Carregadores de parede domésticos
Carregadores de parede domésticos
Bom dia a todos!
acabei de adquirir uma Outlander híbrido, sou novo nesta tecnologia, e como tal as duvidas ainda são muitas!
ao que vi assim por alto, existem vários tipos de carregadores consoante o tipo de carro, julgo serem tipo 1,2,3;
eu pretendo comprar um carregador para colocar na minha casa, mas não faço ideia que tipo de potencia é recomendada para este modelo de carro, e não quero comprar algo que possa danificar a bateria, alguém tem alguma noção acerca disto?
todas as dicas são bem vindas, pois nunca usei um carro eléctrico.
Obrigado
acabei de adquirir uma Outlander híbrido, sou novo nesta tecnologia, e como tal as duvidas ainda são muitas!
ao que vi assim por alto, existem vários tipos de carregadores consoante o tipo de carro, julgo serem tipo 1,2,3;
eu pretendo comprar um carregador para colocar na minha casa, mas não faço ideia que tipo de potencia é recomendada para este modelo de carro, e não quero comprar algo que possa danificar a bateria, alguém tem alguma noção acerca disto?
todas as dicas são bem vindas, pois nunca usei um carro eléctrico.
Obrigado
Re: Carregadores de parede domésticos
O carregador encontra-se dentro do carro, o que pretendes é o EVSE, no fundo é um modulo eletrónico de segurança, protege a pessoa que movimenta a ficha do lado do carro sempre sem a presença de tensão, e também protege a eletronica do carro.
Existem 2 tipos de ficha, podes chamar type 1 (monofasica) e type 2 (trifasica), a primeira é usada nos EUA e foi descontinuada na Europa, hoje por cá tens a type 2, que é trifasica mas funciona com 1, 2 ou as 3 fases.
Conforme a potência de carga que pretendas só tens que ter:
Ficha shuko, se a carga for até aos 10 amperes, neste caso quaquer ficha com terra dá, é a vulgar ficha que temos em casa,
Ficha CE se fores acima disso, só trocar a ficha, neste caso a secção minima do fio deve ser os 2,5mm.
O carro não trazia o cabo domestico de carga?
Existem 2 tipos de ficha, podes chamar type 1 (monofasica) e type 2 (trifasica), a primeira é usada nos EUA e foi descontinuada na Europa, hoje por cá tens a type 2, que é trifasica mas funciona com 1, 2 ou as 3 fases.
Conforme a potência de carga que pretendas só tens que ter:
Ficha shuko, se a carga for até aos 10 amperes, neste caso quaquer ficha com terra dá, é a vulgar ficha que temos em casa,
Ficha CE se fores acima disso, só trocar a ficha, neste caso a secção minima do fio deve ser os 2,5mm.
O carro não trazia o cabo domestico de carga?
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1281
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Carregadores de parede domésticos
@Agastya,
O Civic já disse praticamente tudo.
Se pretenderes ajuda na decisão de uma solução manda mensagem privada. Sem compromisso.
O Civic já disse praticamente tudo.
Se pretenderes ajuda na decisão de uma solução manda mensagem privada. Sem compromisso.
Re: Carregadores de parede domésticos
Boas
O antigo proprietario tinha um carregador na parede fixo, que supostamente carrega mais rápido, ele acoselhou-me a adquirir um também, foi esse o motivo deste post.
neste momento estou usar a tomada normal na parede, mas pretendo adquirir a tal tomada schuko... vale a pena comprar o tal carregador de parede?
obrigado
O antigo proprietario tinha um carregador na parede fixo, que supostamente carrega mais rápido, ele acoselhou-me a adquirir um também, foi esse o motivo deste post.
neste momento estou usar a tomada normal na parede, mas pretendo adquirir a tal tomada schuko... vale a pena comprar o tal carregador de parede?
obrigado
Re: Carregadores de parede domésticos
Um aparelho de parede é basicamente um EVSE portátil preso só que mais caro, portanto se achas que a velocidade de carga é baixa com o que tens, deves primeiro saber qual a velocidade maxima que esse carro carrega e depois compras um EVSE em conformidade, a unica coisa que precisas de fazer em termos de instalação é colocar a ficha adequada a essa carga e ver o maximo da instalação de casa, também.Agastya Escreveu: ↑22 jan 2024, 13:40Boas
O antigo proprietario tinha um carregador na parede fixo, que supostamente carrega mais rápido, ele acoselhou-me a adquirir um também, foi esse o motivo deste post.
neste momento estou usar a tomada normal na parede, mas pretendo adquirir a tal tomada schuko... vale a pena comprar o tal carregador de parede?
obrigado
Tens que saber 3 coisas:
A potência maxima de carga do carro, para comprares o EVSE adequado.
A potência que tens em casa.
A potência admissivel pela instalação onde o vais ligar(secção dos fios e ficha).
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
Re: Carregadores de parede domésticos
Obrigado pela Resposta
Então a potencia maxima de carga do carro julgo ser os 16A, a potencia que tenho em casa são 10,35Kva trifásico, e os fios são de secção 2.5.
Se calhar é mesmo desnecessário estar a comprar para já outro carregador, este carregador portátil que tenho da para 10A e 16A mas carrega sempre nos 10A, julgo que tem a ver com a capacidade da tomada talvez... portanto se calhar apenas instalar a tal tomada schuko sera o suficiente para as minhas necessidades, corrijam me se estou errado.
Obrigado
Então a potencia maxima de carga do carro julgo ser os 16A, a potencia que tenho em casa são 10,35Kva trifásico, e os fios são de secção 2.5.
Se calhar é mesmo desnecessário estar a comprar para já outro carregador, este carregador portátil que tenho da para 10A e 16A mas carrega sempre nos 10A, julgo que tem a ver com a capacidade da tomada talvez... portanto se calhar apenas instalar a tal tomada schuko sera o suficiente para as minhas necessidades, corrijam me se estou errado.
Obrigado
Re: Carregadores de parede domésticos
Para 16A aconselho-te a substituir a tomada para CE, encontras algumas shuko que dizem que dão para 16A mas muito tempo nessas condições aquilo aquece um bocado.Agastya Escreveu: ↑23 jan 2024, 12:08Obrigado pela Resposta
Então a potencia maxima de carga do carro julgo ser os 16A, a potencia que tenho em casa são 10,35Kva trifásico, e os fios são de secção 2.5.
Se calhar é mesmo desnecessário estar a comprar para já outro carregador, este carregador portátil que tenho da para 10A e 16A mas carrega sempre nos 10A, julgo que tem a ver com a capacidade da tomada talvez... portanto se calhar apenas instalar a tal tomada schuko sera o suficiente para as minhas necessidades, corrijam me se estou errado.
Obrigado
Alguns EVSE mudam de 10A para 16A mudando a ficha/adaptador de entrada, ou seja, com schuko limitam-se a 10A e com CE limitam-se a16A, sei que os da Tesla e da BMW são assim, o teu não fao ideia de como é.
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
Re: Carregadores de parede domésticos
Boas
Então se colocar uma tomada CE, basta ligar o cabo directamente do carro á tomada? não é necessário ligar através do carregador portatil?
porque essa tomadas são com o sistema de pinos diferente...
Obrigado
Então se colocar uma tomada CE, basta ligar o cabo directamente do carro á tomada? não é necessário ligar através do carregador portatil?
porque essa tomadas são com o sistema de pinos diferente...
Obrigado
Re: Carregadores de parede domésticos
Não faço ideia de como é o sistema da Mitsubuishi, mas pode ser por aí, não perdes muito em colocar uma ficha CE, tipo uns 10€ devem chegar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1373
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Carregadores de parede domésticos
Atenção que "não basta" simplesmente trocar a tomada.
Aconselho a verificar devidamente o "caminho" do circuito desde o disjuntor no Quadro (certamente de 16A) até à tomada em questão.
Normalmente as "tomadas normais" estão ligadas a um único circuito e vão passando em várias tomadas. Ora se mudar uma delas "lá para a frente" no circuito para uma CEE 16A, e usar os 16A, vai fazer passar essa corrente pelas tomadas/ ligações intermedias, e isso pode derreter, alias é moralmente ai que o problema acontece.
Resumindo, o correto é uma tomada CEE 16A ligada direta ao quadro elétrico, ou, pelo menos garantir que todas as tomadas no caminho estão muito bem derivadas.
Aconselho a verificar devidamente o "caminho" do circuito desde o disjuntor no Quadro (certamente de 16A) até à tomada em questão.
Normalmente as "tomadas normais" estão ligadas a um único circuito e vão passando em várias tomadas. Ora se mudar uma delas "lá para a frente" no circuito para uma CEE 16A, e usar os 16A, vai fazer passar essa corrente pelas tomadas/ ligações intermedias, e isso pode derreter, alias é moralmente ai que o problema acontece.
Resumindo, o correto é uma tomada CEE 16A ligada direta ao quadro elétrico, ou, pelo menos garantir que todas as tomadas no caminho estão muito bem derivadas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
11/2024 - 157.000km (7 Barras-59% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
11/2024 - 157.000km (7 Barras-59% SOH)