Página 14 de 17

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 19 mar 2016, 20:19
por oops
rdias Escreveu:acho que esses +-150 kms é guess o meter.
No meu teste com o vmax, ao mesmo ritmo iríamos fazer +- 200 kms.
Nunca tentas-te ver quanto fazes com uma carga completa ?
Hoje fiz dos 100 aos 2% 158km com 60km de autoestrada a 90km/h (seca...), 30km de autoestrada a 110km/h e o restante em nacional a velocidades normais com os últimos km muito devagar.
O máximo que fiz com uma carga foi Barcelos-Baiona-Barcelos +- 200km sempre pela nacional a acompanhar o trânsito domingueiro.
Quero fazer um teste de carga completa numa estrada com poucos declives e a uma velocidade muito baixa, +-50km/h, estou convencido que vou fazer 250km.
Entretanto nestes dias tenho que fazer o mesmo troço de autoestrada que por sinal é bastante plasma, e estou a fazer o mesmo troço (entre pórticos de scuts) a velocidades diferentes para avaliar os consumos. Tenho para já a 90km/h 14,2kWh e a 115km/h 19,9kWh.

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 27 mai 2016, 21:45
por oops
Vivam!
Entretanto o carro fez 6 meses e 15000 km, revisão feita sem nada a apontar. Preço? +-40€
Nestes dias comprei isto:
http://www.ebay.es/itm/16a-Untethered-E ... SwR5dXRWuq
Espero não ter metido o pé na argola!
abç

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 27 mai 2016, 21:51
por BrunoAlves
Não sei... Além do preço (demasiado?) baixo, é a falta de detalhes do artigo. Nem modelo, nem características, nada...
Quando chegar diz-nos o resultado ;)

edit: parece ser igual a este --> http://www.ebay.es/itm/Chargemaster-Hom ... 2440654292

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 27 mai 2016, 21:57
por mafgod
Bem... se for igual a este:
http://www.ebay.co.uk/itm/Chargemaster- ... SwboVXOiym
Está a muito bom preço...

Edit: :-)

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 27 mai 2016, 22:02
por BrunoAlves
O que é que o "tethered" ou "untethered" têm a ver na designação de um home charger? Conheço os termos dos jailbreak, mas não estou a ver como é que se relaciona com um carregador :?:

@mafgod, se for igual a este --> http://www.ebay.com/itm/EV-Home-Charger ... 2126036913 e parece, inclui 4,5m de cabo e só esse é bastante mais caro que o carregador :shock:

edit: parece que o "untethered" não tem cabo agarrado e o "tethered" tem. Esse em particular não tem, por isso precisas (@oops) de uma coisa destas --> http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=52&t=5123
Hmmmm fiquei a pensar. É que eu já tenho um cabo desses e o meu Leaf só tem carregador de 16A.

PS: desculpa o imenso off-topic

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 28 mai 2016, 00:17
por oops
Podem ver aqui http://foroev.com/index.php?topic=5079.0 o relato de alguém que já recebeu um igual ou pelo menos do mesmo vendedor, tem um vídeo e tudo.
No caso do vídeo veio com a mennekes por engano do comprador. Quando eu comprei ainda tinha o mesmo wallbox com a j1772, eu é que optei pela mennekes fêmea, maior polivalência no futuro... ;)
Mas o aparelho parece muito sofisticado, tem no interior um cartão 'sim' que permitia a comunicação com o comercializador original do Reino Unido e garantia alguma interação por app.
Ver para crer!

