E o primeiro PCUR vai para...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por jfr2006 » 25 set 2020, 13:42

Linda-a-Velha:

https://app.miio.pt/#/charging_points/2f878df9

na rede mobie, claro. Vamos a ver os preços. No miio refere que a Chademo também é 150kW..estará correcto?

Mikel
Mensagens: 98
Registado: 28 ago 2017, 21:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por Mikel » 25 set 2020, 15:21

Bem... Não percebo mesmo a lógica disto.

Então foram fazer dois postos de carga Ultra Rápida com 1 ou 2 km entre eles. É que há mais um na baixa de Algés que fica mesmo muito perto desse e depois vamos para a nacional para o Algarve ou mesmo pela autoestrada e são kms seguidos sem haver um posto.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2020, 15:49

Como é óbvio. Se o investimento é privado, vão fazê-lo onde a rentabilidade é mais assegurada.

Seria espectacular um PCUR em Bragança, Freixo de Espada à Cinta ou na Torre. Só que em Lisboa é que há muitos eléctricos, muitos eléctricos que precisam de carregar muito e muitas pessoas que não conseguem carregar em casa.
Em Lisboa a ocupação de qualquer posto é pelo menos o dobro de qualquer posto de AE. Vá e no Porto.

Há um concurso público em preparação para alguns hubs destes, aí sim espero que sejam colocados em locais mais estratégicos do ponto de vista da mobilidade e menos da rentabilidade. A ver vamos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1296
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por frankesousa » 25 set 2020, 16:06

Vejo uma foto no Miio sobre este posto que me "preocupa".

Diz HPC HV160, calculo por isso 160KVA e ao lado 920Vdc, ora, isto só serve para o taycan como HPC?

Alguém sabe quantos Amperes isto dá? É que não acredito que seja 160KVA/415V= 385A, pelo que talvez seja enganador pensar que se chega lá com um Model 3 ou um e-tron e se carrega a 150KW ou mais!


edit:
Bem na página da EFACEC diz isto portanto deve entregar igualmente os 160KW seja em 400 ou 800V, espero que o cabo seja refrigerado :D
hpc efacec.png
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por rimsilva » 25 set 2020, 16:43

O primeiro a anunciar foi a Ionity, depois a EDP, mas afinal quem instalou foi a Galp ou a Mobiletric, veremos quem liga primeiro....

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por mjr » 25 set 2020, 17:15

O HV160 da Efacec dá 350A e o cabo é refrigerado, tal como foi explicado no ENVE online em julho.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por OCasal » 25 set 2020, 19:12

Em Chademo só da 50kw...

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1296
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por frankesousa » 25 set 2020, 20:01

OCasal Escreveu:
25 set 2020, 19:12
Em Chademo só da 50kw...
;) Estava a ver que tinha de voltar atrás no que disse no outro tópico esta tarde, que não há chademos a dar 200A na europa, mas infelizmente não, chademo a dar 125A vai continuar a ser a norma até eventualmente desaparecer em meia dúzia de anos.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por Nonnus » 25 set 2020, 20:19

Mikel Escreveu:
25 set 2020, 15:21
Bem... Não percebo mesmo a lógica disto.

Então foram fazer dois postos de carga Ultra Rápida com 1 ou 2 km entre eles. É que há mais um na baixa de Algés que fica mesmo muito perto desse e depois vamos para a nacional para o Algarve ou mesmo pela autoestrada e são kms seguidos sem haver um posto.
Somos um país estranho. Os grandes centros estão a ficar com muitas opções, enquanto certas zonas do país são impossível de ser atravessadas por quem tem um carro elétrico. Só vejo este problema a ser resolvido quando o governo der mais incentivos para a instalação de carregadores fora dos grandes centro urbanos.

Do ponto de vista do investidor faz todo o sentido investir onde o retorno é garantido, do ponto de vista do utilizador...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por t3lmo » 25 set 2020, 20:24

jfr2006 Escreveu:
25 set 2020, 13:42
Linda-a-Velha:
https://app.miio.pt/#/charging_points/2f878df9
na rede mobie, claro. Vamos a ver os preços. No miio refere que a Chademo também é 150kW..estará correcto?
O 1º PCUR público instalado em Portugal foi da Galp em Algés: https://app.miio.pt/#/charging_points/aa47e523

Ao todo serão 19 PCUR e 23 PCR no Concelho de Oeiras do Concurso Público n.º 6/DP/2019.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Responder

Voltar para “Postos carregamento grande Lisboa”