Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por jasmim » 22 fev 2016, 07:58

Como é feito o aquecimento no Soul? Bomba de calor ou resistência?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Vmax69
Mensagens: 193
Registado: 04 set 2013, 13:55

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Vmax69 » 22 fev 2016, 08:52

oops Escreveu:Hoje posso descrever a viagem com uma conclusão que acho interessante.
Fiz 105 km, 2 adultos e 2 crianças, alguma bagagem e aquecimento ligado.
85 km foram por nacional a 50 ou 60 km/h e 20 por autoestrada a 85 km/h, no entanto a média foi apenas de 48 km/h.
Saí com a bateria a 100% e cheguei a 52%, isto é gastei 48% da bateria para percorrer 105 km o que dará uma autonomia muito próxima dos 212 km nedc.
Fiquei contente com o carro ao contrário do que me acontece quando tenho que fazer autoestrada a 110 ou 120 km/h, aí parece que a autonomia não dá para nada...
Quero fazer um teste dos 100 aos 0% de bateria a velocidade baixa para ficar a saber quantos kms é que o carro anda nas minhas mãos. Sugestões de percurso, métodos já utilizados, velocidades, relatos de experiências semelhantes, conselhos... vá lá, digam-me da vossa experiência.
Por analogia poderia ir ao dobro da velocidade para a mesma distância, para fazer esses mesmos 105 kms poderia ter ido a 90 km/h nas nacionais e 120 km/h na autoestrada? Possivelmente iria dar também para fazer o mesmo percurso não? Consumindo assim praticamente a carga por completo.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por mjr » 22 fev 2016, 10:08

Há três fatores que contribuem decisivamente para a autonomia:

- velocidade média
- variações de velocidade
- relevo

Aposto que o Soul EV a 48km/h constantes em plano faz mais de 250km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por ICEM4N » 22 fev 2016, 19:19

Vmax69 Escreveu:
oops Escreveu:Hoje posso descrever a viagem com uma conclusão que acho interessante.
Fiz 105 km, 2 adultos e 2 crianças, alguma bagagem e aquecimento ligado.
85 km foram por nacional a 50 ou 60 km/h e 20 por autoestrada a 85 km/h, no entanto a média foi apenas de 48 km/h.
Saí com a bateria a 100% e cheguei a 52%, isto é gastei 48% da bateria para percorrer 105 km o que dará uma autonomia muito próxima dos 212 km nedc.
Fiquei contente com o carro ao contrário do que me acontece quando tenho que fazer autoestrada a 110 ou 120 km/h, aí parece que a autonomia não dá para nada...
Quero fazer um teste dos 100 aos 0% de bateria a velocidade baixa para ficar a saber quantos kms é que o carro anda nas minhas mãos. Sugestões de percurso, métodos já utilizados, velocidades, relatos de experiências semelhantes, conselhos... vá lá, digam-me da vossa experiência.
Por analogia poderia ir ao dobro da velocidade para a mesma distância, para fazer esses mesmos 105 kms poderia ter ido a 90 km/h nas nacionais e 120 km/h na autoestrada? Possivelmente iria dar também para fazer o mesmo percurso não? Consumindo assim praticamente a carga por completo.
Existe o factor vento que deita essa teoria por terra....
A 120km/h a resistencia ao vento é muito superior do que a 90km/h
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 14 mar 2016, 23:00

Como se tem portado este Soul EV?
Qual sua média em kwh? Kms reais que consegue fazer com o carro?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 15 mar 2016, 00:01

O carro tem 4 meses e 10000km, até agora nenhum problema!
A viagem maior que fiz com uma carga foi 195km. No dia a dia com bastante auto-estrada a 110 a autonomia que aparece de manhã é entre 125 e 135km. Se andar dois ou três dias só por nacional a autonomia anunciada sobe para 150 km.
O mais difícil é dizer consumos aos 100, vou relatar os extremos que para saber os consumos médios tenho que ir de máquina calculadora para o carro e fazer a média das últimas viagens.
Então, a média mais elevada que tive foi a 145km/h de 54 kWh. Ontem, domingo de sol com muito trânsito e portanto velocidades médias baixas fiz uma viagem de 40 km com uma média de 11 kWh.!!!

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 15 mar 2016, 00:08

jasmim Escreveu:Como é feito o aquecimento no Soul? Bomba de calor ou resistência?
O Soul EV tem bomba de calor e ainda um sistema que aproveita o calor que seria desperdiçado de todos os componentes electrónicos/eléctricos do carro. Não me perguntem mais que não sei...
Para optimizar o aquecimento tem uma função "drive only" que fecha as outras saídas de ar, bancos aquecidos e volante aquecido. O que mais utilizo é curiosamente a última.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 15 mar 2016, 11:17

Mas qual o consumo médio no computador de bordo?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por pemifer » 16 mar 2016, 11:14

Contatei a Kia através do site para pedir um test-drive e para saber o preço e responderam-me isto:
Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado no nosso modelo. No seguimento do mesmo informamos que o Soul EV ainda não está em comercialização no nosso mercado. Estamos neste momento a definir o seu lançamento em Portugal, pelo que teremos novidades nas próximas semanas. Deste modo, registamos o seu contacto e em breve partilharemos consigo mais detalhes sobre o lançamento do Soul EV.
Como foi comprado o Kia deste DB?
Entretanto visitei a Univex de Chelas, eles tinham lá um e indicaram-me o preço de 35000€. Disseram que me contatavam para fazer um test-drive.

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 16 mar 2016, 11:47

pemifer Escreveu: Como foi comprado o Kia deste DB?
Lê o primeiro posto. ;)
Obg chegachaves! ;)

Responder

Voltar para “Kia”