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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 set 2021, 23:06
por rjspedition
Quem e novo nestas vidas eléctricas e tem curiosidade vai sempre perder algum tempo a entender o comportamento.
É um pouco por aí, e nada como explorar o mais possível para em possível situação de aperto real com autonomia já saber com o que contar.
Após carga a 100% o Spy voltou a indicar para cima de 81%. ;) Não vale mesmo a pena ligar a estas pequenas variações.

Entretanto a rotina, e os km acumulados, seguem e somam.
Recentemente e após carregamento a 100%, evitei a A8+subida do viaduto de Loures da A9 para chegar ao emprego, e fomos pela municipal / nacional. Ao fim do dia já na A8 o valor de distância percorrida + alcance estava a ser bastante simpático! Efeitos de evitar auto estrada, pensava eu..
57.jpg
...só que não, ou pelo menos, parcialmente. :lol: :lol:

Estava com um furo lento, e na véspera tinha colocado os habituais 2.9 em todos os pneus na AS de Loures, sentido Lisboa. O problema é que nessa noite a voltar a regularizar pressão, o indicador de uma outra bomba marcou 3.4 ( A bomba da A8 está com a indicação completamente errada :!: ) em todos menos no pneu com o furo. Explicado está em parte o valor tão generoso! :lol: E sim, senti que a travagem estava bem pior.

Ainda bem que existe mais alguém a desmitificar essa teoria. As vezes tenho a sensação que sou o único a escrever certas coisas, que sou o único a remar contra a maré.
Como é um percurso sem grandes variações e geralmente sou dos mais lentos, é fácil de ir verificando. Hoje "ataquei" a subida com 24%, por exemplo.

Portagem:
24.jpg
Passagem na AS Loures sentido norte:
14.jpg

Claro está que o alcance estimado sofre uma grande queda, mas é subida non-stop constante, não faria sentido outra coisa. :lol:
A percentagem utilizada é que é sempre constante, de 10% a 11%.

Nada como seres tu a tirar as tuas próprias conclusões com base naquilo que vais experienciando.
Tem sido semanas de interessante aprendizagem, com uma ideia cada vez mais certa de que o Leaf, do ponto de vista financeiro, foi o melhor compromisso possível: Terei autonomia para 95% dos dias durante bons anos, e carregar fora de portas não apresenta qualquer complicação e causa poucos constrangimentos.

Como segunda viatura, o valor acrescentado que um elétrico com mais bateria / mais evoluído poderia oferecer, dificilmente compensaria financeiramente face ao bem maior custo de aquisição.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 set 2021, 23:11
por rjspedition
A Leaf Spy guarda os dados de cada sessão e, uma vez por mês, pegava nos dados e preenchia um Excel que fazia um gráficozinho.
Por ligar a Leaf Spy todos os dias nunca dei conta de ter perdido as barras.
Versão "pro", certo?

Deverei estar a fazer algo mal já que quando ligo o carro a aplicação anda bastante tempo à procura dos dados do leitor, geralmente tenho de ligar e desligar e nem sempre é certo. Por enquanto é a versão "free".

Mas concordo com a visão!
Se já no meu ICE tinha tudo apontado e com respetivos gráficos, aqui vou gostar de fazer o mesmo.
ou podemos optar por monitorizar a descida e até, eventualmente, fazer uma previsão de quando as barras vão desaparecer, foi a minha opção.
Através de valores médios mensais ?

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 set 2021, 23:20
por rjspedition
Já agora, pequena "provocação" offtopic:
225.JPG
Dia de pegar no ICE novamente, voltou à reserva. 225km, tanto km!! Como é que isto é suposto alertar ou alarmar alguém, quando todos os dias se sai da garagem com menos autonomia e todo carregado? :lol: :lol:


Uma outra questão que tem andado aqui por casa: Quantos km costumam fazer com um jogo de pneus? E quais os que equipavam o Leaf de origem? :think:

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 08 set 2021, 06:20
por Nonnus
Aqui os pneus da frente fizeram 90000km e os de trás fizeram 110000km. Os pneus de origem do Leaf de 30 já estão descontinuados. Era os Michelin Energy Saver

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 08 set 2021, 22:18
por pemifer
rjspedition Escreveu:
07 set 2021, 23:11
A Leaf Spy guarda os dados de cada sessão e, uma vez por mês, pegava nos dados e preenchia um Excel que fazia um gráficozinho.
Por ligar a Leaf Spy todos os dias nunca dei conta de ter perdido as barras.
Versão "pro", certo?
Exato! Mas não é muito cara, se não me engano é à volta de 16€.
Ficas com acesso à tela que dá para ver os erros da "centralina", os DTC, e limpá-los.
Nessa tela tambem podes mudar o comportamento do trancamento automático das portas.
A minha definição de origem era, 2 toques para abrir todas as portas do carro, 1 toque abria só a do condutor, sem trancamento automático.
Mudei para 1 toque abre todas as portas, tranca assim sai de P, destranca assim que ponho em P.
rjspedition Escreveu:
07 set 2021, 23:11
Deverei estar a fazer algo mal já que quando ligo o carro a aplicação anda bastante tempo à procura dos dados do leitor, geralmente tenho de ligar e desligar e nem sempre é certo. Por enquanto é a versão "free".
Isso terá mais a ver com a fraca qualidade do OBD. O primeiro que tive que funcionou, tambem era dificil de ligar ao carro, por vezes perdia a ligação e depois era extremamente dificil voltar a ligar.
rjspedition Escreveu:
07 set 2021, 23:11
Mas concordo com a visão!
Se já no meu ICE tinha tudo apontado e com respetivos gráficos, aqui vou gostar de fazer o mesmo.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ainda tenho os dados dos consumos dos meus 2 ultimos ICE!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
rjspedition Escreveu:
07 set 2021, 23:11
ou podemos optar por monitorizar a descida e até, eventualmente, fazer uma previsão de quando as barras vão desaparecer, foi a minha opção.
Através de valores médios mensais ?
Sim, ou mesmo através dos valores diários, como disse, eu ligava o Leaf Spy todos os dias, tinha valores diários.
Fazia era a recolha para um ficheiro Excel todos os meses.
Se tiveres curiosidade, podes espreitar o meu ficheiro Excel.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... ue&sd=true

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 set 2021, 12:40
por rjspedition
pemifer Escreveu:
08 set 2021, 22:18
Se tiveres curiosidade, podes espreitar o meu ficheiro Excel.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... ue&sd=true
Muito obrigado pela partilha! ;)



Mais um dia, mais um acordar tarde ( :lol: ), e mais um desconectar para sair com o Leaf para verificar que... não carregou durante a noite. :shock:

Acabei o dia anterior com 23%, e era isso que tinha para o dia de hoje, mas se o carro já fez ida e volta ao trabalho 2x completas (sem o desvio para levar a esposa ao emprego, é certo), com 23% chegaria certamente ao trabalho. :lol:

Tenho um PCR a 5 minutos de casa, mas não me apetecia atrasar ainda mais a minha chegada. :|

Viagem a 95 na A8, subida do viaduto da A9 a 80 km/h, e chego ao primeiro destino com 6% indicados e o passageiro a bufar e quase a transpirar:
"Já não vais chegar ao trabalho!!"
"Procura um posto aqui perto!!"
"Isto para mim já não dava!"
:lol: :lol:

Descida até ao Olival de Basto para atacar o resto do percurso com 7%, sempre com o Leafspy para dar uma olhadela, e chegada ao trabalho assim:
241724894_4254383041341938_6600643147054045397_n.jpg
--- % & --- km, já está num dos vários PCN da zona! Felizmente tenho opções de PCR na origem e PCN e PCR no destino, não há propriamente falta de locais ao longo do meu percurso, mas correu bem! Existem no entanto ali umas células que não querem libertar energia.. :snooty:
Aqui os pneus da frente fizeram 90000km e os de trás fizeram 110000km. Os pneus de origem do Leaf de 30 já estão descontinuados. Era os Michelin Energy Saver
Então são os que tenho equipados no meu. Sendo carro usado não sei obviamente a história mas se por um lado a data de fabrico 02/2015 indica que podem ser os de origem, estou a achar o estado demasiado bom para 100000km, pelo menos estão longe da marca mínima e não parecem estar ressequidos em excesso:
241801707_4254382531341989_2668311099903107760_n.jpg


Entretanto já tenho entretém para o fim de semana, vou finalmente completar o quadro parcial de carregamento:
241775753_4254382838008625_8372712502064225340_n.jpg
:dance:

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 set 2021, 13:02
por cfvp
Com LeafSpy é outra coisa. :mrgreen:
Porque é que o carro não carregou durante noite?

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 set 2021, 13:11
por rjspedition
Confesso que com tudo isto não fui ver os horários se carregamento programados para ver se algum dia não tinha ficado seleccionado, mas penso que ficou mal inserida de véspera... Não deve ter feito o click e ter trancado.


:|

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 set 2021, 19:51
por rjspedition
PSX_20210910_195036.jpg
PSX_20210910_195036.jpg (69.05 KiB) Visto 3043 vezes
Editei ontem o horário antes de chegar, o "hoje" desapareceu, provavelmente foi por isto que não carregou. :think:

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 set 2021, 22:44
por pemifer
Pelo menos pudeste ver que todas as células estão ok.
Não há nenhuma célula fraca!