Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3302
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 07 out 2024, 18:46

frankesousa Escreveu:
07 out 2024, 18:06
Eu diria que foi uma de 2 possíveis razões "plausíveis"

1- Possível partilha de potencia do PCR
2- Bateria Fria (ou quente, mas é menos provavel)

Fora isso, não vejo outra possibilidade dentro do que tenho visto/ lido
No carregador estava só eu. Até porque o carregador só tem uma Chademo e uma CCS.

Quente não deveria estar porque tinha feito 14km e estavam 27º temperatura exterior.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 488
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 04 nov 2024, 12:52

ruramos Escreveu:
24 jun 2024, 17:03
Nonnus Escreveu:
24 jun 2024, 17:00
Eu sei que conheces o processo. Na altura que foste buscar o teu depertou-me o interesse em fazer o mesmo. E fi-lo, embora em moldes um bocadinho diferentes.
O processo não mudou, eu continuo a trazer carros e tenho noção como funciona.
Só te quiz alertar que não é necessário o coc para pedires matricula portuguesa.

Peço desculpa por estar a roubar o tópico do Nonnus, mas em relação a este ponto do COC, o carro que irei importar não vem acompanhado do mesmo.

Qual é o procedimento para pedir a matrícula sem ele?

Obrigado,

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3302
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 nov 2024, 21:27

Hoje foi dia de levar o e-Niro a IPO porque fez 4 anos.

Mais uma vez ninguém pediu cabos de carregamento. E desta vez também ninguém andou a pôr o sensor de temperatura na gambiarra para ter um valor de temperatura para registar. Até questionei se as coisas já tinham mudado para os VE´s.

O carro em 4 meses fez 10000km e não há nada assinalar. Continuamos bastante contentes com o carro.

As médias com o tempo frio subiram para os 14/15kWh/100 comigo ao volante, a mulher ainda a semana passada chegou a casa com média de 11kWh/100km. :whistle:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1280
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por mafgod » 04 nov 2024, 23:31

Essa do sensor de temperatura é novidade.
Podes explicar?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3302
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 nov 2024, 07:55

mafgod Escreveu:
04 nov 2024, 23:31
Essa do sensor de temperatura é novidade.
Podes explicar?
Os carros a combustão quando fazem os testes dos gases é colocado um sensor numa parte quente do motor para terem uma leitura da temperatura do motor. Como nos elétricos isso é impossível, em 2021 quando levei o Leaf a inspeção, para contornar esse registo puseram o sensor junto a uma lâmpada de uma gambiarra.

Parece que as coisas agora já estão "mais correctas" para os eléctricos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Ftomas
Mensagens: 137
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 05 nov 2024, 16:15

Nonnus Escreveu:
05 nov 2024, 07:55
mafgod Escreveu:
04 nov 2024, 23:31
Essa do sensor de temperatura é novidade.
Podes explicar?
Os carros a combustão quando fazem os testes dos gases é colocado um sensor numa parte quente do motor para terem uma leitura da temperatura do motor. Como nos elétricos isso é impossível, em 2021 quando levei o Leaf a inspeção, para contornar esse registo puseram o sensor junto a uma lâmpada de uma gambiarra.

Parece que as coisas agora já estão "mais correctas" para os eléctricos.
Tenho a ideia que esse sensor é para as rotações do motor.... o para temperatura será uma "pistola".
De qualquer maneira só regista o teste se estiver nos intervalo de temperatura e rotação.

Os electricos fazem a medição da resistência na porta de carga e tentativa de arranque com o cabo de carga na porta (naõ pode fazer!) e têm que levar o cabo.
Isto foi o que um amigo que trabalha num centro me disse.

quanto à experiência com o leaf e o sensor junto à gambiarra é surreal :shock: só faltou entarem meter o sensor de gases no escape :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3302
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2024, 20:20

Hoje o Niro foi posto a prova numa deslocação de 620km em 8 horas. Vendas Novas - Guarda - Guarda - Castelo Branco- Castelo Branco - Vendas Novas

Imagem

Esta deslocação tinha um tempo limitado na ida, na vinda podia ter sido mais tranquila. Tinha hora marcada para estar na Guarda.

Abalei de casa ás 8H fiz metade do caminho por estradas nacionais e outra metade pela A23 com velocidades de autoestrada. Desde que abalei de casa até chegar a Guarda a média foi sempre a subir chegando ao destino com uma média de 18kWh/100km.

Imagem

Depois de tratado o assunto que me levou a esta deslocação, fui ao Continente da Guarda carregar. Carreguei durante 33 minutos dos 21% aos 60% paguei 7.92€ e esteve sempre nos 50kW. Se as contas não me falham carregou 27.5kWh, o que dá 0.288€ por kWh. Enquanto o carro esteve a carregar aproveitei para ir fazer um xixi e comer qualquer coisa.

Após os 33 minutos estava assim:

Imagem

Rumo a Castelo Branco onde tinha outro assunto combinado. Depois do assunto resolvido começou a procura por um carregador. O primeiro que escolhi de 150kW estava avariado. O segundo que escolhi num Pingo Doce era de 60kW mas pelo que percebi estava num parque subterrâneo passámos por ele e não se vê. O terceiro de 100kW esta montado num parque de estacionamento de um hotel e é da Powerdot. Saco da app Electroverse sem nenhuma convicção que ia funcionar, mas para minha surpresa começa a carregar. Não tenho fotografias :doh:

Carreguei 18.5kWh (em 16 minutos) x 0.45€ + 0.30€ de activação = 8.63€

Carregamento concluído rumo a casa que se faz tarde. Se de sul para norte a média foi sempre aumentando, de norte para sul foi o inverso e cheguei a casa assim:

Imagem

Acima de tudo deu para perceber várias coisas.

- Deu para perceber que mesmo com SOC baixos esmifra a potência dos PCR de 50kW.

- Deu para perceber que hoje é possível fazer esta deslocação abalando de casa sem nenhuma programação onde ia carregar. Coisa impensável em 2017 com o Leaf.

- Deu para perceber que a app da electroverse já funciona em condições e que compensa carregar em carregadores de 100kW, mesmo o carro tirando só proveito de 77kW e numa curva de carregamento bastante limitada. Se tivesse usado a miio tinha pago 13.15€, Prio 10.02€ e Galp 10.53€

Segundo APP Kia Connect a deslocação de hoje:

Imagem

Velocidades médias bem simpáticas:

ImagemImagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Responder

Voltar para “Kia”