um volante de óptima qualidade e carrega a 38kW.

Dá ideia que o Niro tem espaço para um pneu temporário. Era outra óptima melhoria!

Fantásticas as imagens da Coreia. Pergunto-me se o amigo dele, J.J., é o colega coreano do costume, que nos tem dado as informações todas antes de toda a gente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Kia”