Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Primeiras impressões sobre o carro em viagem.
Tenho neste momento 320km feitos em dois dias de utilização num misto de estradas nacionais, autoestrada, cidade e até serra, com AC ligado e desligado e sempre no modo de condução Normal (existe ECO, Normal e Sport) e sempre no nível 1 de 4 (0,1,2,3) da regeneração. Estou com uma média de 13.8kWh/100km.
Quando fui buscar o carro fiz reset aos contadores e tive médias de 17kWh/100km e comecei a pensar que ainda não sei conduzir este carro. Ao longo do tempo o carro foi ajustando e hoje está com uma média bastante interessante tendo em conta que andei em autoestrada com velocidade de autoestrada e por incrível que pareça o carro conseguiu baixar a média em algumas décimas (14.6 para 14.1) enquanto me deslocava a 120km/h. Aí percebi aquilo que toda a gente refere acerca da eficiência deste carro.
O carro é confortável, embora eu e a minha mulher achemos a suspensão bastante mais rija que a do Leaf, mas tem jante 17 em vez da 16, é mais alto, portanto não há milagres. Os bancos acabam por compensar algum desconforto quando passamos nas lombas.
Não consigo gostar do assistente a condução para manter o carro entre faixas de rodagem. Aquilo do carro tomar conta do volante e fazer força para dentro quando nos aproximamos de um dos lados irrita-me um bocado. Anda sempre desligado.
A mala com o fundo metido é pequena, mas se retirarmos as tampas, ganha-se uns litros consideráveis. Visto que tem espaço para uma roda suplente estou a ponderar comprar uma em vez de andar com os kits anti furo que nada ajudam em caso de um furo de maiores dimensões.
A mulher adorou o android auto pois vai-lhe permitir usar o Spotify e o Waze.
A câmera traseira tenho a sensação que é inferior a do Leaf, tem mais "grão", menor definição.
O que gosto bastante é a disponibilidade dos 204cv, principalmente nas ultra passagens onde saímos de trás do carro que vai a nossa frente a 70km/h e em poucos metros já vamos a cento e mais alguns, e ao lado a mulher a avisar para termos juízo
Ainda ando às voltas com a APP Torque Pro, embora já tenha carregado os Pids específicos para o kona/Niro ainda não percebi como os pôr visíveis, tenho de estudar mais o assunto, o tempo também não tem sido muito.
O melhor disto tudo é que ainda não usei nenhum carregador público nos 320km já andados.
E pronto, estas são as minhas primeiras impressões.
Tenho neste momento 320km feitos em dois dias de utilização num misto de estradas nacionais, autoestrada, cidade e até serra, com AC ligado e desligado e sempre no modo de condução Normal (existe ECO, Normal e Sport) e sempre no nível 1 de 4 (0,1,2,3) da regeneração. Estou com uma média de 13.8kWh/100km.
Quando fui buscar o carro fiz reset aos contadores e tive médias de 17kWh/100km e comecei a pensar que ainda não sei conduzir este carro. Ao longo do tempo o carro foi ajustando e hoje está com uma média bastante interessante tendo em conta que andei em autoestrada com velocidade de autoestrada e por incrível que pareça o carro conseguiu baixar a média em algumas décimas (14.6 para 14.1) enquanto me deslocava a 120km/h. Aí percebi aquilo que toda a gente refere acerca da eficiência deste carro.
O carro é confortável, embora eu e a minha mulher achemos a suspensão bastante mais rija que a do Leaf, mas tem jante 17 em vez da 16, é mais alto, portanto não há milagres. Os bancos acabam por compensar algum desconforto quando passamos nas lombas.
Não consigo gostar do assistente a condução para manter o carro entre faixas de rodagem. Aquilo do carro tomar conta do volante e fazer força para dentro quando nos aproximamos de um dos lados irrita-me um bocado. Anda sempre desligado.
A mala com o fundo metido é pequena, mas se retirarmos as tampas, ganha-se uns litros consideráveis. Visto que tem espaço para uma roda suplente estou a ponderar comprar uma em vez de andar com os kits anti furo que nada ajudam em caso de um furo de maiores dimensões.
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A câmera traseira tenho a sensação que é inferior a do Leaf, tem mais "grão", menor definição.
O que gosto bastante é a disponibilidade dos 204cv, principalmente nas ultra passagens onde saímos de trás do carro que vai a nossa frente a 70km/h e em poucos metros já vamos a cento e mais alguns, e ao lado a mulher a avisar para termos juízo
Ainda ando às voltas com a APP Torque Pro, embora já tenha carregado os Pids específicos para o kona/Niro ainda não percebi como os pôr visíveis, tenho de estudar mais o assunto, o tempo também não tem sido muito.