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 05 dez 2016, 16:55
por oops
Vivam!
O Soul Ev cinza fez 1 ano e 26000 km.
Neste periodo não tenho nenhum problema a apontar mas descrevo o que me foi acontecendo:
Fiquei 1 vez sem bateria a 300m de casa... 0% é mesmo zero por cento e nem mais um metro.
Descobri que o meu carro não tranca o cabo de carga ao contrário de outros carros que entretanto foram vendidos em Pt.
Tenho que mudar a bateria da chave, o aviso de cada vez que entro no carro já começou há 1 mês.
No dia a dia o carro com carga a 80% indica 120km de autonomia espectável e a 100% não passa de 145km. No entanto há pouco tempo fiz 166km e ainda tinha 36km de autonomia, mas com uma condução de nacional pacata. Com a condução normal com autoestrada a 110km/h não faz realmente mais do que os 145km!
Em resumo é um carro que nos deixa contentes de cada vez que o conduzimos e quando pensámos se foi uma boa compra.
Agora vamos aos testes da tomada e à degradação: Fiz o primeiro teste da tomada com 1 mês e o último quando o carro fez 1 ano e os tais 27000km. Com os devidos cálculos dá uma degradação de 4,64% ao ano. Como fiz outro teste ao meio deste periodo noto uma tendência para a degradação diminuir com o tempo. Se considerar os primeiros 5 meses a degradação espectável era de 5,74%/ano e nos últimos 6 meses era de 3,94%/ano. (Em 15 dias do mês de agosto o carro esteve parado e isso pode ter mexido com estas contas...)
Em termos de eficiência de carga com o evse de 10A da Kia é de aprox. 88% e com um evse de 16A 91%.

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 05 dez 2016, 17:36
por banshee
viva,

Esses 145 kms de autonomia provavelmente deve-se a andar muito em AE .Não sei como o gom determina a autonomia ,mas noto que em usos diários idênticos a autonomia estimada é mesmo muito precisa. No meu caso , e no meu dia a dia a bateria a 100% dá autonomia de 175km, no entanto basta fazer uma viagem em estradas nacionais para fazer 190/200 kms na boa.

Acho que o soul não é muito eficiente em AE, eu já tinha comentado no forum que em AE a diferença de consumo é alarmante a viajar a 110/120kms/h.


Venha mais anos e muitos kms sem problemas. :clap: :clap: :clap: :clap:

Breve vou fazer um db também (com algumas peripécias pelo caminho)

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 05 dez 2016, 17:42
por rimsilva
oops Escreveu:Vivam!
O Soul Ev cinza fez 1 ano e 26000 km.
Neste periodo não tenho nenhum problema a apontar mas descrevo o que me foi acontecendo:
Fiquei 1 vez sem bateria a 300m de casa... 0% é mesmo zero por cento e nem mais um metro.
Descobri que o meu carro não tranca o cabo de carga ao contrário de outros carros que entretanto foram vendidos em Pt.
Tenho que mudar a bateria da chave, o aviso de cada vez que entro no carro já começou há 1 mês.
No dia a dia o carro com carga a 80% indica 120km de autonomia espectável e a 100% não passa de 145km. No entanto há pouco tempo fiz 166km e ainda tinha 36km de autonomia, mas com uma condução de nacional pacata. Com a condução normal com autoestrada a 110km/h não faz realmente mais do que os 145km!
Em resumo é um carro que nos deixa contentes de cada vez que o conduzimos e quando pensámos se foi uma boa compra.
Agora vamos aos testes da tomada e à degradação: Fiz o primeiro teste da tomada com 1 mês e o último quando o carro fez 1 ano e os tais 27000km. Com os devidos cálculos dá uma degradação de 4,64% ao ano. Como fiz outro teste ao meio deste periodo noto uma tendência para a degradação diminuir com o tempo. Se considerar os primeiros 5 meses a degradação espectável era de 5,74%/ano e nos últimos 6 meses era de 3,94%/ano. (Em 15 dias do mês de agosto o carro esteve parado e isso pode ter mexido com estas contas...)
Em termos de eficiência de carga com o evse de 10A da Kia é de aprox. 88% e com um evse de 16A 91%.
Bom resumo, info interessante.

@banshee

Desconhecendo a realidade do Kia Soul, diria que a comparação ou conclusão não é assim tão linear.

Possivelmente o perfil dos vossos trajectos não é comparável, são da mesma região?

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Enviado: 05 dez 2016, 18:47
por Fil
Bom relato!

O mais importante para mim é a capacidade que a bateria tem, o que o GOM indica não serve de indicação para os restantes utilizadores (na minha opinião).
O facto de estar satisfeito e não ter tido nenhum problema, é para mim o principal. Fico muito contente por isso, e demonstra o que todos sabemos por aqui, os VE's são claramente mais fiáveis que os demais.

Faz muitas viagens grandes?

Continuação de bons klms!