Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 28 nov 2015, 22:22

chegachaves Escreveu: Já agora, que média tem o "cinza" ?
Média KWh/100km não sei porque tenho programado para reiniciar de cada vez que é carregado. Vou alterar isso e procurar no histórico das últimas 5 viagens e fazer a média.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 29 nov 2015, 01:48

oops Escreveu:Pensei ter lido que depois da indicação do fim da bateria ainda dava para 10 ou 15 km e portanto apareceu a tartaruga e a indicação de bateria muito fraca e continuei às voltas pela cidade sempre à espera que depois dos 0% a energia/força fosse diminuindo progressivamente mas não, ao fim dos 0% foram 100 metros e parou de vez. Ainda desliguei, esperei 15 minutos à espera que recuperasse qualquer coisa como um aspirador sem fios (ingénuo) mas absolutamente nada.
Felizmente estava sozinho no carro e com tempo, chamei reboque e fui os 300 metros que faltavam para chegar a casa no dito.
Lição: o Kia Soul EV é muito preciso no cálculo da percentagem da bateria restante e da autonomia.

Curiosamente fiquei sempre mais chateado quando isto me acontecia no carro a gasóleo (e foram muitas vezes) do que agora. A tolerância do acreditar.
Qts kms no total?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 29 nov 2015, 10:22

Orlando Escreveu: Qts kms no total?
Fiz cargas intermédias pelo que não tem nenhum valor.
Num futuro próximo quando tiver o cartão mobie quero fazer um testezinho e logo relato.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por VETL » 29 nov 2015, 10:44

Quanto deu o teste da tomada?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 29 nov 2015, 13:18

VETL Escreveu:Quanto deu o teste da tomada?
Calma Vetl! Só cheguei ontem, ainda não tenho contador e electricidade! :)
Mais uma coisa a fazer num futuro próximo.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 29 nov 2015, 13:35

oops Escreveu:
Orlando Escreveu: Qts kms no total?
Fiz cargas intermédias pelo que não tem nenhum valor.
Num futuro próximo quando tiver o cartão mobie quero fazer um testezinho e logo relato.
Ficamos à espera, e mais uma vez obrigado pela partilha.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 05 dez 2015, 18:47

Mais um percalço ou mais uma aprendizagem.
O Soul Ev tem dos horários de carregamento e eu programo num deles o carregamento a 80% todos os dias da semana excepto à sexta feira que programo no outro horário disponível a 100% já que ao sábado tenho que fazer 140km e assim poupo a bateria.
Ora ontem cheguei a casa com muita carga e para não deixar a bateria muito tempo a 100% resolvi adiar o início do tal horário da sexta feira um par de horas. Passei das 11:00 PM para a 1:00 AM a pensar que estava a adiar duas horas quando na realidade adiei 6 dias e 23 horas.
Hoje de manhã depois de culpar o carro percebi o que tinha acontecido e lá arranquei com meia carga. Cheguei ao destino com pouca autonomia e fui fazer a primeira carga rápida na Caetano Power Porto (Os tipos são mesmo simpáticos, mesmo não sendo um Leaf disseram-me que sempre que necessário nem precisava de pedir!), correu tudo bem até aos 84% quando a carga foi interrompida não sei porque... alguém sabe?
Depois carreguei até aos 100% no Mar Shopping e tive que voltar a casa mais depressa que o normal. Fica outro dado:
Fiz 50km a 140/145kmh e gastei precisamente 50% da bateria. Até esperava consumos mais elevados para o meu carro a estas velocidades tendo em conta a importância da aerodinâmica e perfil do Soul tipo tijolo. Se calhar não tem uma resistência aerodinâmica tão grande como parece... sabem valores?

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 05 dez 2015, 19:03

Fazes ideia a que potência cargou?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 05 dez 2015, 19:19

Carregou a 46 ... não sei a unidade, talvez 46kwh/h

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por FullElectric » 05 dez 2015, 19:25

oops Escreveu: ...correu tudo bem até aos 84% quando a carga foi interrompida não sei porque... alguém sabe?
Nada de anormal. Um carregamento rápido pára por volta dos 80% de soc.
Aliás só é entendido como rápido até esse valor pois a partir dai a potência de carga num pcr é pouco superior à conseguida num posto de carregamento lento
Dai o carro mandar parar aos 80%

Responder

Voltar para “Kia”