Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Mtes
Mensagens: 1
Registado: 13 mai 2022, 13:50
Data de fabrico: 01 jan 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Mtes » 01 ago 2022, 15:55

Boa tarde, parabéns pelo relato.

Cumprimentos


EVUber Escreveu:
20 nov 2021, 19:51
Mais uma etapa VE (e não foi fácil) , a instalação da EVWallbox...

Actualmente existe uma procura ENORME no mercado de electricidade, existe muita falta de mão-de-obra, e os orçamentos são cada vez mais elevados..
Actualmente os electricistas neste tipo de instalação residencial levam 20€/h e pode demorar 6h a 8h a executar..

No meu caso foi necessário um Quadro parcial e 25m de cabo 6mm e algumas alterações no Quadro principal por falta de espaço, quem precisar de um bom electricista certificado (honesto) com bons preços de instalação em Lisboa ou Margem sul... mande-me PM

Coloquei um pequeno contador digital para ir tirando leituras mensais dos carregamentos....(falta uma tampa no Quadro)

Imagem


A EVWallbox (modelo novo com wifi) para clientes exigentes que precisam de fazer muitos KM, carrega até 32A em Monofasico, regulavel a 1A, esta wallbox ja vem um com contactor ou contator que ao que parece aguenta/mantem a carga mesmo com aumento de temperatura.

Ainda não tenho o wifi activo, mas ao que parece também tem uma serie de funções a utilizar....Preço muito em conta.

Imagem

Tempo de carregamento estimado para 410km p/dia...

Segundo o vendedor da KIA, o E-Niro faz um calculo do tempo que demora a carregar segundo a hora definida de partida...
Por exemplo:
Se eu definir que a hora de saída da viatura é as 07.00am, e definir que carrega até aos 80%, usando a tarifa bi-horaria das 22.pm as 08.00am, o E-Niro começa o carregamento o mais lento possível para que as 07.00am esteja a 80%.


Imagem

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 10 set 2022, 12:55

Desde ja peço desculpa pela ausência prolongada de relatos mas tive um Verão bastante atarefado.

Neste momento o Kia E-Niro 64 conta com 102.198km feitos em 297 dias (desde 17 novembro 2021) o que da media de 344km/dia

Os carregamentos sao sempre em casa a 100% excepto no dia anterior as folgas semanais que opto por não carregar.
Fiz 5 cargas rápidas em julho e 4 em agosto e foram apenas em casos de extrema necessidade até ao máximo de 50% a 60%


Aspectos muito positivos

- Ainda não trocou de pastilhas de travão
- Os pneus de tras são de origem (ainda dentro do limite)
- Não noto ruidos parasitas
- bancos tras/frente estão em excelentes condições (aplico regularmente para limpeza um anti-nódoas)
-Plasticos interiores nas portas, bancos e tablier em boas condições.
- app evwatchdog indica que a bateria esta a 100%

Aspectos menos positivos

As borrachas da porta traseira com muito calor tendem a colar uma na outra que acaba por desgastar a mesma.


Fun fact

No dia 1 de agosto tive uma viagem inesperada do pinhal novo ate portimao da parte da manha, estava algum transito, e fruto da experiência anterior desta vez optei por carregar durante uns 20 minutos num posto da galp na A2 para não arriscar como da ultima vez.... a cerca de 40km do local vi que tinha 4 pontos de carga disponíveis.

Quando vou a chegar ao posto apenas fica 1 disponível, foi uma questão de minutos.. :D :D

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Nonnus » 10 set 2022, 13:21

EVUber Escreveu:
10 set 2022, 12:55
Neste momento o Kia E-Niro 64 conta com 102.198km feitos em 297 dias (desde 17 novembro 2021) o que da media de 344km/dia
Impressionante, o teu relato serve de exemplo para os mais cepticos e para todos aqueles que dizem que os VE ainda não estão ao nível dos ICE.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 10 set 2022, 13:30

Quanto aos aparelhos de consumo e apos 10 meses de uso, estou extremamente satisfeito com a shelly EM e com a Box inteligente do APR....

A shelly EM Desconectou-se da internet uma unica vez durante um carregamento neste tempo todo, e a box inteligente do APR não falhou uma única vez....

Imagem

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 10 set 2022, 14:21

Interessante, a Kia lançou o Kia E-Niro plus versao para Taxis/uber apenas na Korea

+ espaço interior
+ acessibilidade
Mesmo motor e baterias

https://www.youtube.com/watch?v=vs_RiPEhb5Y

https://www.youtube.com/watch?v=7dIu5i2DefY

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 10 set 2022, 17:02

Brutal, parabéns :clap:
É um registo impressionante. Esse carro paga-se em relação a um equivalente a combustão.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 17 set 2022, 22:57

Esta semana deu-me para brincar com o Car scanner uma vez que o tinha comprado anteriormente.

São tanto parâmetros que temos de tirar um curso de mecânica e electrónica para os perceber.

