Hoje o Niro foi posto a prova numa deslocação de 620km em 8 horas. Vendas Novas - Guarda - Guarda - Castelo Branco- Castelo Branco - Vendas Novas
Esta deslocação tinha um tempo limitado na ida, na vinda podia ter sido mais tranquila. Tinha hora marcada para estar na Guarda.
Abalei de casa ás 8H fiz metade do caminho por estradas nacionais e outra metade pela A23 com velocidades de autoestrada. Desde que abalei de casa até chegar a Guarda a média foi sempre a subir chegando ao destino com uma média de 18kWh/100km.
Depois de tratado o assunto que me levou a esta deslocação, fui ao Continente da Guarda carregar. Carreguei durante 33 minutos dos 21% aos 60% paguei 7.92€ e esteve sempre nos 50kW. Se as contas não me falham carregou 27.5kWh, o que dá 0.288€ por kWh. Enquanto o carro esteve a carregar aproveitei para ir fazer um xixi e comer qualquer coisa.
Após os 33 minutos estava assim:
Rumo a Castelo Branco onde tinha outro assunto combinado. Depois do assunto resolvido começou a procura por um carregador. O primeiro que escolhi de 150kW estava avariado. O segundo que escolhi num Pingo Doce era de 60kW mas pelo que percebi estava num parque subterrâneo passámos por ele e não se vê. O terceiro de 100kW esta montado num parque de estacionamento de um hotel e é da Powerdot. Saco da app Electroverse sem nenhuma convicção que ia funcionar, mas para minha surpresa começa a carregar. Não tenho fotografias
Carreguei 18.5kWh (em 16 minutos) x 0.45€ + 0.30€ de activação = 8.63€
Carregamento concluído rumo a casa que se faz tarde. Se de sul para norte a média foi sempre aumentando, de norte para sul foi o inverso e cheguei a casa assim:
Acima de tudo deu para perceber várias coisas.
- Deu para perceber que mesmo com SOC baixos esmifra a potência dos PCR de 50kW.
- Deu para perceber que hoje é possível fazer esta deslocação abalando de casa sem nenhuma programação onde ia carregar. Coisa impensável em 2017 com o Leaf.
- Deu para perceber que a app da electroverse já funciona em condições e que compensa carregar em carregadores de 100kW, mesmo o carro tirando só proveito de 77kW e numa curva de carregamento bastante limitada. Se tivesse usado a miio tinha pago 13.15€, Prio 10.02€ e Galp 10.53€
Segundo APP Kia Connect a deslocação de hoje:
Velocidades médias bem simpáticas: