Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3221
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 set 2024, 06:03

Ftomas Escreveu:
03 set 2024, 20:45
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
Eu perguntei ao autor do post se o problema é no diferencial que estragam os rolamentos, ou se é os rolamentos que estragam o diferencial.

Ele respondeu que são os rolamentos que são fracos. Deduzo que seja as limalhas dos rolamentos que arrasam os dentes das rodas dentadas.

A confusão é que ninguém sabe ao certo qual o intervalo "ideal" para mudar o óleo. Uns dizem 60000 outros 75000.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Ftomas
Mensagens: 134
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 04 set 2024, 10:27

Eu diria já.....
Não perdes nada.... Acho eu
Eu mudei o meu com um bujão magnético e com Motul
Vê no meu DB
E para o final do ano mudo outra vez para ver como ficou...

EVUber
Mensagens: 96
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por EVUber » 05 set 2024, 22:17

Nonnus Escreveu:
04 set 2024, 06:03
Ftomas Escreveu:
03 set 2024, 20:45
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
Eu perguntei ao autor do post se o problema é no diferencial que estragam os rolamentos, ou se é os rolamentos que estragam o diferencial.

Ele respondeu que são os rolamentos que são fracos. Deduzo que seja as limalhas dos rolamentos que arrasam os dentes das rodas dentadas.

A confusão é que ninguém sabe ao certo qual o intervalo "ideal" para mudar o óleo. Uns dizem 60000 outros 75000.
Mesmo carro...recomendaçoes diferentes.

Existe um video de um mecânico da hyundai no canada (entretanto apagado) que mostrava o estado do oleo da caixa...

Manual USA

Imagem

Manual Europa

Imagem

Com 18.000km ja pode haver sinais de contaminação no oleo

https://www.youtube.com/watch?v=sx1OyXagTK8

passa neste topico

https://www.hyundaikonaforum.com/thread ... a-ev.5198/

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3221
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 set 2024, 05:01

Depois demais de uma semana a tentar actualizar o software do Niro, lá consegui.

Fiz várias tentativas de todas as maneiras possíveis e imaginárias mas dava sempre erro de ficheiros incompletos. Apareceu cá em casa uma pen de 64GB nova e à primeira tentativa funcionou.

Imagem

Imagem

Imagem

Levou cerca de 35 minutos a fazer a actualização. Também aqui os coreanos está mais a frente que os japoneses da Nissan. As actualizações na Nissan tinham de ser feitas na Nissan quando o carro ia a revisão. No caso da Kia basta descarregar o software da Kia e o update é transferido para o PC e ao mesmo tempo escrito na pen. 👍

https://update.kia.com/EU/PT/updateNoti ... rl33At5Jsg


Enquanto esperava que a actualização finaliza-se reparei que a média de consumo vai aumentado mesmo com o carro parado mas ligado. Quando iniciei a actualização o carro estava com uma média de 13kWh/100 quando terminou a actualização estava nos 13.5kWh/100km. Durante os 35 minutos que durou a actualização gastou 500W.

Neste momento o Niro já conta com 50000km. Fez em dois meses cerca de 6000km o que dá uma média de 100km por dia.

Faz 50km no dia a dia, mas ao fim de semana temos passeado mais porque com este carro as deslocações ficam muito baratas. O carro ainda não conheceu um carregador público.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3221
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 out 2024, 21:07

Hoje pela primeira vez fiz um carregamento rápido, não porque precisava mas queria ver se conseguia carregar com a Electroverse e com a Zunder. Não consegui com nenhuma das duas. :o

Iniciei o carregamento com 31% e disparou para os 52kW já estava a ficar esmorecido com a velocidade de carregamento e nisto atinge os 40% e dispara para os 77kW. Começou a saltar de 2 em 2%. :dance: Carreguei até aos 50%.

Deu para perceber que para tirar proveito de carregadores acima dos 50kW convém ter mais de 40%. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

civic
Mensagens: 1745
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 06 out 2024, 10:17

Essa curva não faz muito sentido, pois a partir do 60% começa a descer, só tens essa velocidade durante 10%?
Não terias a bateria fria no inicio e isso estaria a mexer com a limitação da carga?

Vê aqui o Bjorn numa carga rapida, com 31% carrega a 68kW. ;)
https://www.youtube.com/watch?v=EdfXMdkUl9A
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3221
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 06 out 2024, 17:10

civic Escreveu:
06 out 2024, 10:17
Essa curva não faz muito sentido, pois a partir do 60% começa a descer, só tens essa velocidade durante 10%?
Não terias a bateria fria no inicio e isso estaria a mexer com a limitação da carga?

Vê aqui o Bjorn numa carga rapida, com 31% carrega a 68kW. ;)
https://www.youtube.com/watch?v=EdfXMdkUl9A
Seria durante 20%, entre os 40% e os 60%. Tenho de estudar melhor o assunto, ainda andei a ver se existia alguma opção ao escolher o carregador no menu do carro para o condicionamento da bateria, mas não encontrei.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

civic
Mensagens: 1745
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 06 out 2024, 18:11

Nonnus Escreveu:
06 out 2024, 17:10

Seria durante 20%, entre os 40% e os 60%. Tenho de estudar melhor o assunto, ainda andei a ver se existia alguma opção ao escolher o carregador no menu do carro para o condicionamento da bateria, mas não encontrei.
Vê os videos que o Bjorn fez sobre o carro, aprende-se muito. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's

Ftomas
Mensagens: 134
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 06 out 2024, 19:33

Eu infelizmente não liguei muito a isso e apenas tenho uma foto do kona a carregar e a 31% estava a 74kwh.

Foi uma oportunidade perdida pois fiz 2700km a carregar seguidamente em carregadores da Tesla....

Afinal tenho na APP os KW e os min, apenas não sei a % de inicio e de fim. Tinha o carregamento DC a 100%.
Dá para ter uma ideia...

Código: Selecionar todos

kw	min	Kw/h
43	47	55
9	9	60
35	37	57
51	71	43
52	58	54
42	39	65
36	30	72
56	71	47

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1335
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 07 out 2024, 18:06

Eu diria que foi uma de 2 possíveis razões "plausíveis"

1- Possível partilha de potencia do PCR
2- Bateria Fria (ou quente, mas é menos provavel)

Fora isso, não vejo outra possibilidade dentro do que tenho visto/ lido
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Kia”