Ao contrario do evwatchdog o car scanner não se desliga se não estiver em primeiro plano, o evwatchdog deixa de registar e acaba por desligar o OBD

Um facto curioso é a leitura de AVAILABLE CHARGE POWER em que o posto estava a debitar 59kW, o E-Niro indicava 59kW mas a app indicava 42kW

Durante 3 dias andei de olho na temperatura da bateria/modulos da bateria e ontem até fiz uma pequenas carga rápida e a gestão termica do kia e-Niro é muito eficiente, é preciso estar uns dias de brasa para a temperatura subir aos 30 graus, de resto 25, 26, 27...não passa disto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Freixo1135
Mensagens: 1
Registado: 21 ago 2022, 00:42
Data de fabrico: 04 abr 2022
Capacidade bateria: 64,8 Ah

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Freixo1135 » 24 nov 2022, 22:15

Boas

Gostei muito deste diário a bordo,
Também faço tvde e em princípio vou buscar um kia e-niro á Kia.fr, em 2 mão com 1 ano e cerca de 20 a 25k de Km.

Como é o meu primeiro elétrico alguma sugestão para ver no carro?
A versão vai ser esta (KIA E-NIRO ELECTRIC PREMIUM 204 64KWH) de 2021.

Gostava de trocar umas ideias com vc mas nao consigo mandar msg em privado.

Cumprimentos

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 19 jan 2023, 09:59

Freixo1135 Escreveu:
24 nov 2022, 22:15
Boas

Gostei muito deste diário a bordo,
Também faço tvde e em princípio vou buscar um kia e-niro á Kia.fr, em 2 mão com 1 ano e cerca de 20 a 25k de Km.

Como é o meu primeiro elétrico alguma sugestão para ver no carro?
A versão vai ser esta (KIA E-NIRO ELECTRIC PREMIUM 204 64KWH) de 2021.

Gostava de trocar umas ideias com vc mas nao consigo mandar msg em privado.

Cumprimentos
Bom dia

Tenho ido alguma preguiça em actualizar o diário de bordo, tambem por falta de novidades o que é bom sinal :D

Se ja compraste ou ainda vais comprar eu recomendaria comprar novo ou com possibilidade de ir buscar o iva.
A garantia é extremamente importante e eu pagaria bastante para extender a da kia para os 300.000km ou 500.000km :D

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 19 jan 2023, 11:06

Neste momento o Kia E-Niro 64 conta com 140.014km feitos em 428 dias (desde 17 novembro 2021) o que da media de 327km/dia

Não seram bem 327km/dia exactos porque a utilização é de 5 dias de trabalho e 2 de lazer. mas mesmo assim 140.014km em 1 ano e 2 meses ainda é obra

Os hábitos de carregamento é de 100% durante os dias úteis e ao fim de semana não carrego desde que a bateria não fique abaixo de 20%

Carrego com a box inteligente do APR (grande maquina) entre os 25A e os 32A conforme a amperagem necessária para sair a hora do carregamento terminar.

Talvez tenha feito 1 a 2 cargas rápidas por mes até aos 50% num dia que tenha de fazer um extra..e do que me lembre nos últimos 3 meses cheguei a casa abaixo dos 10% por 3 ou 4 vezes, de resto a norma é chegar entre os 20% a 30%.

Notas:
A bateria continua a 100% segundo car scanner e EV watchdog
A media continua nos 13,5kWh com 480km de autonomia no inverno.


Tipo de condução

Sem regeneração activa
Modo Eco
40% cidade
60% via rapidas e AE

Acidentes e avarias
Tive um pequeno toque por detrás a semana passada e ainda estou a espera de peças por parte da KIA...e vai demorar 1 mes ou mais.
Vidro do lado do condutor as vezes em vez de subir ele desce (crónico)
Cintos traseiros nao teem força (crónico)
Esporadicamente a suspensão range nas lombas (crónico)
A porta do carregamento bloqueou (crónico) com ajuda de um membro do Kia Portugal no telegram, carreguei varias vezes na chave e ao mesmo tempo uns murros na porta para abrir, o cabo/peça de cor roxa que deveria fazer a abertura manual não funcionava.

Estetica interior e exterior

A nivel de interiores os plásticos cumprem (não é luxo) tenho usado diferentes tipos de líquidos para manutenção.
Os estofos teem sido limpos diariamente com removedor de manchas e nódoas para tecidos de cores.
Uso um aspirador portátil para manter a viatura sempre aspirada e o tapete de borracha da praxe.

O inverno tem sido aspero e noto que desde o ano passado o Kia tem estado muito mais sujo, a pintura não me parece a mesma pois a lixo agarra muito mais, carros de cor preta foi o ultimo... a próximo será cinza rato.

Opinião para serviço TVDE e Particulares

o Kia e-Niro esta aprovado desde que não tenha avarias mas.....um grande mas. :D
A nivel de assistencia a KIA tem cumprido, mas tenho notado que a nível logístico e de peças, reparações, garantias a KIA não é tão rápida e eficaz como a Toyota (viatura anterior) e para uma viatura profissional faz muita diferença entre ficar 1 dia parado ou 1 semana parado.

Nos últimos dias tem estado bastante frio e tem alturas que o aquecimento tem de ser ligado, e isso nota-se em menos 50km de autonomia ao fim do dia, para quem tem modelo de 39kWh pode ser problemático ou mais dispêndioso com a necessidade de carregar meio do dia.

Para um particular um Kia e-niro vai durar imenso tempo, a bateria esta muito bem conseguida, no meu caso sem degradação e basta que cumpram os básicos de carga e descarga, não abusar dos carregamentos rápidos e dias de temperatura extrema de calor e frio.

E sorte, é preciso sorte no caso da roleta russa que tem afectado os kia e os hyundais

Imagem

Responder

Voltar para “Kia”