Carregadores de parede domésticos

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Agastya
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Carregadores de parede domésticos

Mensagem por Agastya » 19 jan 2024, 11:58

Bom dia a todos!

acabei de adquirir uma Outlander híbrido, sou novo nesta tecnologia, e como tal as duvidas ainda são muitas!
ao que vi assim por alto, existem vários tipos de carregadores consoante o tipo de carro, julgo serem tipo 1,2,3;
eu pretendo comprar um carregador para colocar na minha casa, mas não faço ideia que tipo de potencia é recomendada para este modelo de carro, e não quero comprar algo que possa danificar a bateria, alguém tem alguma noção acerca disto?
todas as dicas são bem vindas, pois nunca usei um carro eléctrico.

Obrigado

civic
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por civic » 21 jan 2024, 10:39

O carregador encontra-se dentro do carro, o que pretendes é o EVSE, no fundo é um modulo eletrónico de segurança, protege a pessoa que movimenta a ficha do lado do carro sempre sem a presença de tensão, e também protege a eletronica do carro.
Existem 2 tipos de ficha, podes chamar type 1 (monofasica) e type 2 (trifasica), a primeira é usada nos EUA e foi descontinuada na Europa, hoje por cá tens a type 2, que é trifasica mas funciona com 1, 2 ou as 3 fases.
Conforme a potência de carga que pretendas só tens que ter:
Ficha shuko, se a carga for até aos 10 amperes, neste caso quaquer ficha com terra dá, é a vulgar ficha que temos em casa,
Ficha CE se fores acima disso, só trocar a ficha, neste caso a secção minima do fio deve ser os 2,5mm.
O carro não trazia o cabo domestico de carga?
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mafgod
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por mafgod » 21 jan 2024, 20:21

@Agastya,

O Civic já disse praticamente tudo.
Se pretenderes ajuda na decisão de uma solução manda mensagem privada. Sem compromisso.

Agastya
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por Agastya » 22 jan 2024, 13:40

Boas

O antigo proprietario tinha um carregador na parede fixo, que supostamente carrega mais rápido, ele acoselhou-me a adquirir um também, foi esse o motivo deste post.
neste momento estou usar a tomada normal na parede, mas pretendo adquirir a tal tomada schuko... vale a pena comprar o tal carregador de parede?

obrigado

civic
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por civic » 22 jan 2024, 13:50

Agastya Escreveu:
22 jan 2024, 13:40
Boas

O antigo proprietario tinha um carregador na parede fixo, que supostamente carrega mais rápido, ele acoselhou-me a adquirir um também, foi esse o motivo deste post.
neste momento estou usar a tomada normal na parede, mas pretendo adquirir a tal tomada schuko... vale a pena comprar o tal carregador de parede?

obrigado
Um aparelho de parede é basicamente um EVSE portátil preso só que mais caro, portanto se achas que a velocidade de carga é baixa com o que tens, deves primeiro saber qual a velocidade maxima que esse carro carrega e depois compras um EVSE em conformidade, a unica coisa que precisas de fazer em termos de instalação é colocar a ficha adequada a essa carga e ver o maximo da instalação de casa, também. ;)
Tens que saber 3 coisas:
A potência maxima de carga do carro, para comprares o EVSE adequado.
A potência que tens em casa.
A potência admissivel pela instalação onde o vais ligar(secção dos fios e ficha).
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Agastya
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por Agastya » 23 jan 2024, 12:08

Obrigado pela Resposta

Então a potencia maxima de carga do carro julgo ser os 16A, a potencia que tenho em casa são 10,35Kva trifásico, e os fios são de secção 2.5.
Se calhar é mesmo desnecessário estar a comprar para já outro carregador, este carregador portátil que tenho da para 10A e 16A mas carrega sempre nos 10A, julgo que tem a ver com a capacidade da tomada talvez... portanto se calhar apenas instalar a tal tomada schuko sera o suficiente para as minhas necessidades, corrijam me se estou errado.

Obrigado

civic
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por civic » 23 jan 2024, 12:15

Agastya Escreveu:
23 jan 2024, 12:08
Obrigado pela Resposta

Então a potencia maxima de carga do carro julgo ser os 16A, a potencia que tenho em casa são 10,35Kva trifásico, e os fios são de secção 2.5.
Se calhar é mesmo desnecessário estar a comprar para já outro carregador, este carregador portátil que tenho da para 10A e 16A mas carrega sempre nos 10A, julgo que tem a ver com a capacidade da tomada talvez... portanto se calhar apenas instalar a tal tomada schuko sera o suficiente para as minhas necessidades, corrijam me se estou errado.

Obrigado
Para 16A aconselho-te a substituir a tomada para CE, encontras algumas shuko que dizem que dão para 16A mas muito tempo nessas condições aquilo aquece um bocado. ;)
Alguns EVSE mudam de 10A para 16A mudando a ficha/adaptador de entrada, ou seja, com schuko limitam-se a 10A e com CE limitam-se a16A, sei que os da Tesla e da BMW são assim, o teu não fao ideia de como é. ;)
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por Agastya » 24 jan 2024, 15:49

Boas

Então se colocar uma tomada CE, basta ligar o cabo directamente do carro á tomada? não é necessário ligar através do carregador portatil?
porque essa tomadas são com o sistema de pinos diferente...

Obrigado

civic
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por civic » 24 jan 2024, 17:04

Não faço ideia de como é o sistema da Mitsubuishi, mas pode ser por aí, não perdes muito em colocar uma ficha CE, tipo uns 10€ devem chegar. ;)
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Re: Carregadores de parede domésticos

Mensagem por frankesousa » 24 jan 2024, 17:26

Atenção que "não basta" simplesmente trocar a tomada.

Aconselho a verificar devidamente o "caminho" do circuito desde o disjuntor no Quadro (certamente de 16A) até à tomada em questão.

Normalmente as "tomadas normais" estão ligadas a um único circuito e vão passando em várias tomadas. Ora se mudar uma delas "lá para a frente" no circuito para uma CEE 16A, e usar os 16A, vai fazer passar essa corrente pelas tomadas/ ligações intermedias, e isso pode derreter, alias é moralmente ai que o problema acontece.

Resumindo, o correto é uma tomada CEE 16A ligada direta ao quadro elétrico, ou, pelo menos garantir que todas as tomadas no caminho estão muito bem derivadas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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