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Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Eu acho a suspensão do Leaf demasiado flexível, em certas estradas andamos a pular de um lado para o outro. O meu tem jante de 17 por isso acredito que isso não influencie muito.
Esse assistente de condução tem mesmo a função de manter dentro da via ou só desvia o carro se chegar perto das linhas?
O ProPilot do Leaf até é bastante bom, especialmente em autoestrada. Vai ajustando o carro progressivamente ao centro, sem guinadas bruscas. Claro que em nacionais não funciona muito bem e acontecem situações de curvas mais apertadas em que o carro chega-se demasiado às linhas e depois dá uma pequena guinada para dentro.
Esse assistente de condução tem mesmo a função de manter dentro da via ou só desvia o carro se chegar perto das linhas?
O ProPilot do Leaf até é bastante bom, especialmente em autoestrada. Vai ajustando o carro progressivamente ao centro, sem guinadas bruscas. Claro que em nacionais não funciona muito bem e acontecem situações de curvas mais apertadas em que o carro chega-se demasiado às linhas e depois dá uma pequena guinada para dentro.
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- Nonnus
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Sendo que não testei com muito rigor não me parece que tenha capacidade de manter o carro entre linhas (condução semi autônoma) embora no manual de instruções (em francês ) há uma parte que fala no aviso sonoro se retirarmos as mãos do volante por alguns segundos. Terei que perder algum tempo a testar isso.
Já pus o Torque Pro a ler os Pids para o e-Niro:
Como não é de estranhar nestes carros, o SOH esta nos 100%
Já pus o Torque Pro a ler os Pids para o e-Niro:
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Isso tem um uma condução autónoma já muito boa. Não deves ter experimentado ainda.
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Parece impecável
Não experimentaste o Car scanner? Penso vi alguns reviews do carro e alguns utilizam esse.
Não experimentaste o Car scanner? Penso vi alguns reviews do carro e alguns utilizam esse.
- BrunoAlves
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Parabéns, finalmente
Em relação à manutenção em faixa, se for tão bom quanto era o do ioniq, quando te habituares não queres outra coisa, pelo menos em AE
Em relação à manutenção em faixa, se for tão bom quanto era o do ioniq, quando te habituares não queres outra coisa, pelo menos em AE
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Hoje foi dia de experiências
E não é que cabe uma jante normal com pneu normal.
Quando vi que o Niro tem espaço para a roda suplente pensei em comprar uma. Na procura encontrei uma jante normal a venda aí levantou-se a dúvida: será que dá para pôr uma roda igual as outras 4?
Tive de experimentar porque no grupo do Facebook do Niro ninguém me soube dizer.
Vou aproveitar o macaco e a chave de rodas da Nissan Primera que vai para abate e fica o assunto resolvido. Em caso de problemas maiores não é preciso chamar o reboque por causa de um furo.
E não é que cabe uma jante normal com pneu normal.
Quando vi que o Niro tem espaço para a roda suplente pensei em comprar uma. Na procura encontrei uma jante normal a venda aí levantou-se a dúvida: será que dá para pôr uma roda igual as outras 4?
Tive de experimentar porque no grupo do Facebook do Niro ninguém me soube dizer.
Vou aproveitar o macaco e a chave de rodas da Nissan Primera que vai para abate e fica o assunto resolvido. Em caso de problemas maiores não é preciso chamar o reboque por causa de um furo.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Bem visto
Os calços estão quase novos, não?
Os calços estão quase novos, não?
- rjspedition
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Parabéns pela aquisição e pelo DB com todo o processo e valores!
Não tinha ideia do que era cobrado pelo processo, já fiquei esclarecido.
Não tinha ideia do que era cobrado pelo processo, já fiquei esclarecido.
- Nonnus
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Obrigado. A ideia era mesmo dar a conhecer os valores reais porque parece ser tabu as pessoas darem a conhecer este tipo de informação. Quando se perguntam valores a resposta é sempre, MP. Ainda estou a espera de um dia ir a um supermercado, perguntar o valor de qualquer coisa e receber como resposta, MPrjspedition Escreveu: ↑13 jul 2024, 11:25Parabéns pela aquisição e pelo DB com todo o processo e valores!
Não tinha ideia do que era cobrado pelo processo, já fiquei esclarecido.
Atenção que isto foi no meu caso, não sei se é igual para todos os carros de valores diferentes.
Nos electricos não deverá fugir muito, nos carros a combustão não será porque tem de se adicionar o ISV coisa que os VE´s por enquanto não pagam, dai ser só: Preço do carro + IVA + despesas de legalização/importação.
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